domingo, 11 de setembro de 2016

Veja as NOTÍCIAS que foram DESTAQUE NA SEMANA no Blog do Parceiro - 04 a 10 de setembro

POR BLOG DO PARCEIRO

EM 5º LUGAR: 

Confira os Resultados e Metas das escolas municipais do município de Aracoiaba no IDEB atualizados em 05 de setembro de 2016.

@Reprodução
Ideb - Apresentação

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 



Confira os Resultados e Metas das escolas municipais do município de Aracoiaba no IDEB.
Atualizado em 05/09/16












Fonte...

EM 4º LUGAR: 

Romeiros de Aracoiaba celebrando com a Mãe das Dores



POR PARÓQUIA DE ARACOIABA - 
A Festa e Romaria da Mãe das Dores começou de forma diferente este ano. Ao raiar do dia 06 de setembro, os fieis acorreram ao Santuário para a missa e o hasteamento da bandeira às 5:30 da manhã. A celebração começou antes de surgirem os primeiros raios do sol.
No aconchego da Fonte de Nossa Senhora das Dores o povo cantou numa só voz o hino do primeiro dia: "A mãe dolorosa / Vinde veneremos / No seu santuário / a Deus adoremos"! Foi o ponta-pé inicial de mais uma jornada de oração e devoção mariana na cidade de Aracoiaba. Durante toda a festa teremos celebrações pelos bairros da cidade sempre às 5:30 da manhã. 
O Santuário Mãe das Dores traz consigo uma belíssima tradição que remonta ao final do século XIX quando, segundo os relatos mais antigos, a Virgem das Dores apareceu a três crianças que naquela colina procuravam lenha. Esse fato extraordinário deu início a uma forte devoção que hoje já se espalha para além dos limites do município de Aracoiaba. A cada festa recordamos essa bonita história e o Santuário se consolida como centro de fé e religiosidade popular. Quem ainda não conhece a história e o Santuário sinta-se convidado a participar conosco da Festa e Romaria da Mãe das Dores do Alto Santo. Eis a nossa programação:

TERÇA, DIA 06/09 - Abertura
5:30h - Missa e Hasteamento da Bandeira (Fonte de Nossa Senhora das Dores - Santuário)
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa
Com. Convidadas - Arraial Santa Isabel e Sede

QUARTA, DIA 07/09 - Independência do Brasil
5:30h - Missa (Juvenal Galeno: D. Edna)
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa
Com. Convidadas - Agrovila, Poços e Lagoa de São João

QUINTA, DIA 08/09 - Natividade de Nossa Senhora
5:30h - Missa  (Av. Tiradentes: D. Zefinha)
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa
Com. Convidadas - Encosta de Cima, Chapada e Vila Nova

SEXTA, DIA 09/09 -
5:30h - Missa (Rua Santos Dumont. Sra Iracilda)
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa
Com. Convidadas - Assunção, Pedra Branca e Jaguarão

SÁBADO, DIA 10/09 -
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa
Com. Convidadas - Passagem Funda, Várzea Queimada, Várzea da Abelha e Ocara

DOMINGO, DIA 11/09 - Romaria de Nossa Senhora das Dores
7h - Caminhada saindo da imagem de N. S. da Conceição na Av. Tiradentes. Missa na chegada ao Santuário. Café comunitário.
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa
Com. Convidadas - Visgueiro, Bulandeiras e João Paulo II

SEGUNDA, DIA 12/09 - Santíssimo Nome de Maria
5:30h - Missa  (Bairro São José: )
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa (Pe. Julio)
Com. Convidadas - Caninhas, Batimbal e Jetirana

TERÇA, DIA 13/09 -
12h - Missa (Fonte de Nossa Senhora das Dores)
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa
Com. Convidadas - Candéia dos Tristões, Jenipapeiro e Parque Centenário

QUARTA, DIA 14/09 - Exaltação da Santa Cruz
5:30h - Missa  (Arraial Sta Isabel: D. Fca Tibúrcio)
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa (Pe. Jesus)
Com. Convidadas - Oiticica, Conj. Solón Lima Verde e Encosta de Baixo

QUINTA, DIA 15/09 - Nossa Senhora das Dores. Encerramento.
5:30h - Missa  (Arraial Santa Isabel: Luciana Carvalho)
18h - Terço das Dores
18:30h  - Novena
19h - Missa pela Paz (Pe. Elizeu Muñoz)
Com. Convidadas - Todas as comunidades convidadas para fazer um grande pedido de paz. 


EM 3º LUGAR: 

UMA SEXTA DE ESPERANÇA. FÉ E DE MUITO OTIMISMO...

FOTO: Rufino Silva Rufino Silva

UMA SEXTA DE ESPERANÇA. FE E DE MUITO OTIMISMO... TUDO ISSO APESAR DE ALGUMAS INTEMPÉRIES E DISSABORES. HÁ DIAS EM NOSSA CAMINHADA, QUE VOCÊ PRATICAMENTE TRANCA SUA VIDA E SEUS SONHOS TAMBÉM. DIAS DIFÍCEIS DE SE ACREDITAR QUE AS COISAS VÃO MUDAR E QUE TUDO VAI FICAR DIFERENTE. VOU VOLTAR SORRIR NOVAMENTE E TER A CERTEZA, QUE O SOL POSSA CHEGAR E MINHA POBRE VIDA VAI MUDAR PRA MELHOR E SER FELIZ DE VERDADE... 09.09.2016... NO TRIANGULO DE ARACOIABA.CE.

LEIA MAIS
CRÔNICAS DE RUFINO SILVA


VICE CAMPEÃ: 

Ainda Existem Pessoas de Bom Coração!

FOTO: Reprodução/Facebook
São esses heróis anônimos de todos os dias que mantêm nossa sociedade viva e nossa fé na humanidade. Embora seus nomes não saiam nos jornais, são eles, com sua genuína e desinteressada bondade, que fazem a diferença neste mundo tão turbulento. Pessoas como...AQUI:
NATANAEL DIAS postou em seu Facebook:

Hoje eu fazendo minha rotina de todos os dias, no intervalo da Faculdade vim lanchar, eu estava sentado em um estabelecimento lotado de pessoas, foi aí que essa criança chegou, e abordou cada uma daquelas mesas, mais que me impressionou foi ver apenas os olhos dele cheio de lágrimas, pedindo para alguma daquelas pessoas lhe pagasse metade de um lanche, nossa aquilo me doeu, doeu o meu eu, ver tantas pessoas soberbas, sem alma e coração, negando comida a essa criança, aguardeiela chegar em minha mesa, ele apenas olhou para mim e disse: tio paga metade de uma canja pra mim, juro que por dentro de mim tudo desmoronava naquele momento, mais me permaneci forte, e logo chamei a garçonete e a pedi que colocasse um prato de canja com copo de suco, ele todo feliz me pediu obrigado, todos parará e olharam para mim( acho que deve ter pesado na consciência deles, isso se eles tiverem.) resumo disso tudo, hoje em dia não existe mais pessoas humanas, que apenas por um momento possa fazer o bem a outra pessoa, que só por um momento haja Amor pelo próximo, que não julguem ninguém pela suas vestes, ser solidário vai além de fazer o bem, é você ter paz de Espírito com você próprio , faça o bem sem ver a quem, o mundo precisa de pessoas que façam a diferença em cada gesto de nobreza, eu só rezo e peço a Deus que um dia exista o mundo sem individualismo, um mundo onde haja mais amor, paz, bondade, por um dia que o Ser Humano seja respeitado, que onde houver ódio e rancor possa está nascendo o Amor é Perdão, ajuda faz bem a si mesmo, vamos ser mais humanos com todos, sem julgar suas vestis,sexualidade ou Religião, como eu sempre digo, nascemos do pó, e para o pó voltaremos, todos em um único solo. 😔😢🙌
#FazerOBemNãoDoi.
#FazerOBemNãoMachuca.
#FazerOBemFazBem.





CAMPEÃ EM VISUALIZAÇÃO: 

Dez motivos para amar Wesley Safadão no dia do seu aniversário

Cantor completa 28 anos nesta terça-feira, 6, e não se cansa de nos envolver com todo esse jeito safado que só ele tem.



POR EGO
Mateus AlmeidaDo EGO, no Rio
Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Wesley Safadão, palmas pra você!  (Foto: Reprodução/Instagram)
Wesley Safadão completa mais um ano de charme, beleza, graça e pura safadeza. Esta terça-feira, 6, tem um gostinho todo especial para o cantor que faz 28 anos. Para marcar o aniversáriodo cantor, o EGO listou 10 motivos para amar ainda mais Safadão e comemorar a chegada de mais um ano para ele em grande estilo. Vem e descubra com a gente!
Por esses e outros motivos que a gente não cansa de dizer: palmas para você, Wesley! Feliz Aniversário!
1) Manter a beleza dá trabalho! E Wesley não se cansa de investir seu tempo em hidratar o cabelo, fazer as unhas e ainda sobra um tempinho pra sorrir pra foto...

Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)


2) Resultado de tanto investimento são cabelos sedosos e com movimento em cima do palco. Safadão tem a chapinha e o secador mais potentes do Brasil! 

Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Espelho, espelho meu: existe cabelo mais liso que o meu? (Foto: Reprodução/Instagram)


3) Aqueles 99% paizão que faz derreter nossos corações com taaaaaanta fofura... <3

Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)


4) Wesley sabe dar festas como ninguém: seja no casamento do ano ou no melhor cosplay de príncipe que já se ouviu falar...

Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Existe um príncipe em nossas vidas... (Foto: Reprodução/Instagram)


5) Como todo mortal, nosso Safadão não é de ferro: quando a fome bate tem que rolar aquele tempinho pra recarregar as energias.

Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Moço, tem feijoada? (Foto: Reprodução/Instagram)

6) Tem coisa melhor do que estourar aquele espumante pra comemorar viagens de férias? Wesley não economiza!

Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Alguém me empresta uma taça? Quero brindar!!! (Foto: Reprodução/Instagram)


7) E se fora pra viajar, que seja com a família e para DISNEY! Camiseta temática e arco da Minnie não podem faltar...

Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Não quero sair daqui!!! Cadê o Mickey? (Foto: Reprodução/Instagram)


8) Existe look família mais perfeito que esse? Wesley Safadão e família são referência no assunto "combinar look para um rolê familiar".

Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
Xadrez nunca é demais! (Foto: Reprodução/Instagram)

9) Quem resiste àquele momento ralação na academia pra ficar com o bumbum na nuca? Wesley é gente como a gente e faz o registro com selfie, tá...

Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
No pain, no gain! (Foto: Reprodução/Instagram)


10) E a cada ano que passa, Wesley Safadão nos prova que o tempo só faz bem pra ele... A gente concorda!
Wesley Safadão (Foto: Reprodução/Instagram)
O antes e depois de dominar nossos corações (Foto: Reprodução/Instagram)

Por esses e outros motivos que a gente não cansa de dizer: palmas para você, Wesley! Feliz Aniversário!

LEIA TAMBÉM


sábado, 10 de setembro de 2016

Como fazer uma Reeducação Alimentar de Sucesso

POR RECEITA NATURAL

Estamos sempre enfatizando aqui no Receita Natural que a alimentação é a principal chave para manter o organismo saudável. Por isso, devemos sempre prestar atenção naquilo que comemos, lembrando que essa não é apenas uma questão de peso, mas sim de saúde. As dietas milagrosas ainda são muito procuradas, porém a palavra de ordem dos médicos e nutricionistas é a reeducação alimentar. Hoje vamos falar um pouco mais sobre essas mudanças de hábitos que ajudam no emagrecimento e também melhoram a saúde.
A reeducação alimentar se refere a uma mudança profunda no modo como nos alimentamos. A maior parte das pessoas se alimenta de maneira equivocada, pensando somente na fome e não na manutenção de um corpo saudável. Por isso, é fundamental que possamos reaprender a comer, seguindo regras de ouro que fazem bem para o organismo como um todo.
Essa mudança é diferente das dietas, que normalmente são muito restritivas e só são feitas por um curto período de tempo. Em vez de cortar radicalmente alimentos calóricos para depois voltar a comer como antes, a reeducação alimentar prega uma alteração nos hábitos alimentares que deve servir de guia para toda a vida.

Para que serve a reeducação alimentar?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a reeducação alimentar não serve apenas para quem quer emagrecer. Esse é um processo diretamente relacionado à saúde e deve ser seguido por todas as pessoas que se preocupam com a própria saúde. Os principais objetivos da reeducação são:
  • emagrecimento;
  • ganho de peso;
  • controle do diabetes;
  • controle do colesterol alto;
  • manutenção da saúde.
Pessoas que sofrem com problemas de saúde como o mau funcionamento do rim, por exemplo, também precisam passar pela reeducação alimentar para que os problemas ligados à doença possam ser atenuados. Mas isso não significa que a reeducação se destina apenas a pessoas com problemas de saúde. A simples manutenção do organismo em pleno funcionamento requer uma alimentação equilibrada, seguindo as recomendações de um profissional. Esse tipo de mudança pode trazer mais qualidade de vida para qualquer pessoa: crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
Alimentação mais saudável
Alimentação mais saudável faz parte de uma reeducação
Outra função importantíssima da reeducação alimentar é o controle de doenças crônicas. Já tratamos algumas vezes desse assunto aqui no blog. Acesse os links para saber mais sobre essas doenças e como tratá-las por meio da alimentação:

O que comer?

Um dos diferenciais da reeducação alimentar é que o cardápio deve levar em consideração o perfil alimentar de cada pessoa. Ao longo da vida, criamos hábitos alimentares que se associam à nossa história. O alimento preferido de uma pessoa pode ser odiado por outra e as memórias de cada indivíduo interferem nesse tipo de relação que estabelecemos com as comidas.
Além disso, a alimentação adequada vai depender dos objetivos individuais das pessoas. Como vimos, a reeducação se destina a vários fins, incluindo o ganho de peso e o tratamento de sintomas diversos. Por essa razão, o cardápio que vale para mim não vale para você. O ideal é procurar um profissional qualificado, conversar sobre seus hábitos, discutir os objetivos e definir um cardápio que condiz com o seu perfil.

Como posso mudar minha alimentação?

Comer bem
Comer bem
Toda mudança de hábitos é complicada, mas totalmente possível. Nós, seres humanos, tendemos a nos adaptar a variadas situações, apesar do medo de mudança. Por isso, é fundamental dar o primeiro passo e não desistir por qualquer tropeço. O ponto central é repensar a alimentação, buscando formas de prazer ligadas às cores, cheiros e texturas dos alimentos. Tenha sempre em mente que o que trás satisfação não é a quantidade, mas a qualidade do que comemos.
Um bom ponto de partida é listar quais são os principais erros cometidos no seu dia a dia alimentar. Será que você come demais? Os alimentos que você ingere fazem bem à saúde? Você costuma comer de 3 em 3 horas? Pensando nesses erros, é possível chegar a conclusões importantes sobre as mudanças necessárias ao seu organismo. Assim, fica mais fácil elaborar, juntamente com um profissional, as estratégias para uma reeducação alimentar.
Para além dessas medidas, a consulta com um nutricionista é sempre a melhor pedida para quem quer se reeducar. Esse profissional poderá coletar dados como peso, altura, medidas, acúmulo de gordura e massa magra presente no corpo, bem como solicitar exames laboratoriais que possam traçar o perfil daquele indivíduo. Somente com essas informações, é possível criar uma plano de mudanças alimentares eficiente.

Fome X Vontade de Comer

É muito comum que a gente confunda a fome com a vontade de comer. Elas podem ser parecidas, mas não são iguais. A fome se limita à nossa necessidade nutricional, ou seja, é uma sensação que aparece quando o organismo precisa de alimentação. Já a vontade de comer se associa a fatores mais psicológicos. Fatores como nervosismo, ansiedade, frustrações e muitos outros podem aumentar a vontade de comer, mesmo que não estejamos realmente como fome.
Distinguir essas duas necessidades é fundamental para a reeducação alimentar, mas isso não quer dizer que você só deve comer quando está com fome. O ideal, na verdade, é que comamos periodicamente, independente da sensação de fome. Em um processo de reeducação, é possível também satisfazer a vontade de comer em situações específicas, desde que isso seja feito com alimentos mais saudáveis e pouco calóricos.

Dicas Importantes

O sucesso da reeducação alimentar também vai depender pequenas transformações que podem facilitar o processo. Veja as dicas:
  • Faça sempre 6 refeições por dia, com um intervalo de 3 horas entre elas. Os períodos longos de jejum dificultam o emagrecimento e podem trazer prejuízos para o organismo;
  • Beba pelo menos 2 litros de água diariamente e não espere a sensação de sede. A água é fundamental para a digestão, para a manutenção da saúde e também para a sensação de saciedade;
  • Os chás emagrecedores devem ser usados entre as refeições. Algumas boas opções são o chá verdechá de erva docechá de hibiscochá de camomilachá branco e o chá mate;
  • Evite comer fora de casa, principalmente em lanchonetes e fast foods. Leve para o trabalho opções de lanche mais saudáveis;
  • Não consuma refrigerantes, mesmo que light, e sucos industrializados. Prefira os sucos naturais, que podem ser mais calóricos mas diminuem a fome e são nutritivos;
  • Inclua alimentos integrais em sua alimentação diária. Eles são fundamentais para a manutenção da saúde e ajudam na perda peso;
  • Corte as frituras de sua alimentação, exceto em situações muito especiais. O consumo de gorduras ruins deve ficar restrito;
  • Faça exercícios físicos com regularidade e tente não ter uma vida sedentária. Medidas como estacionar o carro um pouco mais longe ou usar a escada em vez do elevador podem fazer muita diferença no dia a dia;
  • Coma frutas variadas diariamente. A recomendação dos especialistas, exceto em alguns casos, é de 4 porções de fruta por dia;
  • Coma também verduras, legumes e folhas todos os dias. Uma boa dica é ter folhas lavadas na geladeira e acrescentá-las nos lanches;
  • Não “belisque” no intervalo entre as refeições, mas se sentir muita fome, procure petiscos saudáveis como frutas secas;
  • Faça suas refeições em ambientes tranquilos e silenciosos.
Seguindo todas essas dicas, será bem mais fácil ter uma alimentação saudável não durante um tempo, mas pelo resto da vida.
LEIA TAMBÉM...

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Estudo: adoção de dieta sem glúten por quem não tem doença cresce

A proporção de pessoas nos Estados Unidos com doença celíaca permaneceu estável durante o estudo

© PixaBay
POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Um novo estudo publicado esta semana na revista "JAMA International Medicine" indica que mais norte-americanos estão adotando dietas sem glúten.

Mesmo que dietas livres de glúten não tenham nenhum benefício comprovado para a saúde da população geral, algumas pessoas acreditam ser melhor eliminar o glúten da sua alimentação, afirma o principal autor do estudo, Hyunseok Kim, da Escola de Medicina da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
"As pessoas podem acreditar que uma dieta sem glúten é mais saudável, e essa dieta está na moda", disse Kim.
Segundo o G1, para verificar se a prevalência da doença celíaca e o uso de dietas sem glúten aumentou nos últimos anos, o investigador e sua equipe usaram informações coletadas entre 2009 e 2014 de 22.278 adultos e crianças dos Estados Unidos que tinham ao menos 6 anos quando foram testados para doença celíaca ou entrevistados sobre um diagnóstico anterior.
Cerca de 0,7% das pessoas foram diagnosticadas com a doença, e cerca de 1,08% estavam em uma dieta livre de glúten sem ter sido diagnosticados com a doença celíaca.
Conforme a pesquisa, a proporção de pessoas nos Estados Unidos com doença celíaca permaneceu estável durante o estudo. No entanto, a popularidade desse tipo de alimentação cresceu. Cerca de 0,5% das pessoas adotavam uma dieta sem glúten entre 2009 e 2010, e isso aumentou para 1,69% entre 2013 e 2014.
"Agora há sessões de alimentos sem glúten nos supermercados", disse Kim. "Os preços também caíram nos últimos anos."
Uma razão pelas quais pessoas sem doença celíaca pensam que uma dieta sem glúten é benéfica é porque reduz a quantidade de alimentos processados consumidos, disse um comentário publicado com o estudo, pela médica Daphne Miller, da Universidade da Califórnia em São Francisco.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Em Brasília, protesto contra o governo Temer pede novas eleições

POR AGÊNCIA BRASIL
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
desfile
Manifestantes exibiram faixa, na Esplanada dos Ministérios, pedindo reforma agráriaMariana Tokarnia/EBC

Manifestantes fazem ato contra o governo de Michel Temer na Esplanada dos Ministérios, do lado oposto ao desfile que marca o Dia da Independência.

A concentração foi marcada para as 8h30, pouco antes do início das celebrações de 7 de setembro, agendadas para as 9h. Os manifestantes reuniram-se no Museu Nacional, fizeram cartazes e começaram a gritar palavras de ordem por volta das 9h. A expectativa da organização é que 5 mil pessoas participem do ato. Após o desfile, os manifestantes seguirão em caminhada até o Congresso Nacional.

A movimentação era tranquila no início da manhã. Um grupo estendia quatro faixas com os dizeres: “Fora Temer, eleições já”, deixando-as visível para quem descia o Eixo Monumental em direção ao Congresso Nacional. Mais tarde, outros movimentos também estenderam suas faixas de protesto. Ao todo, mais de 90 entidades se posicionam contra o governo Temer e questionam a legitimidade da tomada de poder, que classificam como golpe.

domingo, 4 de setembro de 2016

Projeto cria política nacional para a população em situação de rua



POR CEARÁ AGORA
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5740/16, do deputado Nilto Tatto (PT-SP), que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua. Pelo texto, à população em situação de rua será assegurado, por lei ou por outros meios: o usufruto e a permanência na cidade; todas as formas de preservação de sua saúde física e mental, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. A proposta veda a discriminação da população em situação de rua em qualquer atendimento público ou privado.
O texto também garante, à população em situação de rua, a posse e a propriedade sobre os bens e pertences pessoais necessários à sua sobrevivência, a exemplo de cobertores, roupas, alimentos, medicamentos e documentos de identificação. O Poder Público não poderá fazer o recolhimento forçado desses bens e pertences.
“Ainda não temos, no Brasil, uma lei nacional estabelecendo direitos que atendam às especificidades da população em situação de rua e as obrigações do Poder Público nas políticas públicas direcionadas a essa população”, lamenta Nilto Tatto.
A proposta considera população em situação de rua o grupo populacional que tem em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular e que utiliza áreas públicas e degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.
Ações governamentais
Entre as ações que o Poder Público deverá promover, de acordo com a proposta, estão:
– assegurar o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda;
– garantir a formação e capacitação permanente de profissionais e gestores para atuação no desenvolvimento de políticas públicas direcionadas às pessoas em situação de rua;
– instituir a contagem da população em situação de rua em censo oficial e incentivar a pesquisa e divulgação de conhecimentos sobre a população em situação de rua;
– desenvolver ações educativas permanentes que contribuam para a formação de cultura de respeito, ética e solidariedade entre a população em situação de rua;
– implantar centros de defesa dos direitos humanos para a população em situação de rua e centros de referência especializados para atendimento dessa população;
– incentivar a criação, divulgação e disponibilização de canais de comunicação para o recebimento de denúncias de desaparecimento e de violência contra essa população;
– adotar padrão básico de qualidade, segurança e conforto na estruturação e reestruturação dos serviços de acolhimento temporários;
– implementar ações de segurança alimentar e nutricional suficientes para proporcionar acesso permanente à alimentação pela população em situação de rua;
– disponibilizar programas de qualificação profissional para as pessoas em situação de rua, com o objetivo de propiciar o seu acesso ao mercado de trabalho;
– estabelecer instâncias de monitoramento, avaliação, implementação e execução de políticas públicas para a população em situação de rua com a participação da sociedade.
Denúncias
Ainda segundo o projeto, todo cidadão terá o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação à política que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento. O texto considera violência contra a população em situação de rua qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico
Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra população em situação de rua serão objeto de notificação compulsória, pelos serviços de saúde públicos e privados, à autoridade sanitária, à autoridade policial, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e aos centros de defesa dos direitos humanos da população em situação de rua.
Habitação
O projeto destina parte dos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social para os programas de habitação de interesse social em benefício da população em situação de rua. Além disso, estabelece prioridade para a população em situação de rua para atendimento no Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio de alteração na lei que trata do programa (Lei 11.977/09).
Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

SORRIR FAZ BEM A ALMA E AO CORAÇÃO...

FACEBOOK; Rufino Silva Rufino Silva
SORRIR FAZ BEM A ALMA E AO CORAÇÃO... ESPECIALMENTE QUANDO SORRIR PELA FELICIDADE ALHEIA, AO CONTRARIO DE MUITA GENTE QUE SE SENTE DOENTE QUANDO SE VER A ALEGRIA ESTAMPADA NO ROSTO DAS PESSOAS VENCEDORAS E PESSOAS DO BEM...O SORRISO É DE DEUS E DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. ABRAÇOS. 02.09.2016. DAQUI A UM MÊS, A CONTINUIDADE DA LIBERDADE DO POVO DE ARACOIABA. QUEM VIVER, VERÁ.


LEIA MAIS
Crônicas de Rufino Silva


Idosos usam internet para combater solidão, diz pesquisa

Mais de 95% dos participantes afirmaram estar "satisfeito" ou "muito satisfeito" na relação com a tecnologia

© Pixabay
POR NOTÍCIAS AO MINUTORedes sociais, e-mails, videochamadas e chats estão sendo cada vez mais usados por idosos norte-americanos para manter a lucidez, a saúde física e mental e combater a solidão, segundo estudo da Universidade de Michigan.   

Em pesquisa realizada com 591 idosos, com idade média de 68 anos, foram examinadas as vantagens do uso de e-mail, Facebook, Twitter, Skype e chats. A rede cibernética se comporta como um antídoto contra o sentimento de abandono e solidão, que geralmente afetam as pessoas mais velhas.   
De acordo com o informe cientifico publicado na revista "CyberPsychology, Behavior and Social Networking", o mito de que a cultura digital marca a divisão de gerações está acabando.   
Mais de 95% dos participantes afirmaram estar "satisfeito" ou "muito satisfeito" na relação com a tecnologia e 72% se dizem favoráveis a aprender a utilizar novas ferramentas. Entre as vantagens registradas, estão a diminuição da sensação de solidão, aumento da satisfação e autoestima, redução de sintomas de depressão e efeitos benéficos em doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.   
"Manter relações estreitas com outras pessoas influencia a saúde física, e a tecnologia social ajuda a cultivar relações bem sucedidas", comentou William Chopik, professor de Psicologia responsável pelo estudo. (ANSA)