terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Descoberto planeta onde seria impossível viver

O ‘55 Cancri e’ tem uma temperatura aproximada de dois mil graus celsius

TECH GASES
POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Foram detetados pela primeira vez gases da atmosfera de um planeta semelhante uma super Terra, precisamente o ‘55 Cancri e’, que, apesar de ser rochoso, tem uma atmosfera tão tóxica que não seria capaz de sustentar vida como a conhecemos.

Apesar da toxicidade da atmosfera a detecção destes gases pelo telescópio espacial Hubble, está sendo celebrado o fato de que o método funciona e, da mesma forma que detectou os gases tóxicos deste planeta também será capaz de detectar uma atmosfera suficientemente semelhante à da Terra.
Quanto ao ‘55 Cancri e’, conta o Gizmodo que ele tem uma temperatura aproximada de dois mil graus celsius, contendo ainda gases como hidrogênio, hélio e ainda indícios de cianeto de hidrogênio.

BATURITÉ - Concurso Público 2014/2015: 1ª Chamada

Postado por 



1 CHAMADA
O Prefeito Municipal de Baturité no uso de suas atribuições legais convoca os aprovados no Concurso Público Municipal conforme relação em anexo, a comparecerem ao serviço munidos de toda documentação necessária, a partir da publicação deste edital no prazo de 05(cinco) dias úteis, sob pena de serem desclassificados e, consequentemente, convocar-se-á ao próximo candidato pela ordem classificatória. No Centro Administrativo Desembargador Adalberto Barros Leal, localizado na Travessa 14 de Abril, s/nº., Centro – Baturité – Ceará. Maiores informações pelo telefone: 85 3347-1186.
CLIQUE ABAIXO:

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A Beleza e o Amor são o corpo e a alma

POR JOSÉ BATISTA DE CARVALHO

A Beleza e o Amor são o corpo e a alma
Através da eternidade
A Beleza verifica sua forma requintada
Na solidão do nada;
Coloca um espelho ante seu Rosto
e contempla sua própria beleza.
Ele é o conhecedor e o conhecido,
o observador e o observado;
nenhum olho, exceto o Seu
tem observado este Universo.

Cada qualidade sua, encontra uma expressão:
A Eternidade torna-se campo verde de tempo e espaço;
Amor, é o jardim que dá vida, o jardim deste mundo.

Cada ramo, folhas e frutos
revelam um aspecto da sua perfeição:
Os ciprestes insinuam Sua Majestade,
As rosas dão boas novas à Sua beleza.

Sempre que a Beleza aparece
O Amor também está lá;
sempre que a Beleza exibe um rosto rosado,
O Amor acende seu fogo com essa chama.
Quando a Beleza mora nos vales escuros da noite
O Amor vem e encontra um coração
nos emaranhados dos cabelos.

A Beleza e o Amor são o corpo e a alma.
A Beleza é a mina, o Amor, o diamante.

Juntos, tem estado desde o início dos tempos,
lado a lado, passo a passo.

Deixe as suas preocupações
e tenha um coração completamente limpo,
como a superfície de um espelho
que não contém imagens.

Se você quiser um espelho claro,
contemple-se e olhe para a verdade,
sem vergonha,
refletida pelo espelho.

Se o metal pode ser polido
até se assemelhar a um espelho,
que polimento pode precisar
o espelho do coração?

Entre o espelho e o coração
esta é a única diferença:

O coração oculta segredos.
mas o espelho não.”

Rumi
FONTE: Universo Natural

MAKTUB - RAUL SOEIRO

..

VEJA MAIS SOBRE 
RAUL SOEIRO








Agricultores de Aracoiaba recebem mudas de cajueiro e sabiá

Postado por 

O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Aracoiaba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural e EMATERCE, distribuíram 7.120 mudas de cajueiro-anão precoce e 5.600 mudas de sabiá no Município. Na manhã da última quinta-feira (04), agricultores das localidades dePedra Branca, Maguari, Tigipió, Andrenopolis, Agrovila e Lagoa de São João, foram contemplados.
A ação visa incentivar a produção da cajucultura e ao mesmo tempo contribuir para preservação do meio ambiente.

O Secretário do Desenvolvimento Rural, Helder Paz, participou da entrega das mudas ao lado de técnicos da EMATERCE (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), que na ocasião passou orientações para os produtores. Segundo o Secretário, o objetivo é  beneficiar todos os produtores de caju do município.

“O agricultor só tem a ganhar com a iniciativa de distribuição das mudas, uma vez que será possível utilizar a polpa do caju para a produção de sucos e doces, comercializar a castanha e aproveitar a casca para extração do óleo, fabricação de adubo orgânico e de ração para animais”, destacou o Secretário.

A distribuição de mudas é realizada em localidades com solos arenosos, condição propícia para a produção de cajueiro-anão precoce. As distribuições seguem em todas as localidades do município.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Fran e Diego, Forró de Salto e Banda Sertasoul agitam primeira noite do Carnaval 2016 de Aracoiaba

Animação e alegria marcaram o primeiro dia do Carnaval em Aracoiaba.
Aracoiaba já deu a largada para a folia e a primeira noite do Arafolia 2016 começou com muita alegria e animação. Em sua quarta edição, o carnaval já se tornou referência no Ceará graças ao empenho da administração do Prefeito Antônio Cláudio e de equipe administrativa. Os foliões precisarão de muito fôlego para se divertirem este ano no carnaval de Aracoiaba.

A primeira noite dessa folia aconteceu no sábado (06), e teve como atrações a dupla Fran e Diego, Forró de Salto e João Paulo Oliver & Banda Sertasoul. O público, totalmente contagiado pelo alto astral, foi literalmente ao delírio.

Para os cinco dias de carnaval foram montados esquemas de segurança na Praça de Eventos e nas vias de acesso, com os trabalhos das equipes da Policia Militar, Guarda Municipal e seguranças particulares contratados.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma ambulância para atendimento aos foliões além de distribuição de camisinhas e entrega de folders orientando os foliões sobre a importância dos cuidados com a saúde, sobre DST/AIDS e distribuindo camisinhas.

Uma equipe do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) está presente na festa, realizando um trabalho de conscientização e entregando material socioeducativo sobre a exploração sexual e trabalho infantil.

O vocalista da Banda Sertasoul, João Paulo Oliver, comentou a participação do público aracoiabense na festa carnavalesca. “O carnaval em Aracoiaba é um dos melhores do estado do Ceará e se destaca pela excelente estrutura e pela participação de um público muito animado que curte o carnaval com muita animação e alegria”.

O prefeito Antônio Cláudio apresentou um balanço positivo do primeiro dia do evento. “Nós organizamos essa festa pensando em uma programação diversificada para que todos participassem com muita alegria e segurança e o resultado do primeiro dia nos mostra que os aracoiabenses e visitantes se divertiram muito em uma festa bem organizada e marcada pelos trabalhos de conscientização e com segurança reforçada através do trabalho da policia, guarda municipal e seguranças”.

CONFIRA AS FOTOS CLICANDO ABAIXO:

Informações Portal Aracoiaba News

'Reclamem com a Dilma', sugere placa em posto de combustíveis no ES

Também é de Vila Velha aquela escola de samba - campeã do carnaval de Vitória - que colocou Lula e Dilma atrás das grades em um carro alegórico

POLÍTICA ESCALA DOS PREÇOS
Reprodução


Uso de fone para ouvir música em viagem poderá ser obrigatório

Substitutivo aprovado este proibição a ônibus, vans, lotações ou veículos sobre trilhos que façam trajetos internacionais, prevista no projeto apensado


POLÍTICA COMISSÃO

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga usuários de transporte coletivo – público ou particular – a usar fones de ouvido para ouvir música durante trajetos interestaduais e internacionais.
Hoje alguns municípios já contam com legislação para coibir o uso de equipamentos sonoros no transporte coletivo. O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 7496/14, do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO).
Cruvinel: objetivo é reduzir o desconforto dos outros passageiros, que têm de tolerar músicas em altura incompatível com a de um ambiente normal
Para o relator, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) a expectativa é reduzir o desconforto dos outros passageiros, que têm de tolerar músicas em altura incompatível com a de um ambiente normal.
Marquezelli optou por estender a proibição a ônibus, vans, lotações ou veículos sobre trilhos que façam trajetos internacionais, medida prevista no PL 2711/15, que tramita apensado. O texto original limitava o alcance da medida ao território nacional.
Penalidades
Pelo texto, quem desrespeitar a regra ficará sujeito a ter o aparelho desligado e, caso se recuse, a se retirar do veículo. Em último caso, é prevista intervenção policial.
Pelo substitutivo aprovado, caberá às empresas a obrigação de afixar, em local visível e com boa legibilidade, o número da nova lei, a proibição nela contida e o telefone do órgão municipal responsável pelo transporte. Caso descumpra essa determinação, a empresa poderá ser punida com multa no valor de um salário mínimo.
De acordo com a Agência Câmara Brasil, o projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A mulher faz a diferença


Numa ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saiu para jantar com sua esposa, Michelle,  e foram a um restaurante não muito luxuoso, porque queriam fazer algo diferente e sair da rotina. Estando sentados à sua mesa no restaurante, o dono pediu aos guarda-costas para aproximar-se e cumprimentar a primeira dama,  e assim o fez.

Quando o dono do restaurante se afastou, Obama  perguntou a Michelle:

Qual é o interesse deste homem em te cumprimentar?

Michele respondeu: Acontece, que na minha adolescência,

este homem foi muito apaixonado por mim durante muito tempo.

Obama disse então: Ah, quer dizer que se você tivesse se casado com ele, hoje você seria dona deste restaurante?


Michelle respondeu: Não, meu querido, se eu tivesse me casado com ele, hoje ele seria o Presidente dos Estados Unidos. 

BLOG DO PARCEIRO: Confira as notícias que foram destaque na semana n...

BLOG DO PARCEIRO: Confira as notícias que foram destaque na semana n...: CONFIRA AS NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUES NA SEMANA 31  a 06 de fevereiro de 2016 EM PRIMEIRO LUGAR: Colação de grau emocionante...








sábado, 6 de fevereiro de 2016

Tudo pronto para o carnaval em Aracoiaba – A festa vai começar: “Arafolia” 2016

Aracoiaba está com tudo preparado para o Arafolia Carnaval 2016, elencado pela população como o melhor Carnaval do Maciço de Baturité. A Prefeitura em parceria com a iniciativa privada preparou uma programação diversificada. As atividades irão acontecer do dia 06 a 10 de fevereiro trazendo muita alegria e diversão a todos os moradores e turistas da cidade.
Dentre as atrações confirmadas para o carnaval nesta cidade situada a pouco mais de 70Km de Fortaleza, além de uma das maiores estrelas do música nacional neste momento, Wesley Safadão, estão Fran e Diego e Forró de Salto, no sábado; Guto Ribeiro e Solte o Som no domingo; Seu Menino e Guilherme Dantas na segunda-­feira e Forró do Movimento e Fabinho Negão na terça. Márcia Fellipe será a outra atração da noite de quarta­-feira.
O prefeito Antônio Cláudio destaca que as atrações da festa garantem o acesso à população de todas as idades. “Nosso modelo de festa é sempre exemplar com a participação de muitas pessoas em todos os dias, por ser um festejo tranqüilo onde todos podem participar. A cada ano, procuramos expandir e melhorar ainda mais a estrutura para que os aracoiabenses prestigiem o que é da cidade. Contamos a participação de todos e desejamos uma excelente comemoração”, disse.
Para garantir a comodidade e a segurança da população, foi preparado uma ampla estrutura com banheiros químicos, ambulância e área para vendedores ambulantes. Além de seguranças particulares, os locais dos eventos contarão com patrulhamento ostensivo da polícia Militar que terão auxílio e apoio da Guarda Municipal.

SAÚDE PÚBLICA
A Secretaria Municipal da Saúde manterá um plantão em todos os dias de carnaval. Será desenvolvida uma campanha de prevenção contra DST com distribuição de preservativos aos foliões.
Outra campanha intensificada no período de carnaval será contra a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. A lei proíbe a venda ou oferta de bebidas alcoólicas para menores, com pena de multa e detenção. O Conselho Tutelar, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, farão a fiscalização nos locais dos festejos.


ARACOIABA NEWS

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Carnaval para o povão sem custos para o erário municipal; o cantor Wesley Safadão será a grande atração

Prefeito Antonio Cláudio, Wesley Safadão e a mãe do cantor, a Vice-Prefeita Dona Bill
Postado por 

O Município de Aracoiaba-CE vai promover do dia 06 à 10 de Fevereiro o que é considerado o maior evento carnavalesco do Maciço de Baturité e um dos maiores do Ceará.

A festa popular ocorrerá sem onerar os cofres da prefeitura, pois, a verba para as cinco noites de folia está sendo alocada por meio apoio da iniciativa privada.

O cantor Wesley Safadão será a grande atração.


FONTE: BLOG DO ALEXANDRE TÁVORA

LEIA TAMBÉM

Aracoiaba divulga programação do carnaval 2016


Wesley Safadão será atração da noite de encerramento do carnaval de Aracoiaba



7 filmes para repensar o modelo de educação


Canal do Ensino

Postado por: 

Olá, pessoal!
Você é daqueles que não concorda muito com os métodos educacionais utilizados hoje em dia? Você acha que as coisas tem que mudar? Trazemos aqui 7 dicas defilmes sobre educação para te ajudar nessa tarefa.
São documentários e filmes para professores, educadores e todos os interessados em repensar o modelo de educação atual, que é o mesmo reproduzido pelas escolas desde o século XVIII.

Método Montessori

Já no século XIX, a italiana Maria Montessori rompeu com os padrões de sua época – tanto no que diz respeito ao ato de ensinar, quanto às questões de gênero – criando um novo método, com mais respeito e autonomia às crianças e menos castigos e palmatórias.
A “revolução Montessoriana” continua gerando frutos na medida em que professores, jovens, pais e mães, educadores, artistas e cineastas decidem repensar esse sistema educativo e se dispõem a criar novos métodos, a mostrar para o mundo que existem outras formas de educar.

Filmes sobre educação

Confira a lista de 7 filmes, nacionais e internacionais, inspirados na proposta de repensar o modelo de educação:
Quando Sinto Que Já Sei (Brasil)
2014
Durante dois anos, os realizadores do documentário visitaram, em oito cidades brasileiras, projetos que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade. O filme reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola. A ideia surgiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estão sendo deixados fora da sala de aula. A etapa final do projeto foi financiada com a colaboração de 487 apoiadores através de uma campanha de financiamento coletivo.
Tarja Branca – A revolução que faltava (Brasil)
Cacau Rhoden, 2014
A educação não se limita à escola ou ao formal aprendizado ler-e-escrever. Nesse documentário, dirigido por Cacau Rhoden, adultos e crianças de diferentes gerações, origens e profissões dão seus depoimentos sobre a pluralidade do ato de brincar e a riqueza que essas brincadeiras representam na formação do indivíduo. A produção mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu espírito lúdico. O ato de brincar se revela como linguagem universal, pioneiro na arte de educar crianças em todo canto desse mundo.
Educação Proibida (América Latina)
Germán Doin, 2012
A partir de uma viagem de três anos pela América Latina, mais de cem experiências e propostas educativas não convencionais, o jovem Germán Doin abriu o projeto para financiamento colaborativo em uma plataforma própria, pois ainda não existiam sites para isso, e, em pouco tempo, “A Educação Proibida” tornou-se o primeiro filme feito na América do Sul por meio do crowdfunding. O documentário questiona a escolarização moderna e propõe um novo modelo educativo. Ele faz uma retrospectiva do atual sistema educacional, originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18, que tinha como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear. As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas. É aí que nos damos conta que o sistema educacional vigente acaba refletindo estruturas políticas autoritárias, que produzem cidadãos para servir ao sistema, e não transformá-lo. Esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e, depois, chegou à América do Sul: um projeto que não leva em consideração a natureza da criança, a liberdade de escolha ou a importância das relações humanas no processo de aprendizagem, no desenvolvimento individual e coletivo. Assim, se faz urgente a busca por uma nova educação: a Educação Proibida.
A proposta de Doin é fazer com o filme o mesmo que ele acredita que deve ser feito em relação à educação: deixar solto, não controlar o processo criativo, não barrar o compartilhamento da obra, pelo contrário, incentivá-lo. A exibição e circulação do documentário é livre e já foi compartilhado por mais de dez milhões de pessoas.
Entre os muros da escola (França)
Laurent Cantet, 2009
O filme conta a história de François Marin (François Bégaudeau) e seus colegas professores na complexa dinâmica de uma escola da periferia parisiense. Na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea se apresenta para ele, com toda diversidade cultural entre os jovens e os vestígios do colonialismo francês que se fazem presentes. Adolescentes de vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia expõem seus conflitos individuais e sociais no lugar onde passam a maior parte do tempo: a escola. Há uma diferença cultural e social que gera incompreensão e atrito entre ambas as partes, em um retrato do que seria a França contemporânea. Os muros da escola simbolizam a divisão entre vários lados: professores x alunos, franceses x estrangeiros, mas há também os muros invisíveis, que não passam despercebidos ao longo do filme.
Como Estrela na Terra – Toda criança é especial (Índia)
Aamir Khan, 2007
O filme retrata o preconceito de uma sociedade que confunde ‘educação’ com ‘adestramento’ e a pressão psicológica que crianças sofrem ao redor do mundo por, simplesmente, não se enquadrarem no perfil “nota 10” que exigem delas. O drama é vivenciado por Ichaan Awasthi, uma criança indiana de nove anos de idade que, segundo determinaram como padrão para sua idade, não escrevia nem lia bem. No entanto, usava sua imaginação para criar e aprender coisas que eram parte do seu universo, mas que não constavam no currículo escolar. A repressão vinha de todos os lados e, com o tempo, Ichaan foi se tornando um garoto triste e sem auto- estima. Para piorar a situação, seu irmão mais velho era o melhor aluno da classe, o que pesava ainda mais nas comparações e cobranças. Abandono, castigo e exclusão faziam parte dos dias de Ichaan, até que um professor chega para dar aula em sua escola e percebe que naquela criança, onde todos viam desleixo, há um grande potencial criador e artístico.
Maria Montessori – Educação e Vida (Itália)
Gianluca Maria Tavarelli, 2007
O filme conta a história Maria Montessori (1870 – 1952), uma mulher persistente, sonhadora, teimosa e corajosa numa época em que o papel principal da mulher era ser submissa, mãe e dona de casa; retrata suas lutas contra o fascismo italiano pela aceitação de seu método de ensino e a revolução de seu trabalho para o universo da educação.  Montessori foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, em 1896, e foi lá que iniciou um trabalho com crianças especiais na clínica da universidade, ajudando a alfabetizá-las. A pedagogia do Método Montessori faz com que a criança aprenda com seus próprios erros, tendo como princípios fundamentais a atividade, a individualidade e a liberdade. Maria era contra a violência física e psicológica (como palmadas e castigos). Seus escritos contribuíram bastante para a educação infantil e sua pedagogia se reflete no movimento das Escolas Novas e pedagogia Waldorf, opondo-se aos métodos tradicionais que não respeitam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Pro dia nascer feliz (Brasil)
João Jardim, 2006
O filme descreve o cotidiano de jovens em escolas de diferentes regiões brasileiras. Do sertão de Pernambuco a um bairro elitizado de São Paulo, passando por uma instituição para adolescentes em conflito com a lei, Jardim encontra excelentes personagens para expor a complexidade da educação no Brasil, entrevistando estudantes e professores em seus ambientes e rituais escolares. O sofrimento, a solidão, os medos e os sonhos desses jovens são narrados por suas próprias vozes, em depoimentos emocionantes e reveladores, assim como a batalha de quem trabalha, com pouquíssimos recursos, em um sistema historicamente defeituoso no que diz respeito à educação.
Pesquise, aprenda e coloque em prática. O conhecimento é uma arma forte e ele pode mudar o mundo, através da educação. Assista esses filmes sobre educação. Já é um começo.
Até a próxima.
FONTE: Canal do Ensino

BLOG DO PARCEIRO: Aracoiaba divulga programação do carnaval 2016

BLOG DO PARCEIRO: Aracoiaba divulga programação do carnaval 2016: Postado por  Flavio Silva ARACOIABA NEWS Atrações em Aracoiaba foram anunciadas na noite desta quinta-feira (04). Atividades têm iní...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Subtenente é acusado de fazer sexo oral em cabo no Corpo de Bombeiros no Rio; abuso é apurado

Subtenente teria praticado sexo oral em um cabo da corporação sem o consentimento do subordinado

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Um subtenente do Corpo de Bombeiros é investigado por crime sexual no Rio de Janeiro. O caso aconteceu no dia 14 de novembro do ano passado, no Hospital Central Aristarcho Pessoa, que pertence a corporação. As informações são do 'Extra'.
(Foto: Reprodução/Street View)
Segundo o 'Extra', o subtenente teria praticado sexo oral em um cabo da corporação, que não teve o nome divulgado, sem o consentimento do subordinado em um quarto do hospital. Conforme a vítima, ele se recuperava de um mal-estar quando o oficial entrou no quarto e cometeu o ato. O subtenente, entretanto, afirma que o ato foi consensual. 
Após a denúncia, a corporação instaurou um inquérito para apurar o crime e informou ter encontrado indícios de "pederastia ou outro ato de libidinagem". Com a conclusão do inquérito, o subtenente será enviado à Auditoria Militar. Se condenado, ele pode pegar uma pena que varia entre seis meses e dez anos de prisão.
FONTE: CORREIO 24 HORAS