terça-feira, 2 de agosto de 2016

A orgulhosa vaidade

POR UNIVERSO NATURAL
A orgulhosa vaidade

A vaidade é um desejo superlativo de chamar a atenção, ou a presunção de ser aplaudido e reverenciado perante os outros. É a ostentação dos que procuram elogios, ou a ilusão dos que querem ter êxito diante do mundo e não dentro de si mesmo.
Importante não olvidarmos que a vaidade atinge toda e qualquer classe social, desde as paupérrimas até as que atingiram o cume da independência econômica.
Francisco VI, duque de La Rochefoucauld, escritor francês do século XVII, dizia que “ficaríamos envergonhados de nossas melhores ações, se o mundo soubesse o que as motivou”.
A afirmativa é válida porque se refere às criaturas que fazem filantropia a fim de alimentar sua vaidade pessoal, impressionando o mundo para que os inclua no rol dos generosos e de grandes altruístas.
O orgulho está incluído entre os tradicionais pecados capitais do catolicismo. Como a vaidade é uma ideia justaposta ao orgulho, ela também se destaca como um dos mais antigos defeitos a serem combatidos na humanidade. No entanto, somente poderemos nos transformar se conseguirmos ver e perceber em nós mesmos, as raízes da vaidade, visto que negá-la de modo obstinado é ficar estritamente vinculado a ela.
É oportuno dizer que não estamos nos referindo aqui ao esmero na maneira de andar, falar, vestir ou se enfeitar, que, em realidade, são saudáveis e naturais, mas a uma causa mais complexa e profunda. O motivo de nossas análises e observações é o estado íntimo do indivíduo vaidoso, ou seja, o que está por baixo do interesse dessa exibição e dessa necessidade de ser visto, a ponto de falsificar a si mesmo para chamar a atenção.
Na fase infantil, a conduta dos pais e sua filosofia de vida agem sobre as crianças, plasmando-lhes uma nova matriz à sua, já existente, bagagem espiritual. Ao produto de suas vidas passadas é anexada a visão dos adultos, membros de sua família atual. Portanto, através dos pais, verdadeiros “espelhos vivos”, as crianças assimilam suas primeiras noções de comportamento e modo de viver.
Filhos de pais orgulhosos podem-se tornar crianças exibicionistas, carregando uma grave dependência psíquica de destaque. Comportam-se para ser socialmente aceitas e para aparentar-se pessoas brilhantes.
Os vaidosos colocam máscaras de criaturas impecáveis e, evidentemente, transmitem aos filhos toda uma forma de pensar e agir alicerçada na preocupação com os rótulos e com a escala de valores pela qual foram moldados.
Outra causa do desenvolvimento da vaidade nas criaturas é a importância desmedida que dão às posses e propriedades. Na atualidade, por menor que seja a classe social em que se encontra constituída uma família, ainda é o dinheiro uma fonte absoluta de poder. Quem ganha mais reivindica no lar a autoridade, a atenção e o amor. A riqueza amoedada é conceituada como um dos instrumentos com o qual podemos manipular as pessoas e nos tornar um ponto de atração. Dessa forma, processa-se na criança uma educação do “tipo desintencional”, transmitida pelos adultos de forma involuntária, automática e despercebida, através do somatório dos gestos, das conversas, das atitudes ou dos comportamentos do dia-a-dia.
A presunção leva os indivíduos a se casar não por amor, mas a se unir a alguém que lhes proporcione um melhor “status” social, uma roda de amigos de projeção e um nome importante. Enfim, as uniões matrimoniais acontecem, quase sempre, por interesse pessoal, sem levarem-se em conta os reais sentimentos da alma.
A supervalorização social e econômica de determinada profissão ou emprego influencia as escolhas de conformidade com a realização externa, em detrimento das inclinações e vocações internas. Há profissões tradicionalmente ambicionadas, como medicina, engenharia e outras tantas de mais recente valorização nos dias atuais, que os pais almejam para os filhos, tentando assim solucionar suas próprias frustrações e evidenciar sua própria pessoa com o “brilho profissional” de seus familiares. Condicionando-os a viver uma existência estereotipada, justificam-se com a representação de uma dedicação e proteção ao ambiente doméstico, quando, na realidade, o que cultivam é o “prazer da notoriedade”.
Quando o eminente educador Allan Kardec indagou aos Semeadores da Era Nova qual a maneira de extirpar inteiramente do coração humano o egoísmo, fundado no sentimento do interesse pessoal, ele recebeu a seguinte orientação: “ (…) o egoísmo é a mais difícil de desenraizar-se porque deriva da influência da matéria, influência de que o homem, ainda muito próximo de sua origem, não pôde libertar-se e para cujo entretenimento tudo concorre: suas leis, sua organização social, sua educação. O egoísmo assenta na importância da personalidade. Ora, o Espiritismo, bem compreendido, repito, mostra as coisas de tão alto que o sentimento da personalidade desaparece, de certo modo, diante da imensidade. ”
A vaidade é filha legítima do egoísmo, pois o vaidoso é um “cego” que somente sabe ver a si próprio. Ora, essa importância ao “sentimento de personalidade”, da qual os Espíritos de Escol se reportam, nada mais é do que a vaidade.
Além da educação familiar, os jornais, as revistas, os telejornais — ou seja, a mídia — criam todo um “mercado de personalidades” prósperas, mostrando suas fotos superproduzidas e seu modo de vida na opulência.
Novelas e filmes exibem os padrões a serem atingidos. As criaturas imaturas, que receberam uma educação voltada para esses valores superficiais, tentam se comparar e competir com os modelos da televisão ou com as estrelas e astros do cinema, gastando tempo e energia, porque se esquecem de que são incomparáveis.
As almas não são clichês umas das outras; todos temos características individuais e próprias. Os ingredientes do sucesso do ser humano se encontram em sua intimidade.
Não há razão para nos compararmos com os demais, pois cada indivíduo tem sua razão de ser no Universo. Se a Natureza nos criou para sermos ‘‘mangueiras”, não devemos querer produzir como as “laranjeiras”. Lembremo-nos, contudo, que, tal como a semente, que contém todos os elementos vitais para a formação de uma árvore, também nós possuímos, em essência, todos os componentes de que necessitamos para ser criativos, originais e bem-sucedidos.
À medida que os homens tomarem consciência do seu próprio mundo interior, reconhecerem-se filhos do Poder do Universo e instruírem-se sobre as infinitas possibilidades da vida eterna, deixarão a doentia preocupação com as aparências, a frustração crônica que possuem por imitar os outros e a “atitude de camaleão” que cultivam com uma autoimagem para agradar o mundo em seu redor.
Hammed – psicografia de Francisco do Espírito Santo Neto

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

PSBD oficializa candidatura de Antônio Cláudio à Prefeitura de Aracoiaba

Postado por 

Em convenção partidária realizada na manhã deste domingo (31), na quadra da Escola Coronel Pedro Guedes Alcoforado, o PSDB e os partidos aliados (PMDB, PR, PSC, PSB), oficializaram a candidatura à reeleição de Antônio Cláudio Pinheiro. Dona Bill, atual presidenta do PR, é a vice da chapa.
O ato político contou com a presença do ex-prefeito de Ocara, Dr. Leonildo Peixoto, filiados, amigos, simpatizantes, pré-candidatos a vereador e lideranças politicas.
Em discurso, Antônio Cláudio afirmou a intenção de continuar trabalhando para o desenvolvimento de Aracoiaba. Ele apontou que sua gestão compartilhada, de renovação de ideias e mais próxima do povo, tem sido de grande êxito. O governo precisa estar perto das pessoas e ouvir seus anseios.

domingo, 31 de julho de 2016

Justiça determina desbloqueio de R$ 38 milhões do Facebook



O Facebook do Brasil conseguiu reverter a decisão da Justiça Federal, que havia bloqueado R$ 38 milhões da empresa. A liminar foi expedida sexta-feira (29) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.
O bloqueio foi solicitado pelo Ministério Público Federal do Amazonas porque a empresa descumpriu uma determinação judicial que a obrigava a fornecer dados de cadastros e a quebrar o sigilo de mensagens do aplicativo WhatsApp para uma investigação que corre em segredo de justiça.
“Ao conferir proteção absoluta à intimidade, a empresa ultrapassa o limite do razoável, criando um ambiente propício para a comunicação entre criminosos, favorecendo aqueles que cometem crimes graves, como terrorismo, sequestro, tráfico de drogas etc”, declarou o procurador da República Alexandre Jabur, autor do pedido, em nota publicada no site do MPF-AM.

sábado, 30 de julho de 2016

Facebook diz ter ‘profundo respeito pela justiça brasileira’



O Facebook emitiu um comunicado na noite dessa sexta-feira, 29, por conta da recente polêmica envolvendo a rede social e os órgãos de justiça do País. No comunicado, a empresa diz que “tem profundo respeito pela Justiça brasileira”, acrescentando que cooperou com a investigação da Justiça do Amazonas e que está pronta “para responder a quaisquer perguntas remanescentes”.
É uma resposta a dois acontecimentos recentes: na quarta-feira, 27, a Justiça do Amazonas bloqueou R$ 38 milhões de contas da empresa, alegando descumprimento de ordens judiciais. Já na quinta-feira, 28, o Ministério Público do Brasil emitiu nota técnica dizendo que a empresa não cumpre as regras do Marco Civil da Internet por não fornecer dados e não cooperar com a Justiça.
Segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo, o Facebook teria fornecido dados de acesso e informações cadastrais pedidas pela Justiça do Amazonas para sua investigação, obedecendo ao que está exposto no artigo 12 do Marco Civil da Internet – que diz que provedores de aplicações (como aplicativos e redes sociais, por exemplo) devem guardar os dados de acesso dos usuários por até seis meses.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, o Facebook não teria revelado, porém, o conteúdo de comunicações entre usuários investigados pela Justiça. A justificativa é de que esses dados não ficam guardados em data centers hospedados no Brasil. Dessa forma, para obtê-los, as autoridades policiais deveriam pedir o acesso de tais dados à Justiça por meio do NLAT acordo de cooperação jurídica internacional estabelecido entre Brasil e Estados Unidos, onde fica a sede do Facebook.
Ainda segundo fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo, o WhatsApp forneceu à Justiça do Amazonas dados cadastrais dos usuários – nome e telefone, usados para criar uma conta no aplicativo -, mas não os metadados, que incluem os registros de data e hora de acesso ao serviço, descumprindo o Marco Civil da Internet. Questionado sobre o tema, o diretor de comunicação global do aplicativo, Matt Steinfield, reiterou que a empresa não armazena tais informações. “É o que fazemos em todos os países onde o WhatsApp está disponível.”

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Chá para queimação no estômago

Erva Doce
Erva Doce
O ardor, azia ou queimação no estômago é um sintoma comum à vários fatores que vão desde um exagero alimentar ou doenças sérias. Reconhecer as causas e fazer um tratamento correto é fundamental, sobretudo se elas ocorrem constantemente e não parecem terem sido encadeadas por uma má alimentação nas horas anteriores ou uma ressaca.
No geral, um antiácido, remédio que é vendido sem prescrição médica pode resolver para os casos mais simples, os de azia. Mas os casos onde ocorrem queimação no estômago também pode ser sintomas degastriterefluxo ou úlceras. Nesses casos, o médico deve ser consultado e, mesmo o remédio natural abaixo deve ser utilizado com cautela.
Lembrando que a gastrite pode ser gastrite nervosa, clássica ou crônica. A gastrite nervosa não chega a inflamar a mucosa do estômago, e a gastrite crônica deve ser tratada com medicação e necessita maior atenção.
Já o refluxo é quando há queimação até na garganta. Muitas pessoas não percebem que estão com refluxo, mas podem chegar a ter falta de ar durante o sono principalmente e ficar com a voz rouca.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Laboratório no Rio garante segurança em exames antidoping dos Jogos Olímpicos



O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), localizado no Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), informou que tem procedimentos que garantem a segurança para realizar os exames antidoping dos Jogos Olímpicos do Rio, tanto da estrutura quanto da segurança da informação. A estratégia do LBCD inclui a Força Nacional de Segurança, que atua desde o início deste mês na vigilância das dependências.
“Esse reforço é somado ao corpo de profissionais de segurança que já atua na UFRJ. Dentro do prédio, cada acesso é controlado por senha ou, dependendo da área, por uma checagem simultânea de impressão digital e senha pessoal. O acesso ao prédio também é completamente monitorado”, disse, por nota, a instituição.
Em relação à segurança das amostras, o laboratório divulgou que cada exame analisado tem um código que impede a identificação do atleta por qualquer pessoa envolvida no processo.
“As amostras de cada atleta são divididas em frascos A e B. O primeiro é analisado. O segundo é armazenado para garantir uma nova análise, em caso de resultado analítico adverso. No caso de resultado analítico adverso, a nova análise é feita na presença do atleta ou de seu representante. A presença de profissionais de diversos laboratórios de controle de dopagem do mundo, durante os Jogos, também garante um controle rígido. Além disso, o laboratório está acreditado pela Wada, tendo correspondido a todas as exigências internacionais”, informou o laboratório.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Brasil é reconhecido por eliminação do sarampo



POR CNEWS
Último caso da doença no país foi registrado no Ceará em julho de 2015
Após um ano sem registrar casos de sarampo, o Brasil foi considerado zona livre da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
Esse resultado foi obtido por meio de uma colaboração entre a instituição, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde dos Estados. Os últimos casos de sarampo no país foram registrados em julho do ano passado, em um surto de sarampo no Ceará. Na ocasião, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) investiu R$ 1,2 milhão para apoiar os custos de ações para controle do surto e no recrutamento de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Na última semana, o estado do Ceará já havia recebido notificação da OMS pela erradicação da doença
Para obter o certificado de sustentabilidade da interrupção do sarampo, a OMS leva em consideração o período de um ano do último caso registrado.
O sarampo é normalmente transmitido por meio do ar e do contato direto. O agente infeccioso é um vírus que infecta as membranas mucosas e, em seguida, se espalha por todo o corpo, causando uma doença grave e altamente contagiosa.

sábado, 23 de julho de 2016

Crise afasta parlamentares das eleições para prefeito



A maior crise política pela qual passou o Congresso desde a Constituinte de 1988 – aliada ao fim do financiamento das campanhas por empresas – terá efeito direto nas eleições municipais. O número de parlamentares que se lança candidato a prefeito e vice-prefeito este ano deverá cair em, pelo menos, 25% em relação a disputas anteriores.
Levantamento preliminar feito pelo Estado com lideranças e comandos partidários indica que 68 deputados federais de 20 partidos deverão concorrer em outubro. Nessa conta, que representa um universo de 476 dos 513 deputados, estão inclusas as maiores bancadas da Câmara. PSDB e PMDB, campeões em candidaturas na eleição municipal passada, com 13 cada um, devem lançar nove cada desta vez. O PT, que indicou 12 candidatos anteriormente, tende a ter sete candidatos. Somente sete partidos, pequenos e nanicos, não responderam aos contatos da reportagem.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Justiça libera atrasados do INSS para 80.691 segurados



O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou um total de R$ 845.144.698,96 para pagar os atrasados de 80.691 segurados que ganharam 71.343 ações de revisão ou de concessão de benefícios contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Esses atrasados são chamados de RPVs (Requisições de Pequeno Valor) e chegam a R$ 52.800, o que representa 60 salários mínimos.
Para o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que atende os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, foram R$ 229.945.940,51 liberados para fazer o pagamento a 14.868 segurados que venceram 13.107 processos contra o órgão.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Novo bloqueio do WhatsApp no país mobiliza empresas de tecnologia da informação



POR CEARÁ AGORA
A decisão da Justiça do Rio de bloquear, mais uma vez, o WhatsApp em todo o País mobilizou as empresas do setor de tecnologia da informação no Brasil que divulgaram uma nota nesta terça-feira, 19, afirmando que a decisão judicial coloca em risco “muito mais elementos do que estão considerados no processo judicial”.
Na nota as empresas ainda clamam “para que o Estado crie medidas mais aderentes ao desenvolvimento da Era do Conhecimento, evitando decisões que afetem o real ingresso do País no ecossistema mundial de Tecnologia da Informação”, diz o texto assinado pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro.
Na decisão sobre o bloqueio assinada na manhã desta terça, a juíza Daniela Barbosa Assunção argumentou que o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, recusou-se a fornecer informações para uma investigação criminal em Duque de Caxias na baixada fluminense. A juíza informou que o Facebook não cumpriu, por três vezes, ordem judicial para que interceptasse mensagens de WhattsApp referentes a uma investigação em curso na 62ª DP.
A Assespro reconhece que o debate jurídico sobre essas medidas “é longo e não está pacificado” mas lembra que milhares de brasileiros utilizam os meios digitais para se comunicar e tratar de negócios públicos e privados incluindo “assuntos educacionais, de segurança e de saúde”. “A suspensão abrupta destes serviços afeta de forma significativa o bem-estar comum, cujo sistema está altamente habituado e interligado à agilidade e eficiência provenientes das ferramentas digitais”, segue o texto.
Além disso, a entidade alega trabalhar para que o Brasil esteja inserido nas tendências mundiais de tecnologia e de modernização global. “Neste contexto, devemos, enquanto coletividade, redobrar a cautela quanto à limitação destes recursos. Decisões como a de hoje colocam em risco muito mais elementos do que estão considerados no processo judicial.”

terça-feira, 19 de julho de 2016

Apimente as preliminares e comece o sexo com tudo!

Veja dicas para fazer das preliminares a melhor parte da relação sexual

© iStock

As preliminares não são somente os carinhos trocados entre o casal. O ambiente, a iluminação, as roupas, tudo conta na hora de começar o sexo e deixar a relação mais prazerosa.

Importante na relação e mais ainda para as mulheres, as preliminares são capazes de tornar o sexo muito mais emocionante e excitante e há até quem ache o momento mais importante do que a penetração em si. Confira algumas dicas do site IG Delas para tornar este momento único e incrível e, até, dar uma nova variada na rotina do casal.
Ambiente
Existem muitos locais inusitados para fazer sexo - e todos eles podem ser bem excitantes - mas uma cama bem arrumada e preparada conquista logo de cara. A decoração, com uso de velas, flores e aromatizadores, podem dar um charme todo especial ao ninho de amor. Se não fosse assim, os moteis não teriam aquela decoração convidativa.
Roupa
Que tal investir em uma lingerie bem sexy, para ser tirada calmamente, ou em uma cueca nova, que ressalte todos os atributos? Use uma roupa no qual você se sinta confortável, mas que será capaz de conquistar seu parceiro(a). Uma fantasia que desperte o desejo da pessoa amada também é uma excelente pedida para uma brincadeira de imaginação a dois.
Palavras
Na hora H, vale tudo, inclusive dizer algumas palavras que possam excitar o parceiro, que não seriam ditas normalmente. Sussurros "safadinhos" e bem picantes também são bem-vindos, desde que não ofendam a outra pessoa. Tente entender o que o outro gosta de ouvir, e se jogue!
Beijo
O beijo é essencial em qualquer sexo, é capaz de aumentar o tesão e envolve o casal. Mas a boca não é o único lugar que pode receber beijos, portanto, abuse da criatividade e beije seu parceiro em locais que não costuma e abuse dos que você já costuma beijar! Pescoço, mamilos, coxas, virilha, perna, costas, barriga, mão.. todo lugar pode proporcionar uma sensação diferente.
Géis, brinquedinhos e acessórios
Os brinquedinhos são ótimo aliados na hora de variar nas preliminares. Géis com sabor, que esquentam e esfriam, bem como os baralhos e dados podem fazer a sua noite se tornar inusitada - e incrível!
Massagem
O toque é um dos sentidos mais aflorados na hora do sexo, portanto, abuse! As massagens no parceiro podem ser muito excitantes: use géis, óleos massageadores e faça muitas carícias e movimentos durante todo o corpo - que podem evoluir para a masturbação.
Masturbação
Quer seja a dois, quer seja um por vez, é um enorme estímulo para os órgãos e podem fazer qualquer um ir à loucura, somente nas preliminares. Muitas pessoas chegam ao orgasmo somente com este estímulo, sem sequer ter penetração.
Sexo oral
O queridinho de muitos casais, o sexo oral é o grande momento das preliminares. Capaz de proporcionar muito prazer para homens e mulheres, o sexo oral é capaz de levar qualquer um à loucura!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Se eleições fossem hoje, Lula venceria primeiro turno e perderia segundo


CEARÁ AGORA
O Instituto Datafolha questionou a população sobre as eleições presidenciais de 2018, em um cenário tendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato. No primeiro turno, Lula teria um bom desempenho, mas perderia o segundo em qualquer dos cenários apresentados.
Em uma das situações o primeiro turno envolveria Lula, Marina Silva (Rede) e Aécio Neves (PSDB). Neste caso, o petista lidera, com 22%, Marina fica em segundo, com 17%, e Aécio tem 14%. Com Geraldo Alckmin (PSDB) no lugar de Aécio, Lula teria 23% de votos, o mesmo número de votos que obteria, se José Serra fosse seu adversário pelo PSDB.
No segundo turno, contra apenas um candidato, Lula perderia para Aécio e Alckmin e o percentual seria o mesmo: 38% contra 36%. Em um eventual segundo turno com José Serra, o atual ministro das Relações Exteriores teria 40% de votos e Lula, 35%. A maior derrota de Lula, no entanto, seria paras Marina: ela teria 44% e ele, 32%.
Marina também venceria no segundo turno Aécio (46% contra 28%), Alckmin (47% contra 27%) e Serra (46% contra 30%).
O Datafolha ouviu 2.792 eleitores em 171 municípios. A margem de erro é de 2  pontos percentuais para mais ou para menos.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

CAMINHAR SIGNIFICA BUSCAR ALGO EM SUA ALMA.

FACEBOOK: Rufino Silva

CAMINHAR SIGNIFICA BUSCAR ALGO EM SUA ALMA. QUEM CAMINHA TEM SEMPRE A POSSIBILIDADE DE OLHAR PRA FRENTE E NESSA CAMINHADA VISLUMBRAR A REALIZAÇÃO DE TODOS SEUS E NOSSOS SONHOS... A ESTRADA NOSSA DE CADA DIA, SEMPRE TEM SIDO CENÁRIO DE NOSSAS FANTASIAS, SEMPRE NA TENTATIVA DESSA. NOSSA REALIDADE. ADORO CAMINHAR E NESSA TRAJETÓRIA DO NOSSO DIA A DIA, HA DE FLUIR DE VERDADE A NOSSA RECOMPENSA, LOGO DEPOIS DE TANTAS AMARGURA. PORTANTO, CAMINHAR E PRECISO... 11.07.2016.

LEIA MAIS
Crônicas de Rufino Silva

terça-feira, 12 de julho de 2016

BLOG DO PARCEIRO: Ana Maria Braga prepara prato com mosca e causa po...

BLOG DO PARCEIRO: Ana Maria Braga prepara prato com mosca e causa po...: O Louro José avisou: “Caiu um bichinho na panela” © Reprodução / Globo Nesta terça-feira (12), o programa “Mais Você” ficou entre os...



O Louro José avisou: “Caiu um bichinho na panela”

Nesta terça-feira (12), o programa “Mais Você” ficou entre os assuntos mais comentados das redes sociais após uma gafe da apresentadora, Ana Maria Braga, que preparava um caramelo de banana e não percebeu uma mosca.

O inseto estava grudado na manteiga adicionada à receita e acabou aparecendo nas imagens. O Louro José avisou: “Caiu um bichinho na panela”, mas depois, Ana retirou o pedaço com a mosca e minimizou o incidente, e afirmou que “era um queimadinho do fundo”.

BLOG DO PARCEIRO: Chikungunya já mata mais que dengue e zika no Nord...

BLOG DO PARCEIRO: Chikungunya já mata mais que dengue e zika no Nord...: Número de mortes deve crescer ainda mais, uma vez que há outros 400 óbitos por arboviroses que estão sem causa confirmada © Pixabay ...



Chikungunya já mata mais que dengue e zika no Nordeste

Número de mortes deve crescer ainda mais, uma vez que há outros 400 óbitos por arboviroses que estão sem causa confirmada

A chikungunya matou 45 pessoas no Nordeste no 1º semestre deste ano, enquanto a dengue fez 35 vítimas fatais e o vírus da zika cinco no mesmo período, conforme informou o UOL.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Importação de lâmpada fluorescente precisará de autorização prévia



Com a proibição da venda de lâmpadas incandescentes no país, uma das alternativas são as lâmpadas fluorescentes. Mas nem todos sabem que o descarte delas precisa ser feito com cuidado, pois essas lâmpadas contêm vapor de mercúrio e podem ser prejudiciais ao ambiente e à saúde. Esta semana, resolução do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços determinou que as empresas que vendem lâmpadas fluorescentes só poderão importá-las mediante autorização prévia.
A norma passa a valer daqui há três meses, e é parte de esforço para o descarte adequado que começou com a Lei n°12.305, de 2010. A legislação instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevendo que empresas, governo e consumidores se unam para a destinação certa das lâmpadas fluorescentes. Em 2014, empresas do setor firmaram acordo com o Poder Público comprometendo-se com o sistema de logística reversa, que consiste na reutilização, reciclagem ou descarte correto dos resíduos.
Como a maior parte das lâmpadas vendidas no Brasil vem de fora, a resolução condicionando a importação à autorização prévia reforça a fiscalização do governo em relação ao descarte adequado. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a anuência para obter a licença de importação deverá vir do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O Ministério do Meio Ambiente também repassará informações sobre as empresas ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Tanto o Meio Ambiente quanto o Inmetro, vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, poderão fiscalizar o cumprimento da logística reversa pelo setor de fabricação, importação e venda de lâmpadas.
Segundo Gustavo Fontenele e Silva, coordenador de Energia e Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o filtro às importações viabiliza em definitivo a implantação da logística reversa. “Trouxe o elemento que faltava para tornar possível a logística reversa, que é estabelecer a anuência prévia das licenças de importação”, afirmou.

sábado, 9 de julho de 2016

Governo reajusta preços mínimos do arroz, milho, feijão e algodão

Reajustes já começaram a valer e variam conforme região do país

Proposta de reajuste de preço mínimo do arroz levou em consideração a necessidade de promover maior atratividade financeira para a cultura
Proposta de reajuste de preço mínimo do arroz levou em consideração a necessidade de promover maior atratividade financeira para a cultura - Divulgação/EBC
Os preços mínimos das culturas de verão das safras 2016/2017 foram reajustados nesta semana. A partir de agora, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai executar as operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) de acordo com os novos valores. A portaria com os referenciais foi publicada no Diário Oficial da União do dia 06/07, com informações da Superintendência de Gestão da Oferta da Conab.
A proposta de reajuste de preço mínimo do arroz levou em consideração a necessidade de se promover maior atratividade financeira para a cultura e a recuperação da área e da produção, aumentando, com isso, a segurança alimentar nacional. Os preços para esta cultura foram fixados para regiões específicas: Sul (PR), Sudeste, Centro-Oeste (MT), Nordeste e PR, Norte e MT. O preço mínimo do arroz longo fino em casca, por exemplo, passou de R$ 29,67 no Sul (PR), para R$ 34,97, saca de 50 kg, e de R$ 35,60 para R$ 41,97, saca de 60 kg, nas demais regiões citadas.