quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Prefeito Antônio Cláudio participa do Encontro Estadual do Selo UNICEF

Postado por 


Na manhã desta quarta-feira (09), o Prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro, acompanhado do articulador do Selo UNICEF Maciel Filho e dos secretários Emílio Freitas e Girlene Freire, participaram do encontro de formação da edição do Selo UNICEF Município Aprovado. O Evento aconteceu no auditório Celso Furtado, do Banco do Nordeste (BNB).
Os gestores municipais puderam conhecer o mais recente instrumento de trabalho em rede, sistematização de informações e monitoramento de resultados oferecido pelo UNICEF aos participantes do Selo: a Rede Social Crescendo Juntos. Além disso, participaram de rodas de conversa sobre temas como os desafios da ação intersetorial; cooperação entre as equipes do próprio município, entre o município e o UNICEF; parceiros e entre municípios; inovação e participação social, com ênfase na participação de adolescentes.
Os prefeitos também foram convidados a pensar, com os secretários e o articulador local do Selo UNICEF, sobre o que precisa ser feito na área da infância e adolescência em 2015 e 2016 para promover impactos sociais no município. Com este encontro, o UNICEF esperou compartilhar iniciativas relevantes, estimular o trabalho intersetorial, a troca de experiências entre os municípios e ratificar o compromisso dos gestores com a gestão por resultados e a redução das desigualdades dentro dos municípios.
Dos 184 municípios cearenses, 161 se inscreveram na iniciativa e desde 2013 vêm desenvolvendo uma série de atividades de planejamento, gestão e efetivação de direitos com o objetivo de melhorar os indicadores da área da infância e adolescência.



Wesley Safadão ganha carro de presente da família em aniversário no Porto das Dunas

Postado por 


(Imagem: Reprodução/Snapchat)O cantor Wesley Safadão reuniu amigos e familiares em sua residência no Porto das Dunas, na noite de terça­-feira (8). Em comemoração aos seus 27 anos o vocalista ganhou um veículo Troller de presente de sua mãe, conhecida por Dona Bill, e familiares. A garagem do cantor já possui uma Ferrari avaliada R$ 1,3 milhão.
A festa contou com a presença dos artistas Tony Guerra, Márcia Felipe, Vicente Nery, iohannes, Simone das coleguinhas e Zezo, além dos humoristas Tirullipa e Ery Soares. O comediante Tirullipa brincou com o cantor presenteando com uma linha de shampoo e condicionador. A Banda Conde do Forró animou a noite dos convidados com suas canções românticas “Me Doí” e “Destruiu nosso amor“.
No último domingo (6), o cantor foi homenageado pelos fãs em grande estilo na terra da música sertaneja, em Goiânia. O palco do Festival Villa Mix 2015, o maior do mundo certificado pelo Guinness Book, foi o local da festa.

Confira imagens da festa:

(Fot

(Foto: Reprodução/Snapchat)

(Foto: Reprodução/Snapchat)

(Foto: Reprodução/Instagram)

Fonte: DN

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Mensagem do Prefeito de Aracoiaba Antônio Cláudio, em homenagem a Pátria

Postado por 

Neste dia, em todos os recantos da nossa querida terra, Brasil, comemora-se a independência, desta Pátria querida.

Rufam os tambores e as crianças nas escolas entoam o Hino Nacional Brasileiro, num clima de festa e orgulho por ser brasileiro.

O sentimento de patriotismo aflora no peito de todos com orgulho, repetem o gesto de D. Pedro Primeiro, quando num gesto bravo gritou: Independência ou Morte!

De lá para cá, o Brasil prospera, sendo hoje uma grande Nação. O País de todos os brasileiros.

O dia da independência de um país é como a data da maioridade na vida de um jovem. Só depois da sua independência é que o país pode crescer, progredir e caminhar com seus filhos, crescer e se avultar.

Sendo uma data importante para o País e para toda nação, merece destaque e comemoração, para que entendamos que a Pátria não é ninguém, somos todos nós! Este sentimento de patriotismo deve continuar forte no peito, porque a pátria precisa de filhos que a amem, que a defendam, que cobre dos seus representantes, que escolham bem os representantes, que denunciem as injustiças, que saiam as ruas de mãos dadas , quando necessário, com ordem, sem violência, porque quem ama cuida e jamais destrói.

Fazendo valer o lema da nossa Bandeira: Ordem e Progresso! Sem ordem, respeito e honestidade o progresso tarda a chegar.
Feliz sete de setembro, dia da Independência do Brasil!

Paço da Prefeitura de Aracoiaba, aos 07 de setembro de 2015

Antônio Cláudio Pinheiro
Prefeito Municipal


FONTE:
http://ultimahoraaracoiaba.blogspot.com.br/2015/09/mensagem-do-prefeito-de-aracoiaba.html

Aracoiaba - Desfile de 7 de setembro celebra 193 anos da Independência do Brasil

Postado por 


O Prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro, participou nesta manhã do desfile cívico de 7 de Setembro, que reuniu cerca de 02 mil pessoas em Aracoiaba. Na comemoração dos 193 anos da Proclamação da Independência, estiveram presentes autoridades civis e representantes militares. O desfile contou também com a participação de bandas e fanfarras das cidades de Maranguape, Acarape, Barreira, Redenção, Capistrano dentre outras.
O prefeito Antônio Cláudio acompanhou o desfile no palco, juntamente com a primeira-dama Adriana, a vice-prefeita Maria Valmira (D.Bill), vereadores, secretários e demais autoridades e representantes da administração pública. O gestor avaliou como positivo o desfile, ressaltando o grande esforço por parte da administração municipal para garantir o sucesso do evento.
O secretário de Educação, Emílio Freitas, creditou o êxito do desfile ao trabalho de toda a equipe da Secretaria de Educação, bem como aos gestores escolares e instituições convidadas. Para ele, este desfile reflete todo o empenho por parte da Prefeitura no processo educacional do alunado municipal nestes três anos de gestão.
O presidente da Câmara, Wellington Nonato, além dos demais presentes destacaram a organização e o sentimento de amor a pátria dos participantes. “Observamos a vontade de cada escola de participar das comemorações da independência do Brasil. Precisamos incentivar nossas crianças e jovens a nunca esquecer o sentimento patriota de nosso povo. Grandes nações cresceram e vem se destacam até hoje, pela sua forma patriota de união e defesa de suas riquezas. Precisamos alimentar isso em nosso povo para termos uma nação prospera e forte”, destacou.

Confira a galeria de fotos completa em nossa Fan Page Oficial - Clique Aqui

Fotos: Flávio Silva e Jorge Luiz

Assessoria de ComunicaçãoPrefeitura de Aracoiaba

FONTE:
Aracoiaba News

domingo, 6 de setembro de 2015

COXINHA COM CARNE MOÍDA/ MASSA BÁSICA PARA TODOS OS TIPOS DE SALGADO /PO...

..


Cantor Wesley Safadão é destaque do Aracoiaba News


A Revista Eletrônica ARACOIABA NEWS tem a grata satisfação de estampar em sua 28ª edição dominical o Cantor e Compositor Wesley Safadão.
Wesley Safadão (1988) é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. É um dos integrantes da banda de forró Wesley Safadão & Banda Garota Safada.
Wesley Safadão (Wesley Oliveira da Silva) nasceu em Fortaleza, Ceará, no dia 6 de setembro de 1988. Começou a cantar com quinze anos de idade fazendo parte de uma banda familiar que reunia seus irmãos e primos.
O cantor Wesley Safadão não está no topo das paradas da música do Brasil por acaso. Sempre inovador, o artista é conhecido pelo seu repertório atualizado e por ter as melhores músicas cantadas em seu show.
A trajetória do artista começou em 2007, quando houve a profissionalização de um trabalho até então familiar. A banda foi criada pela família de Wesley Safadão e reunia seus irmãos e primos – todos movidos a muitos sonhos. Apaixonados pela música investiram suas pequenas economias e buscaram ajuda onde não tinham para seguir com o projeto da Banda Garota Safada – que aos poucos foi ganhando notoriedade no mercado artístico da cidade de Fortaleza, no Ceará. Neste mesmo ano Wesley Safadão foi apresentado a um dos mais respeitados empresários do show business no Brasil Luiz Augusto Nóbrega – diretor da Luan Promoções e Eventos, do Chevrolet Hall, Spazzio e Vila Forró. De um encontro informal durante show da banda na Vila Forró, durante o São João de Campina Grande surgiu a parceria que foi para a banda um divisor de águas. A partir daí Wesley Safadão e Garota Safada passaram a integrar o casting da empresa – caindo nas mãos de Renan Nóbrega – empresário que até hoje é o responsável pelo gerenciamento da carreira artística da banda.
Logo, a banda ganhou todos os outros estados do Nordeste, se tornando a referência do novo jeito de fazer forró – com uma batida mais acelerada e com um carisma que só Wesley Safadão possui. Hoje, o artista e sua banda possuem uma média mensal de 25 apresentações – no mês de Junho, período dos festejos juninos no Nordeste esse número ultrapassa a marca dos 40 shows.
Outro grande ponto da carreira de Wesley Safadão e da Banda Garota Safada foi o da sua estreia na TV. O artista fez sua primeira aparição em programa com exibição nacional no Domingão do Faustão, da Rede Globo. Em seguida, voltou ao palco do Fausto Silva em menos de seis meses por aclamação popular e mostrou ao vivo 8 músicas. A partir daí vieram outros programas: Caldeirão do Huck, Mais Você, Show da Virada, Criança Esperança, Esquenta, Encontro Com Fátima, TV Xuxa, Vídeo Show, Profissão Repórter, Hebe, Sábado Total com Gilberto Barros, entre outros.
O reconhecimento nacional veio com as primeiras apresentações da banda pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – o Sudeste atualmente é uma das regiões de forte atuação de Wesley Safadão e Garota Safada.
Aguardem o próximo Destaque!!

Fonte: WS


FONTE:
http://ultimahoraaracoiaba.blogspot.com.br/2015/09/cantor-wesley-safadao-e-destaque-do.html

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Homenagem da Assembléia Legislativa do Ceará ao radialista José Rocha (O Rochinha)

Postado por 


O Radialista José Távora Costa (Rochinha) da FM Maior de Baturité é homenageado no aniversário de 52 anos da ACEJI em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará
A Sessão especial na Assembleia Legislativa realizada nesta quinta-feira (3), ás 15:30, celebrou os 52 anos da ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior). 


A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Heitor Férrer (PDT), subscrito pelo deputado Capitão Wagner(PR) e Walter Cavalcante(PMDB). Na ocasião foram homenageados com a entrega da comenda “52 anos ACEJI” as seguintes personalidades: empresária Yolanda Queiroz, jornalistas Antônio Viana, o radialista José Távora Costa (ROCHINHA), a educadora Maria Nivanda Medeiros, administrador de empresas Josbertini Clementino, advogado e jornalista Francisco Aprígio da Silva, ex-deputado Filinto Elízio, prefeito de Icó Jaime Junior, empresária Carmem Lúcia Dummar e conselheiro do TCM, Domingos Filho, dentre outras, bem como dar posse a nova diretoria da ACEJI.
Fica aqui registrado a alegria deste blog da homenagem justa ao grande radialista José Rocha (O Rochinha) como carinhosamente é conhecido. Ficou destacado durante 19 anos de programa na FM MAIOR sua simplicidade de como conduz seu programa matinal, repassando semanalmente as primeiras noticiais do Maciço, do Brasil e as curiosidades do mundo. Sempre de maneira divertida, mas responsável. Aprendemos a toda manhã liga o radio e ouvir a frase de abertura do Programa do Rochinha. “Alô amigos, alô amigas muito bom dia”.
Parabenizamos a justa homenagem que lhe foi oferecida por tão importante órgão do Estado. Todos que fazem a imprensa do interior, radialista, jornalistas e blogueiros, desejamos muito sucesso a você Rochinha, na sua caminhada.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Família é formada pela união entre homem e mulher, diz relator

O deputado Diego Garcia até chega a abordar as uniões homoafetivas, mas desvinculando-as do conceito de família



POLÍTICA ESTATUTO FAMÍLIA


O relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Estatuto da Família, deputado Diego Garcia (PHS-PR), apresentou nesta quarta, 2, seu relatório no qual estabelece como conceito básico de família "a união de um homem e de uma mulher, por meio de casamento ou de união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos". Exclui-se, portanto, o conceito de que uma família possa ser formada por pais homossexuais.

Segundo Garcia, o texto está "alinhado aos preceitos constitucionais e valores morais e éticos de nossa sociedade, com o fim de garantir direitos e o desenvolvimento de políticas públicas para a valorização da família". O documento também cria os "Conselhos da Família", que serão órgãos responsáveis pela execução de políticas públicas referentes aos direitos da família. Após a leitura do texto, o relator foi aplaudido na comissão, formada majoritariamente por parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica.

Leonardo cobra exame de DNA de Sandro Pedroso

Sandro Pedroso, ex de Susana Vieira, foi cobrado a fazer teste de DNA por filho com Jéssica Costa, filha do cantor.



FAMA "É PERDA DE TEMPO"


Sandro Pedroso, na noite desta quarta-feira, dia 2, após estrear a peça "Amor, humor, o resto é bobagem", em São Paulo, falou pela primeira vez sobre a gravidez da namorada Jéssica Costa. "Estou muito feliz, uma dádiva de deus, estou sem palavras, você pode ver a minha felicidade", comemorou ele.


Pedroso garantiu que não ficou surpreso quando soube da gravidez da namorada: "Ao contrário do que muita gente acha, que foi do nada, eu já esperava. Mas não falei antes porque não queria expor a minha relação, não tinha essa necessidade. O filho é muito bem-vindo", declarou ele, que está empolgado com a vinda da criança: "Estou dando toda a assistência a Jéssica. Já ganhamos muitos presentes de amigos. Minha família agora é a Jéssica e meu filho."
O casal já sabe que é um menino, apesar de ainda não terem escolhido o nome do filho.  "Ela já tem alguns em mente, mas ainda não decidimos", contou ele.
Sandro falou sobre a entrevista que o cantor Leonardo deu para um programa de televisão ao ser questionado sobre a paternidade da criança. "Eu acho que ele está certo na opinião dele como pai em defender a filha dele. Com relação ao que ele falou sobre o exame de DNA, eu não tenho a menor dúvida. Se ele ou alguém quiser fazer, estou à disposição. Mas eu acho que é uma perda de tempo porque não tenho a menor dúvida que é meu. Confio na Jéssica 100%", garantiu o ator.
O ator ainda garantiu não conhecer Leonardo, apesar do vínculo por conta do bebê que Jéssica espera. "Prefiro não falar dele porque não o conheço. O importante para mim é a Jéssica e o filho que está vindo aí", explicou.
FONTE: Notícias ao Minuto

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Prefeitura de Aracoiaba inicia comemorações da Semana da Pátria

Prefeitura de Aracoiaba inicia comemorações da Semana da Pátria

Prefeitura de Aracoiaba deu início na tarde da última terça-feira (01), no Distrito de Pedra Branca as comemorações alusivas à SEMANA DA PÁTRIA. O evento contou com a presença do Secretário de Educação Emílio Freitas, vereadores, educadores, alunos, funcionários públicos e população em geral, que acompanharão todo o desfile.
Durante a abertura, o secretário municipal de Educação, Emílio Freitas, agradeceu ao prefeito Antônio Claudio o empenho concedido à área da educação e disse estar feliz por tê-lo como parceiro nessa caminhada. “Em Aracoiaba, estamos tendo uma oportunidade de ouro graças ao prefeito Antônio Cláudio, que prioriza diariamente a educação, por princípio. Ele me cobra diariamente a melhoria da qualidade na oferta desse serviço público”, concluiu.
Em entrevista, o prefeito Antônio Cláudio, falou a respeito das pequenas ações cotidianas que demonstram o patriotismo da nação. “Seguir o que está escrito na Constituição é uma demonstração inequívoca de patriotismo, assim como é também investir na educação, em saúde e participar do processo político. Colaborar, dedicar e ter consciência de que nossos atos constroem o país do futuro é um ato fundamental para a construção patriótica. É impossível ser patriota e não ser cúmplice no cotidiano das ações corretas, honestas, transparentes e da participação na construção da cidade. O patriotismo exige o compromisso com a construção de um mundo melhor”, finalizou Antônio Cláudio. 

A programação da Semana da Pátria prossegue até o próximo dia 07 de setembro, com o Desfile Cívico na sede do município de Aracoiaba.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Prefeito Antônio Cláudio sanciona Lei que regulamenta a Guarda Municipal de Aracoiaba

Postado por 

O prefeito Antônio Cláudio Pinheiro, sancionou na manhã da última quinta-feira (27), a Lei de Nº 1174/15, que Regulamenta Estatuto da Guarda Municipal de Aracoiaba. A Lei era um sonho antigo da categoria e vai garantir uma maior segurança jurídica aos servidores e munícipes.
A nova lei também regulamenta, entre outros pontos, as atribuições e competências, além de disciplinar o uso de armas. Segundo a nova lei, o Município de Aracoiaba fica autorizado a permitir a utilização, com base no Art. 144, § 8° da Constituição Federal e Lei nº 13.022/2014, de armamento destinado a garantir a segurança dos munícipes, dos bens, serviços e instalações do Município.
De acordo com o prefeito, Antônio Cláudio, a sanção da lei significa o amadurecimento da Guarda Municipal, que superou adversidades e se fortaleceu, mostrando-se apta a dar novos passos. "A Guarda Municipal é um orgulho. O debate sobre o armamento da corporação foi longo e democrático e será realizado rigorosamente dentro da lei", disse.
O Vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Sidney Guedes, ressaltou o amplo debate sobre o armamento realizado no Legislativo. "Neste governo temos abertura democrática para discutir os projetos e apresentar melhorias", disse.
Para o secretário Nazareno Bezerra, este é um "momento histórico". "Temos novos desafios, novas prerrogativas e parâmetros com o armamento da GM, mas os avanços da corporação nos últimos anos foram muitos", salientou.



FONTE:
ARACOIABA NEWS

domingo, 30 de agosto de 2015

Cantor João Paulo Oliver é destaque do Aracoiaba News

Postado por 

A Revista Eletrônica ARACOIABA NEWS tem a grata satisfação de estampar em sua 27ª edição dominical o Cantor e Compositor João Paulo Oliver.
João Paulo Ricardo, 33 anos, filho de João Emídio de Oliveira e Maria Ricardo Uchôa de Oliveira, casado, cantor, compositor, Administrador de Empresas por formação e atual chefe de gabinete da Prefeitura de Aracoiaba.
Nasceu na cidade de Fortaleza, e reside em Aracoiaba desde sua infância. João Paulo é carismático, autêntico e um entusiasta. A carreira de Oliver inicia aos 12 anos, cantando em grupos carismáticos da igreja católica, participando posteriormente de Show de Calouros ao qual saiu vencedor, desde então João Paulo ingressou de forma concreta no mundo da música, lançando seu primeiro CD. Atualmente o mesmo encanta a todos com sua Banda“JoãoPaulo Oliver e Banda Sertasoul”, ao qual já gravou um CD Promocional na Semana de Aniversário do Município de Aracoiaba.
João Paulo tem encantado multidões, com seu estilo dinâmico, extrovertido, com sua experiência de vida. “Nós sempre passamos por muitos obstáculos na vida, coisas boas, mas também ruins, mas cada dia o que devemos sempre manter conosco é aquilo que nos joga pra frente, o essencial e verdadeiro, sempre devemos nos importar com quem nos ama e com quem amamos”, disse João Paulo.
“Ele além de ser um grande cantor, é uma pessoa maravilhosa. Tem um coração. É um amigo, uma pessoa muito simples. É muito bacana a gente estar no mesmo que ele”, assim declarou os componentes da Banda SERTASOUL.
O jovem cantor vem sendo convidado para participar de eventos de grande importância para a sua carreira. Exemplo de força de vontade, um jovem rapaz, com um sonho que muitos têm, porém o mesmo sempre acreditou em si e no seu potencial.
“Graças a Deus sou um homem realizado pessoal e profissionalmente, carrego comigo as lições que aprendi com as experiências vividas, e acredito que trilhar o caminho sempre com humildade é a melhor maneira para chegar ao alvo que se deseja, e hoje ser escolhido para ser destaque dessa edição, muito alegra meu coração e aproveito a oportunidade para deixar uma mensagem aos meus conterrâneos: Nunca desistam de perseguir os seus sonhos mesmo que as dificuldades cheguem, pois o prazer não está só no chegar ao objetivo, e sim nas belezas que encontramos pelo caminho”, assim concluiu.
Aguardem o próximo Destaque!!



FONTE: Aracoiaba News

SAIBA MAIS:

João Paulo Oliver emociona e encanta público presente no Parque Rodeio







QUE TAL BAIXAR GRÁTIS AS MÚSICAS DE JOÃO PAULO OLIVER:

http://www.suamusica.com.br/#!/ShowDetalhes.php?id=110393&joão-paulo-oliver.html



QUER CONHECER O ESTILO DE JOÃO PAULO OLIVER?

Clique aqui

sábado, 29 de agosto de 2015

Em três anos, Lei de Cotas garantiu mais de 111 mil vagas para estudantes negros

EDUCAÇÃO
Lei reserva no mínimo 50% das vagas para estudantes de escolas pública pretos, pardos e indígenas
Agência Brasil
Criada com o objetivo de ampliar o acesso da população negra, indígena e a de baixa renda ao ensino superior, a Lei de Cotas, que completa três anos neste sábado (29),  garantiu mais de 111 mil vagas para estudantes negros em cursos superiores de universidades e institutos federais. 
Os dados são da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), divulgados esta semana. Até o fim de 2015, o número deve chegar a 150 mil.
cotas.jpg
Lei de Cotas completa três anos
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A lei reserva no mínimo 50% das vagas das instituições federais de ensino superior e técnico para estudantes de escolas públicas, devendo ser preenchidas por candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, levando em consideração a proporção desses grupos na população total do estado onde fica a instituição. A legislação também garante que, das vagas reservadas a escolas públicas, metade será destinada a estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.
Levantamento realizado pela Seppir mostra que, em 2013, 50.937 vagas das instituições federais de ensino superior e técnico foram ocupadas por estudantes negros. No ano passado, o número subiu para 60.731. A estimativa da secretaria é que até o fim 2015, 40 mil vagas sejam ocupadas por negros, totalizando 150 mil vagas. Os números definitivos deste ano só serão conhecidos em 2016.
ReparaçãoPara a ex-reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e ex–ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, a legislação visa corrigir uma distorção histórica na sociedade brasileira que remonta à escravidão, que fez com que estes grupos ficassem praticamente relegados, quase sem acesso ao ensino superior.
“Eu diria que estamos pagando, de certa forma, a dívida com os nossos ancestrais que padeceram na escravidão. Até hoje podemos ver resquícios desse processo. Basta olhar, nas universidades, o conflito que houve para implantar o sistema de cotas. E se você olha para determinadas categorias, como as trabalhadoras domésticas, só agora, depois de tantos anos é que elas começam a conquistar o seu status de trabalhadoras como as demais”, disse Nilcéa em entrevista ao programa de rádio Viva Maria, transmitido pelas Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Nacional de Brasília, Rádio Nacional do Rio de Janeiro e Rádio Nacional do Alto Solimões, veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Ícaro Luis Vidal foi o primeiro estudante a ingressar pelo sistema de cotas no curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e se formou em 2012 (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)
A Uerj foi a primeira instituição de ensino superior no país a adotar o sistema de cotas, em 2001. Na época, Nilcéa era a reitora da instituição, onde se formou em Medicina. Ela destaca que um dos efeitos mais positivos da legislação foi ter possibilitado que negros e negras de escolas públicas, jovens da periferia e das favelas tenham chance de sonhar com uma carreira. “Quando eu vejo na minha universidade de origem a foto da formatura da primeira turma de médicos que prestou vestibular já no regime de cotas eu fico muito feliz. É uma turma colorida que tem a diversidade do povo brasileiro”, disse.
Ela lembra que o debate sobre a legislação gerou muita polêmica e resistência por parte de alguns segmentos. Nilcéa comparou a resistência ao que chamou de “lógica do ônibus cheio”.
“Depois que você entra, você não quer mais que ele pare em nenhum ponto e essa lógica permanece na sociedade brasileira. Nós ainda temos um caminho longo a trilhar na construção de uma sociedade mais solidária. Porque, na verdade, trata-se de ampliar os laços de solidariedade para que a sociedade toda possa avançar junto e não somente parte da sociedade”, afirmou.
CríticasAlguns críticos da política de cotas argumentavam que as ações afirmativas feriam o princípio da igualdade previsto na Constituição. A polêmica sobre as ações afirmativas levou o caso até o Supremo Tribunal Federal, que em julgamento histórico, em 2012, considerou, por unanimidade, a iniciativa constitucional.
Na época, o relator, ministro Ricardo Lewandowski, lembrou que em 2012 apenas 2% dos negros conquistavam um diploma universitário no Brasil e afirmou que aqueles que hoje são discriminados têm um potencial enorme para contribuir para uma sociedade mais avançada.
“Para possibilitar que a igualdade material entre as pessoas seja levada a efeito, o Estado pode lançar mão, seja de políticas de cunho universalista – que abrangem um número indeterminado de indivíduos, mediante ações de natureza estrutural – seja de ações afirmativas, que atingem grupos sociais determinados, de maneira pontual, atribuindo a estes certas vantagens, por um tempo limitado, de modo a permitir-lhes a superação de desigualdades decorrentes de situações históricas particulares”, afirmou Lewandowski em seu voto. Atualmente a Lei de cotas é cumprida por 128 instituições federais de ensino.
FONTE: Correio 24 Horas