sexta-feira, 27 de setembro de 2019

O que Causa Dor de Cabeça?

A dor de cabeça é um problema bem incômodo
A dor de cabeça não é uma doença, mas sim um sintoma. Isso que dizer que ela é apenas um sinal que o corpo dá de que algo não anda muito bem. De um modo geral, podemos elencar diferentes causas para a dor de cabeça e o tratamento da cefaleia pode variar dependendo do fator desencadeador. Para que você conheça um pouco mais sobre as causas, listamos as principais, bem como suas características.

Tensão

A dor de cabeça tensional é causada pela tensão muscular na região da cabeça e do pescoço. Ela é um dos tipos mais comuns e geralmente está associada ao estresse e à ansiedade. A dor, quando a causa é a tensão, costuma ser mais intensa nas têmporas e parece aliviar quando o local é pressionado.

Calor

Outro fator que pode causar dor de cabeça é o calor. Em dias mais quentes, principalmente quando no expomos ao sol, os vasos sanguíneos cerebrais podem se dilatar com facilidade, causando dores. Outro problema ligado ao calor é a desidratação, que também é causadora de dor.

Problemas de Visão

Várias pessoas que reclamam muito de dores de cabeça estão, na verdade, com problemas de vista. Eu mesma sofri com as dores até descobrir que o meu problema era o astigmatismo. Nesse caso, a dor é causada pelo esforço que fazemos para enxergar. Geralmente ela aparece em cima dos olhos, próximo às sobrancelhas. O próprio globo ocular também pode dor por causa do esforço.

Noite Mal Dormida

A insônia ou mesmo uma noitada na rua também podem desencadear a dor de cabeça. O corpo precisa das horas de sono para descansar e funcionar normalmente. Quando isso não acontece, por qualquer motivo que seja, vários problemas podem surgir, incluindo a cefaleia.

Alimentação

Existem alimentos que podem fazer com que a cabeça doa, mas essa relação não é direta. Em casos de enxaqueca ou de algum tipo de intolerância, as substâncias contidas em alguns alimentos pode causar a dor. Entre eles estão os adoçantes, temperos industrializados (à base de glutamato monossódico), frituras, refrigerantes, café, chás, alimentos que contenham glúten e derivados do leite. Para descobrir se algum deles está causando suas dores, anote o que você comeu sempre que tiver dor de cabeça e depois compare os itens que se repetem na lista.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário: