sexta-feira, 22 de março de 2019

Cearense é aprovado no MIT aos 18 anos

Orisvaldo Salviano sonha em ser um cientista desde o 8º ano e conquistou uma vaga Instituto Tecnológico de Massachusetts , melhor universidade do mundo
Orisvaldo recebeu a carta de aceitação no dia 14 de março
, que em inglês fica 3/14 (parece o Pi né?) esse é o
 dia internacional do Pi(Foto: Arquivo pessoal)
“Você se destaca como um dos alunos mais talentosos e promissores de um dos grupos de candidatos mais competitivos da história do instituto”. Foi com esse trecho da carta do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT sigla em inglês), que o cearense Orisvaldo Salviano Neto, de 18 idade, foi informado que havia sido aceito na melhor universidade do mundo, de acordo com o QS World University Ranking, que avalia 800 instituições de ensino. A carta foi enviada no último dia 14 de março, data que em inglês fica 3/14 (número do Pi) e, coincidentemente, é o Dia Internacional do Pi. 

Nascido em Fortaleza, mas com residência no município de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza, o jovem buscou em 11 universidades norte-americanas o sonho de iniciar sua carreira de cientista: MIT, Stanford, UChicago, Franklin & Marshall, Trinity College, Yale, Dartmouth College, Harvard, Colgate University, University of Rochester, Reed College.

Da lista e até o momento, apenas o MIT o aceitou, local que, de fato, gostaria de estudar. Para ingressar nessas universidades, explica Orisvaldo, o aluno precisa de um currículo extenso, participar dos testes padrões como SAT ou ACT, SAT Subjects, TOEFL, além de redações, atividades extracurriculares, prêmios e histórico escolar.

Com a aprovação no MIT, o sonho de ser um pesquisador está próximo de se realizar. No mês de agosto deste ano, Orisvaldo viajará para os EUA. “O Brasil não tem grandes oportunidades na área de pesquisa. Tem uma defasagem. "Desde o meu 8º ano que eu decidi ser um cientista e aqui não tem incentivo. Lá fora tem”, explica o motivo de ter iniciado essa carreira no campo científico.

Trajetória
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário: