quinta-feira, 12 de maio de 2016

ARACOIABA - Merenda Escolar de qualidade é rotina nas Escolas Municipais

Fonte:
Página da Prefeitura Municipal de Aracoiaba no Facebook

ARACOIABA - Merenda Escolar de qualidade é rotina nas Escolas Municipais
A merenda escolar do município de Aracoiaba alimenta com qualidade todos os dias os alunos da rede de ensino. Os alimentos que chegam à mesa das escolas e centros municipais de educação infantil passam por um planejamento nutricional, garantindo a qualidade das refeições. O cardápio conta com frutas, verduras, legumes, hortaliças, proteínas, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, incentivando também os bons hábitos alimentares. Milhares de alunos em Aracoiaba contam com refeições completas, as quais garantem um melhor aprendizado e uma vida mais saudável às crianças de nosso Município.

A merenda escolar possui nutricionista responsável por elaborar os cardápios adequados de acordo com a Lei 11.947 do PNAE. Depois disso, são feitos os pedidos de produtos para as empresas licitadas e assim que entregues são distribuídos para as escolas. Nas escolas, as merendeiras são responsáveis por verificar se existem alimentos no estoque que não foram utilizados e não precisam ser novamente adquiridos.

Todas as medidas são tomadas para que não haja desperdício de alimentos nas escolas e que as refeições sejam de qualidade. Cada escola informa o número de alunos matriculados, de acordo com esse número é enviada a quantidade de alimento necessário.

São realizados treinamentos com as merendeiras todos os anos, para que elas possam receber dicas de como manusear os alimentos, de higiene, além de outras informações. Uma vez por semana, as instituições de ensino também recebem o auxílio de supervisores, os quais fiscalizam as cozinhas. Os funcionários responsáveis pela merenda escolar são ainda fiscalizados pelo Conselho de Alimentação Escolar, formado por um membro do executivo e outros da sociedade civil.

O espaço da PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) de Aracoiaba, que coordena a merenda escolar de toda a Rede de Municipal de Ensino. O Programa Nacional de Alimentação Escolar garante alimentação escolar todos os alunos matriculados na Rede. De acordo com a FNDE (Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação), o objetivo do programa é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
CONFIRA AS FOTOS ABAIXO:






Nenhum comentário: