sexta-feira, 25 de março de 2016

973 agentes de segurança vão trabalhar no clássico-rei neste domingo

Clássico-rei

CEARÁ AGORA

A partida de futebol entre os times Ceará e Fortaleza, programada para ocorrer neste domingo (27), vai receber reforço na segurança. O plano estratégico, que será realizado dentro, nas proximidades do estádio Arena Castelão e em pontos estratégicos de Fortaleza, foi discutido em reunião realizada na quarta-feira (23), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Atuarão, durante o evento, 973 agentes de segurança das Polícias Civil (PCCE) e Militar do Estado do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (BMCE), além profissionais de forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Guarda Municipal de Fortaleza e Polícia Rodoviária Federal. Estarão disponíveis dois helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.
Ao todo, 873 policiais militares fazem parte do reforço policial para o jogo, que será intensificado no entorno do estádio, nas principais vias de acesso ao local e em todos os terminais de ônibus de Fortaleza. Os militares realizarão patrulhamento: a pé, em 50 viaturas e 98 motocicletas, além de 24 cavalos. Dos 873, 391 PMs estarão dentro do estádio. O caminhão anti-tumulto do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) ficará posicionado próximo ao estádio.

Além do reforço de policiais militares, os torcedores contarão com 28 policiais civis – entre delegados, escrivães e inspetores – no plantão especial do 16º Distrito Policial e no posto avançado de atuação da Polícia Civil, que fica dentro do estádio, além de profissionais do Departamento de Inteligência Policial da Polícia Civil (DIP). Estarão disponíveis seis viaturas da PC. Ao todo, 72 bombeiros também estarão de serviço na Operação, com cinco viaturas – sendo três de resgate e duas de combate a incêndio.
CICCR
O esquema de segurança para o clássico-rei programado para este domingo (27) contará também com o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), além da utilização de duas aeronaves da Ciopaer da SSPDS, sendo uma delas com Imageador Aéreo (câmera ultraHD que retransmite as imagens para o CICCR).
O CICCR funciona na sede da SSPDS e, no próximo domingo, estará ativado das 13 às 22 horas, dando suporte às ações de segurança efetuadas no evento. A estrutura vai operar com representantes dos órgãos envolvidos e possibilitará agilidade e rapidez nas tomadas de decisões e ações desenvolvidas no evento. Em virtude da Operação Semana Santa, o CICCR já estará ativado desde as 8 horas, desta quinta-feira (24), com membros da Polícia Militar.
Estarão presentes no Centro de Comando a cúpula da SSPDS e representantes de suas coordenadorias de Operações de Segurança (Ciops), Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Integrada de Planejamento Operaional (Copol) e de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) e de suas vinculadas – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também foram convidados para compor os trabalhos no CICCR representantes de órgãos municipais e federais, como a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Guarda Municipal de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Municipal de Segurança.

Nenhum comentário: