quinta-feira, 1 de outubro de 2015

TRE conclui processo de rezoneamento no interior


TRE-CE-biometria

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará concluiu nesta quarta-feira, 30/9, o processo de rezoneamento nos municípios do interior do estado, com a instalação da 98ª Zona Eleitoral, em Itarema, que tem hoje 28.963 eleitores.
Na cerimônia de instalação, realizada no auditório do Fórum de Justiça da Comarca de Itarema, o presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, destacaram o trabalho de implementação do rezoneamento, que buscou a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais.

O desembargador Abelardo Benevides afirmou que “o TRE cumpriu a sua missão, corrigindo algumas distorções nas zonas do interior e, hoje, conseguimos fazer justiça a Itarema”. A desembargadora Nailde Pinheiro também fez menção ao encerramento dos trabalhos de rezoneamento “com chave de ouro”, mas lembrou que “a Justiça Eleitoral vai continuar inovando, indo às escolas, fazendo palestras para os jovens, na luta pela conscientização e o exercício da cidadania”.
Estiveram presentes, na solenidade, o prefeito de Itarema, Benedito Monteiro dos Santos Filho, o deputado estadual Robério Monteiro, o juiz de Direito, César de Barros Lima, que tomou posse no cargo de juiz eleitoral da 98ª ZE, e a promotora eleitoral Mayara Menezes Muniz. Também prestigiaram o evento os juízes auxiliares da Presidência do TRE, Marcelo Roseno de Oliveira e Francisco Gladyson Pontes Filho, o juiz auxiliar da CRE, Neuter Marques Dantas Neto, além de advogados, juízes e servidores da Justiça Eleitoral.
Logo após a cerimônia, as autoridades se dirigiram ao cartório eleitoral de Itarema, vizinho ao Fórum de Justiça, onde acompanharam o recadastramento biométrico do prefeito, Benedito Monteiro. Com a instalação da 98ª Zona Eleitoral, o município de Itapiúna, antiga sede de zona, passa a integrar a 105ª ZE, em Capistrano.
Novas sedes de ZE
O processo de rezoneamento foi iniciado em junho deste ano, com a instalação de zonas eleitorais nos municípios de Ocara e Caridade. Depois, foram instaladas novas zonas em Itaitinga, Horizonte, Caucaia, Amontada, Paraipaba, Eusébio, Banabuiú, e, por último, Itarema.
Este trabalho trouxe impacto imediato em 9 municípios (Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco), que deixam de ser sede de zona, e em outros 9 municípios (Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú), que passaram a ser sede de zona eleitoral. Além dessas mudanças, Itapipoca perdeu a 123ª ZE (ficou apenas com a 17ª ZE) para o município de Caucaia, que passou a contar com 3 zonas eleitorais (37ª, 120ª e 123ª ZEs). Todos os municípios-termo referentes a essas zonas eleitorais também foram envolvidos no processo de rezoneamento do TRE-CE.

FONTE: Ceará Agora

Nenhum comentário: