segunda-feira, 9 de março de 2015

Evento em Aracoiaba vai debater uso da água

SEMINÁRIO

09.03.2015

A XII Semana das Águas será realizada entre 13 e 22 de março e vai debater ainda questões sobre sustentabilidade

Image-0-Artigo-1811903-1
Durante os debates haverá reflexão em torno de quatro pontos estratégicos: religioso, ambiental, social e econômico. A iniciativa também refletirá em cima da Campanha da Fraternidade deste ano
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Aracoiaba. Com o objetivo de refletir sobre a realidade do uso da água por meio da discussão de quatro pontos estratégicos: religioso, ambiental, social e econômico, a XII Semana das Águas deste município, a ser realizada no período de 13 a 22 de março, promete oferecer uma vasta e diversificada programação como forma de garantir aos participantes do evento oportunidades para o estudo, o debate e a construção de proposições concretas em torno do aprofundamento de questões relacionadas ao tema: Água e Sustentabilidade.
A ação, realizada desde o ano de 2004, ocasião em que a Campanha da Fraternidade (CF) tinha como tema "Água Fonte de Vida", pretende reunir milhares de pessoas da zona rural e urbana que atravessam dificuldade hídrica no município, seja pela falta de abastecimento residencial ou de uso do líquido para manutenção dos plantios.
Atualmente, conforme dados da organização do evento, existem cerca de 3.331 cisternas de placas espalhadas em diversas comunidades do município. Os equipamentos respondem por cerca 53 milhões de litros acumulados. No entanto, ainda há comunidades com dificuldades de acesso a água.
Segundo os organizadores, o tema central escolhido para a XII Semana das Águas de Aracoiaba está sintonizado com as comemorações do Ano internacional do Solo e com a CF deste ano, que aborda o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e como lema "Eu vim para servir".
Durante todo o período, estão programas visitas a escolas da rede municipal de ensino, bem como a capelas, igrejas e comunidades da zona rural do município. Também estão confirmadas entrevistas em emissoras de rádio da região e a distribuição de panfletos camisas, banners, vídeos e de um informativo a respeito do trabalho realizado pela organização do evento.
A programação conta, ainda, com uma reunião do Comitê da Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza na Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Fortaleza; realização do Seminário Territorial de Convivência com o semi-árido; Feira de Sabores e Saberes, que anualmente é realizada na Praça da Matriz, e com a 5ª Romaria das Águas de Balança para Lagoinha, na Zona Rural de Aracoiaba, encerrando as atividades do período.
A 5ª Romaria das Águas presta homenagens a duas jovens que, supostamente, durante a seca de 1915, teriam morrido de fome e de sede em uma das comunidades rurais de Aracoiaba. Moradores da região do Vale do Choró narram que duas jovens irmãs viajantes percorriam o interior do município a procura de água e de comida. Uma das jovens teria desmaiado nas proximidades da localidade de Balança enquanto que a outra, buscando socorrê-la, foi em busca de água e alimento. Ao encontrar água, nas margens do Rio Choró, de tão ansiosa, sedenta e faminta, ingeriu água em demasia e sem forças para se levantar, acabou falecendo no local. A jovem que esperava pelo socorro também morreu de fome e de sede debaixo do sol causticante.
Por conta da "lenda", a Romaria das Águas deste ano acontecerá a partir da localidade de Balança, seguindo em direção a região de Lagoinha. O percurso é de aproximadamente 5 Km. A caminhada começará por volta das 7 horas, no próximo dia 22, último dia da VII Semana das Águas de Aracoiaba. Os organizadores ressaltam que os participantes necessitam portar cantis com água e que haverá um café comunitário antes do início da caminhada. Lembram, ainda, ser necessário o uso de chapéu, guarda-chuva ou boné como forma de se proteger do sol.
Roberto Crispim
Colaborador

FONTE: 
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/evento-em-aracoiaba-vai-debater-uso-da-agua-1.1239293?fb_action_ids=798949850140277&fb_action_types=og.recommends

Nenhum comentário: