quarta-feira, 25 de março de 2015

Bulas devem ser lidas com atenção

INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA

22.03.2015

O uso concomitante de vários fármacos precisa ser visto com cuidado diante do risco elevado que a prática pode gerar

Image-0-Artigo-1817213-1
As informações estão todas lá, mas para muitos leigos a linguagem das bulas parece bastante técnica e são de difícil entendimento
FOTO: AGÊNCIA DN
Quando dois medicamentos são administrados ao mesmo tempo, eles podem agir de forma independente ou interagir entre si, prática que resulta no aumento ou diminuição do efeito terapêutico ou tóxico de um ou de ambos.
Controle dos riscos
"As interações medicamentosas são eventos clínicos em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro, seja ele fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental", explica a professora do Departamento de Farmácia da UFC, Mirian Parente Monteiro. Afinal, o emprego concomitante de dois fármacos continua a ser conduta comum e que deve ser combatida.
Seja qual for a circunstância, é imprescindível o reconhecimento das eventuais interações existentes entre os fármacos (previamente prescritos aos pacientes), daí ser importante a supervisão e o acompanhamento dos tratamentos medicamentosos por parte de médicos e farmacêuticos. Juntos, esses profissionais podem auxiliar no controle dos riscos ou evitar que os mesmos aconteçam.
Bem informado
Temos que ler a bula atentamente. Como fonte importante de informação aos pacientes, ela é um instrumento para o uso racional de medicamentos na medida em que alerta sobre os riscos da automedicação, da interrupção do tratamento, além de alertar sobre a possível ocorrência de reações adversas. É nela também que encontramos informações úteis sobre o medicamento a ser administrado: se pode ser tomado junto a outro fármaco; com água ou outros líquidos; em jejum ou alimentado etc.
Leitura atenta
Embora contenha informações vitais para o bom resultado de um tratamento, as bulas são deixadas de lado pela dificuldade que muitas pessoas têm em "entender" corretamente o que está escrito.
Para facilitar o entendimento do que contém uma bula, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu, desde 2009, o padrão para três apresentações: a do profissional de saúde; a do usuário (de linguagem mais simples e no formato de perguntas e respostas); e a em formato especial, ou seja, destinada a portadores de deficiência visual (e que deve ser solicitada, caso a caso), informa a Profa. Mirian Parente.
Cuidado com a validade
Observar atentamente o prazo de validade é cuidado básico e elementar, embora essa seja uma cultura que ainda deve ser mais difundida entre a população. A atenção deve ser criteriosa para fármacos, cosméticos e alimentos.
Segundo a Anvisa, esse prazo corresponde ao tempo durante o qual o produto pode ser usado, caracterizado como período de vida útil (fundamentada nos estudos de estabilidade específicos). Ou seja, é o período no qual a preparação (fármaco) permanece estável quando armazenada sob as condições recomendadas.
Mirian Parente esclarece que a estabilidade de produtos farmacêuticos depende de fatores ambientais (temperatura, umidade, luz) e de outros relacionados ao próprio produto (propriedades físicas e químicas), de susbstâncias ativas e excipientes farmacêuticos, forma farmacêutica e sua composição, processo de fabricação, tipo e propriedades dos materiais e embalagens.
Saiba mais
A utilização inadequada de medicamentos pode resultar em uma série de problemas, como mascarar ou agravar os sintomas. Saiba os principais e como evitá-los:
Escolha incorreta dos medicamentos, seja por autodiagnóstico equivocado ou por uma identificação errônea;
Informação incorreta, insuficiente ou não compreensível dos medicamentos e suas características por parte dos pacientes;
Uso ou administração incorretos quanto à dose, via de administração, duração e conservação;
A ocorrência de reações adversas, interações e a utilização de associações inadequadas que poderiam ser especialmente perigosas em idosos, crianças, gestantes e certos grupos de risco;
Atraso na assistência médica apropriada nos casos em que seja realmente necessário;
Risco de abuso ou dependência de certos medicamentos.
Mais informações:
 
 Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM), serviço gratuito - Universidade Federal do Ceará ( UFC) Fones: (85) 33.668293; 33668276


FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/bulas-devem-ser-lidas-com-atencao-1.1247313

Nenhum comentário: