sábado, 10 de dezembro de 2016

DESTAQUE NACIONAL - 24 melhores escolas públicas de ensino fundamental do país são do Ceará

77 instituições cearenses estão no top 100 da lista (FOTO: Fernanda Moura/Tribuna do Ceará)
O levantamento federal também aponta que, das 100 melhores instituições, 77 estão em municípios cearenses

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8) apontou números impressionantes da educação básica no Ceará. De acordo com o levantamento, as 24 melhores instituições públicas de ensino fundamental do país estão todas localizadas em municípios cearenses.

Entre as instituições cearenses que ficaram com os dois melhores desempenhos estão as escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, a 280 quilômetros de Fortaleza, e Emílio Sendim, em Sobral, a 230 km da Capital. Ambas lideram o ranking com nota 9,8 no Ideb.
Além desse número expressivo, o Ceará ganha destaque em outras comparações. Conforme a análise, das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 77 estão no Estado.
Como é calculado 
O índice, que é formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, é calculado a partir de dois competentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep.
De acordo com o ministério da Educação (Mec), as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.
As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Confira o gráfico:

Nenhum comentário: