segunda-feira, 13 de julho de 2015

Detran oferece atividades onde crianças e jovens brincam e aprendem a respeitar as regras de trânsito

escola-de-educacao-para-o-transito1


Neste mês de julho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) oferece atividades de educação de trânsito, em que a brincadeira prevalecerá para as crianças e jovens aprenderem como respeitar as regras. A Unidade Móvel de Educação de Trânsito estará à disposição das crianças e adolescentes no Parque do Cocó (aos domingos, das 8h às 12h, dias 12, 19, 26 e 2 de agosto) e na Praça Luíza Távora (às sextas, das 16h às 20h, dias 17 e 24) e no calçadão da Beira-Mar, próximo das quadras de esportes (sexta-feira, das 16h às 22h, dia 31.

A Unidade Móvel do Detran é um micro-ônibus adaptado em auditório, para exibição de desenhos animados e transporte de plataforma sobre a qual foi instalada a maquete de uma minicidade, com praças, edificações, ruas e avenidas, sobre as quais circulam minicarros guiados pelas crianças, manipulando controle remoto com sinalização horizontal e vertical. Essa maquete é instalada ao lado do micro-ônibus, sob a proteção das crianças e adolescentes que manipulam o controle remoto dos carros que dirigem pela minicidade.
Também há programação disponível na Escola de Educação de Trânsito, na sede do Detran, no bairro Maraponga (Avenida Godofredo Pereira, 2.900), na época de férias escolares, para o público infantojuvenil, filhos de integrantes das associações de bairros e de comunidades, de entidades religiosas e participantes de colônia de férias.
Na sede da escola há mais brincadeiras, com agendamento prévio para que participem da visita guiada. Há ainda 6 dias disponíveis para agendamento (20, 21 e 22 e 27, 28 e 29 de julho, das 8 às 11h).
Os equipamentos na Escola de Educação de Trânsito do Detran são os seguintes:
1.Auditório para assistir a vídeos de desenho animado, para edificar praças, sítios, fazendas e cidades com peças de brinquedo, em volta de uma lona de plástico sobre a qual a imaginação infantil cria representações em que seus autores gostariam de viver com seus pais e amigos.
2.Maquete de 40 metros quadrados, representando aspectos da cidade de Fortaleza e Sobral (as duas cidades onde o órgão instalou a Escola de Educação para o Trânsito do Ceará), com sinalização horizontal e vertical e sinais luminosos funcionando; 2.1. Em cada uma dessas duas cidades, há pessoas – representadas por bonecos – circulando nas calçadas, atravessando sobre a faixa de pedestre e veículos na via pública (ruas e avenidas); 2.2.Os veículos são guiados pelos alunos e crianças que visitam a Escola de Educação para o Trânsito. Por meio de controle remoto, as crianças transformam a minicidade – seja Fortaleza ou Sobral – no ambiente propício para aprender que o trânsito é formado por motoristas, pedestres, passageiros e veículos. 2.3.Por isso, devem viver em harmonia e respeitar as regras, reunidas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e portarias do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
3.Minipista, asfaltada, com extensão de 100 metros, para que as crianças, guiando um minicarro, movido a bateria, e, orientados por monitores, aprendam a parar diante do sinal vermelho; reduzir a velocidade na passagem de nível, atentos ao trem; respeitar o pedestre que atravessa a via sobre a faixa; estacionar somente onde é permitido; ficar atento às placas que proíbem estacionamento, dobrar à direita ou à esquerda e a via que é contramão.
Com informações do Detran

Fonte:
CEARÁ AGORA

Nenhum comentário: