segunda-feira, 23 de março de 2015

Cinco mitos e verdades sobre a anemia

ANEMIA

10h33 | 23.03.2015

Esclareça suas dúvidas sobre os sintomas e impactos desse distúrbio


Dor de cabeça, irritabilidade, tontura, infecções em repetição, perda de produtividade, unhas quebradiças e queda de cabelo. Muitas vezes confundidos com estresse, os sintomas da anemia estão profundamente ligados à falta de oxigênio no organismo e devem ser tratados com urgência.
Segundo a médica hematologista e membro da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) Sara Saad, a doença é muito popular, mas pouco conhecida por grande parte da população. “Isso acontece porque a anemia pode ter causas diversas, que vão desde a genética até má alimentação e doenças graves como câncer”, comenta.
Ela explica que as classificações das anemias são definidas em função de sua origem. Existem anemias por falta de produção (mais comumente por falta de ferro ou vitamina B12), por perdas (sangramentos) e por destruição (quase sempre hereditárias).
Para esclarecer a população, a médica da ABHH comenta cinco dos principais mitos e verdades sobre a doença:
1) Anemia é sempre um sinal de má alimentação: mito. Existem outros fatores que podem levar à doença. Um exemplo é a anemia falciforme, condição hereditária em que o corpo produz um tipo diferente de hemoglobina que prejudica o transporte de oxigênio pelo sangue. Ainda assim, a má alimentação é a principal causa de anemia em crianças. Em adultos, ela raramente é causada por fatores alimentares, sendo, muitas vezes, sinal de inflamação, doença dos rins, infecção, câncer, gastrite ou sangramento.
2) Crianças e adultos anêmicos são proibidos de praticar esportes: mito. Muitas vezes falta disposição para o paciente se exercitar, justamente por causa dos sintomas da anemia. Ainda assim não há uma proibição médica geral. Tudo depende do grau de anemia, de como o coração do paciente está e da intensidade do exercício.
3) A diabetes pode causar anemia: verdade. Um dos possíveis problemas ocasionados pela diabetes é o comprometimento da função renal e aparecimento de um quadro de anemia.
4) Toda anemia tem origem genética: mito. Por mais que existam anemias hereditárias como a falciforme e a talassemia, nem sempre a causa é herdada. A maioria das anemias não é genética, mas adquirida. Alguns exemplos são as anemias por falta de ferro, por falta de vitamina B12 e por inflamação, entre outras.
5) Se não for tratada, a anemia evolui para leucemia: mito. Mesmo que não seja tratada adequadamente, não existe nenhum risco de a anemia evoluir para leucemia. Essa confusão acontece porque a anemia pode ser um dos sintomas de leucemia, não o contrário. Se não tratada, a anemia pode levar a problemas do coração, cansaço, indisposição e fraqueza.
FONTE: DN

Um comentário:

Sandra May disse...

0lá Joseni, ótima postagem, esclarecedora.
Abç
Sandra