terça-feira, 17 de março de 2015

Termina hoje prazo para participar da consulta pública sobre Enem Digital

17/3/2015 às 14h54 (Atualizado em 17/3/2015 às 14h54)

A intenção do ministro Cid Gomes é simplificar a logística e reduzir custos do exame 


Da Agência Brasil
Em menos de três meses, esta é a segunda consulta pública lançada pelo MECThinkstock
Hoje (17) é o último dia para participar da consulta pública sobre o aprimoramento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Interessados podem manifestar suas opiniões na página do MEC (Ministério da Educação).
A intenção do ministro da Educação, Cid Gomes, é tornar a prova digital, como forma de simplificar a logística e reduzir custos. A consulta está disponível na internet. É possível dar sugestões sobre a aplicação da prova, a ampliação do banco de itens e a segurança do exame.
A consulta pública Enem Digital traz três perguntas. A primeira pede sugestões para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame — linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Na segunda pergunta, os participantes podem sugerir medidas para aprimorar a logística, segurança e aplicação da prova. Na terceira, há espaço para comentários.
A nota do Enem é usada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram da última edição do exame, em 2014.
Em menos de três meses, esta é a segunda consulta pública lançada pelo MEC. A primeira colheu opiniões da população sobre a função do diretor nas escolas públicas de educação básica.
De acordo com o MEC, o resultado da consulta será usado para a criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas de ensino básico municipais, estaduais e federais de todo o país.
A realização de consultas públicas é orientação da presidenta Dilma Rousseff e deverá ocorrer, segundo o MEC, antes do lançamento de todos os programa da pasta.

FONTE: http://noticias.r7.com/educacao/termina-hoje-prazo-para-participar-da-consulta-publica-sobre-enem-digital-17032015

Nenhum comentário: