sábado, 7 de fevereiro de 2026

Ronco frequente? Especialistas explicam o que realmente ajuda a parar

Dicas incluem mudanças na posição ao dormir, cuidados com as vias respiratórias e ajustes no estilo de vida. Médicos alertam que, em casos persistentes, o problema pode estar ligado à apneia do sono e exige avaliação profissional

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Se o ronco é frequente e você já tentou de tudo, vale recorrer às orientações de um especialista. Algumas mudanças simples podem ajudar a reduzir ou até eliminar o problema, melhorando a qualidade do seu sono e também o descanso de quem dorme por perto.

Ao site Tom’s Guide, o médico do sono Raj Dasgupta explicou quais estratégias podem fazer diferença no combate ao ronco. Veja as principais recomendações.

Descartar apneia do sono
Segundo o especialista, o primeiro passo é confirmar que o ronco não está ligado à apneia obstrutiva do sono. Trata-se de um distúrbio ainda pouco diagnosticado, especialmente entre mulheres e após a menopausa.

Testar a terapia posicional
A chamada terapia posicional pode ajudar tanto no ronco quanto na apneia do sono. Existem diferentes formas de aplicá-la, que variam de acordo com o conforto e o orçamento de cada pessoa.

Usar recursos que incentivem dormir de lado
Caso trocar o colchão ou improvisar soluções caseiras não seja uma opção viável, há produtos específicos que ajudam a manter o corpo de lado durante a noite, posição que reduz significativamente o ronco.

Elevar a cabeceira da cama
Além de dormir de lado, manter a cabeça levemente elevada facilita a respiração e diminui a vibração dos tecidos da garganta, principal causa do ronco.




Com que frequência você deve trocar seus lençóis?

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Não há nada melhor do que se deitar em lençóis recém-lavados no final de um longo dia. Além do conforto, a roupa de cama limpa contribui para uma melhor qualidade do sono, saúde da pele e até mesmo para o bom humor. No entanto, muitas pessoas esperam muito mais tempo do que o recomendado pelos especialistas para lavar, muitas vezes semanas em vez de dias. A verdade é que seus lençóis acumulam muito mais do que você imagina: suor, oleosidade, células mortas da pele e bactérias.

Então, com que frequência você realmente deve trocá-los e o que acontece quando você dorme na roupa de cama suja? Clique para descobrir.

Não há nada melhor do que se deitar em lençóis recém-lavados no final de um longo dia. Além do conforto, a roupa de cama limpa contribui para uma melhor qualidade do sono, saúde da pele e até mesmo para o bom humor. No entanto, muitas pessoas esperam muito mais tempo do que o recomendado pelos especialistas para lavar, muitas vezes semanas em vez de dias. A verdade é que seus lençóis acumulam muito mais do que você imagina: suor, oleosidade, células mortas da pele e bactérias.

Então, com que frequência você realmente deve trocá-los e o que acontece quando você dorme na roupa de cama suja? Clique para descobrir.

SAIBA MAIS...

FONTEhttps://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/2347435/com-que-frequencia-voce-deve-trocar-seus-lencois

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Ministro da Saúde atribui resultado a políticas públicas

POR AGÊNCIA bRASILO Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2025, pelo menos 14,7 milhões de cirurgias eletivas em todo o país, maior número registrado em um ano. O resultado foi celebrado pelo governo federal nesta sexta-feira (6). 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento em Salvador, destacaram que o número está relacionado às políticas públicas. “Foram 14 milhões de cirurgias no ano passado porque estamos dispostos a acabar com a fila e fazer com que o povo pobre seja respeitado neste país”, afirmou o presidente. 

Padilha avaliou que o resultado deve ser celebrado também em função da parceria do governo federal com os estados, municípios, hospitais filantrópicos e privados que aderiram ao programa Agora tem especialistas e atenderam pacientes do SUS. Antes, o maior número de cirurgias foi registrado em 2024, com 13,6 milhões de procedimentos. 

“Acontece que, por conta da nova tabela do Agora Tem Especialistas, que paga um valor muito maior do que a antiga tabela SUS, isso estimula os estados, os municípios, os hospitais filantrópicos a realizarem os procedimentos”, afirmou o Ministério da Saúde. 

Atenção básica

Padilha, em entrevista à imprensa, disse que o SUS é o sistema público de saúde que mais faz cirurgia. No país todo, a previsão é distribuir um total de 150 combos cirúrgicos com foco na assistência hospitalar e outros 10 mil combos para unidades básicas de Saúde, aumentando a resolutividade da Atenção Primária no SUS. 

Na Bahia, o governo federal fez a entrega de 1.030 combos de equipamentos para ampliar o atendimento no estado nas unidades básicas de saúde. Foram entregues aparelhos como câmara fria para vacinas, balança digital e laser terapêutico para o tratamento de feridas e reabilitação, entre outros para a realização de exames na atenção primária. 

“As prefeituras receberam também 575 mil kits de telessaúde, uma revolução no SUS. Estamos entregando, também, mais 107 ambulâncias do Samu, e agora a Bahia tem 100% de atendimento do SUS”, disse Padilha.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2026-02/sus-teve-recorde-com-147-milhoes-de-cirurgias-eletivas-em-2025