Os registros incluem sintomas como ardência, inchaço, aftas, dores e irritações na boca, que em alguns casos comprometeram a fala e a alimentação.
POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que mais de 1,2 mil pessoas relataram reações adversas ao uso do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint até o final de maio. Os registros incluem sintomas como ardência, inchaço, aftas, dores e irritações na boca, que em alguns casos comprometeram a fala e a alimentação.A venda do produto foi inicialmente suspensa em março, quando apenas 13 casos haviam sido notificados. A restrição voltou a valer um mês depois, após a alta significativa nos relatos de reações adversas. Desde então, a comercialização do produto permanece proibida.
A agência também apura se os problemas podem estar relacionados a aromatizantes à base de óleos essenciais, conhecidos pelo seu potencial alergênico, além de corantes e aditivos usados para melhorar o sabor. A investigação segue em colaboração com a fabricante do produto.
"A Colgate segue os rígidos padrões das agências regulatórias e confia plenamente na qualidade e segurança de seus produtos", afirmou a empresa. A nota também ressaltou que, embora a maioria dos usuários não apresente problemas, uma pequena porcentagem de pessoas pode ter sensibilidade a ingredientes presentes em produtos de higiene.
A empresa orienta que consumidores que apresentem reações adversas interrompam imediatamente o uso do creme dental e busquem atendimento médico caso os sintomas persistam.
A restrição segue em vigor enquanto as investigações continuam, e a Anvisa não deu prazo para a conclusão do processo.
FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/2294026/mais-de-1-2-mil-pessoas-tem-reacao-a-pasta-colgate-venda-segue-proibida
Nenhum comentário:
Postar um comentário