Quem sofre com a tosse alérgica ou problemas respiratórios causados por alergias precisa apostas em medicamentos que ajudem a controlar a reação alérgica.
Nesse tipo de situação, os xarope que apenas tornam o catarro mais fluido não ajudam, porque não há muco seco (geralmente causado por inflamações). Assim, vale a pena utilizar ervas que atuem no controle da alergia. O mel hidrata as vias respiratórias e tem papel anti-inflamatório. Com relação às ervas a serem utilizadas, você pode escolher qualquer uma das indicadas abaixo.
Ervas Antialérgicas e Expectorantes
Aprenda a usar xaropes caseiros para alergias respiratórias
Veja as ervas que você pode utilizar para tratar a tosse alérgica e outros problemas respiratórios derivados da alergia:
Fazer o Xarope Caseiro
Para fazer o xarope em casa, você deve as cascas, flores, folhas e raízes da planta escolhida para fazer um chá. Para facilitar, veja a receita de todos as infusões clicando nos links acima.
Separe para a receite:
- 500 ml do chá escolhido
- 500 ml de mel puro
Em um recipiente limpo, misture bem os dois ingredientes. Depois coloque o líquido em uma panela, de preferência que não seja de alumínio, e leve ao fogo baixo. Vá mexendo o tempo todo com uma colher de pau. Mantenha o cozimento até que a mistura ganhe a consistência de um xarope (como uma calda). Depois que estiver frio, armazene em um recipiente de vidro escuro devidamente esterilizado e com rolha de cortiça. Se ficar em um local fresco e à sombra, o xarope dura até 3 meses.
Posologia
Compre em uma farmácia um copinho medidor para facilitar a dosagem. O ideal é tomar de 5 a 10 ml do xarope 3 vezes ao dia. Assim que acordar e antes de dormir são momentos fundamentais do dia para fazer udo do remédio.
Dicas Importantes
- Tome muito cuidado com a armazenagem do seu xarope caseiro. A dica é adquirir os vidros especiais para guardar remédios em farmácias ou lojas de produtos naturais. O xarope feito com mel pode cristalizar na geladeira e, por isso, deve ser guardado apenas em local fresco.
- As crianças pequenas devem tomar somente meia dose da indicação. O mesmo vale para idosos, que também têm o organismo mais sensível. Mas atenção, o uso de receitas caseiras pode ser perigoso para esses dois públicos e precisa ser acompanhado por um médico.
- Os diabéticos não podem fazer uso de xaropes por causa do alto teor de açúcar. Para as doenças respiratórias, o mel pode ter efeito expectorante, mas precisa ser evitado por quem tem diabetes. O ideal é tomar apenas o chá morno em pequenas quantidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário