sexta-feira, 16 de março de 2018

Motorista vai ter que fazer 2 balizas para tirar a CNH

A partir de junho, candidatos a tirar habilitação farão manobras paralela ao meio fio e perpendicular. Atualmente apenas uma delas é exigida.
Baliza é o terror dos candidatos à CNH
(Foto: Reprodução EPTV)
Por G1Se a prova da baliza já é o terror dos solicitantes da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B (carros de passeio), a situação deve piorar a partir de junho deste ano, quando os inspetores devem exigir duas manobras no teste, uma paralela à calçada e outra perpendicular.

Atualmente, apenas uma manobra do tipo é exigida. Quem define qual é necessária para passar na prova é o Detran de cada estado. Isso deve valer só até 5 de junho.

Para padronizar as provas em todo o país, o Contran publicou na última semana uma resolução que exigirá de todos os alunos os dois tipos de manobras.

Ou seja, para ser aprovado, o condutor deverá fazer uma manobra de estacionamento paralelo ao meio fio e também uma entrada perpendicular à calçada, simulando uma garagem, com a retirada do veículo.
LEIA MAIS EM...

SEMANA DAS ÁGUAS? O QUE É? COMO FUNCIONA? COMO PARTICIPAR?

XV SEMANA DAS ÁGUAS DO MACIÇO DE BATURITÉ ESTÁ BEM AMPLA

No ano de 2004, quando a CNBB nos chamava a refletir sobre a realidade dos recursos hídricos no Brasil, com a Campanha da Fraternidade, sobre o tema: Fraternidade e Água, com o lema: Água fonte de vida, fomos inspirados a começar uma ação pontual em Aracoiaba. Foi uma atividade muito trabalhosa de se fazer, porém muito prazerosa e alegre. Tanto é que já estamos na décima quinta versão e ousamos em continuar.

Encaramos a Semana das Águas, dentro de quatro aspectos, eixos ou dimensões: Religiosa (Vamos agradecer ao Deus da terra e da água sagrada, que Ele criou para ser fonte de vida pra todos os seres); Social (A luta das comunidades pelo acesso a água para beber, seja água encanada e tratada, seja água da cisterna); Econômica (A luta das Comunidades por água para produzir); Ambiental (Nossa busca pela formação de uma consciência ambiental e preservacionista de cuidadore(a)s das águas).

Poderíamos citar vários bons frutos colhidos nesta ação. Entre elas podemos citar: A conquista das cisternas de placas, cisternas calçadão, sistemas de abastecimento de água encanada em algumas comunidades e fortalecimento da luta das demais que estão na busca por este benefício; Sensibilização sobre a preservação das águas; envolvimento da Unilab na elaboração de um projeto de Revitalização do Rio Aracoiaba, que está pronto, faltando apenas o financiamento; distribuição de mudas de plantas nativas, camisas, bonés, panfletos, boletins...; Limpeza simbólica do Açude Aracoiaba; Seis Romarias das Águas; Várias visitas nas escolas; Várias palestras nas comunidades, entrevistas em rádio e reportagens em jornais e revistas; Vários eventos culturais e festivos; Produção de vídeos documentários e muitas outras conquistas.

No ano de 2015, a Semana das Águas rendeu homenagens às vítimas da perversa seca de 1915, pela passagem dos seus 100 anos. Foi feito o trabalho de resgate de histórias, que resultou na identificação de algumas vítimas da seca do quinze no Maciço de Baturité e a elas rendidas as merecidas homenagens, como foi o caso da 6ª Romaria das Águas em 22 de março de 2015, da localidade de Balança para Lagoinha (município de Aracoiaba), onde existem erguidos monumentos em memória de duas jovens que morreram de fome e de sede, cujas histórias o povo da região relata com emoção.

Nesta décima quinta versão da Semana das Águas, estamos dando passos mais largos, firmes e sólidos, com o apoio da Unilab, através da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL), que firmou compromisso vinculando a ação ao projeto do CNPq processo 441858/2017-1 e ainda a articulação com vários sujeitos institucionais do território maciço de Baturité e Governo do estado do Ceará – Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Entendemos ser esta uma ação coletiva abraçada a partir das diversas atividades que estarão acontecendo durante os dias 19 a 25 de março de 2018.
Todo (a)s nós, juntos, como consumidores de água e também somos poluidores vamos fazer da Semana das Águas um evento de consciência política para que possamos contribuir com o desenvolvimento e, consequentemente, a sustentabilidade do Planeta. Veja no verso, a programação, divulgue, participe!!.

Quer saber mais, acesse o vídeo no youtube, denominado: DOCUMENTÁRIO SEMANA DAS ÁGUAS ARACOIABA 2013. Embora carente de atualização, é um informativo que ajuda a entender um pouco dos objetivos da Semana das Águas, bem como da situação das águas no Maciço de Baturité
XV SEMANA DAS ÁGUAS DO MACIÇO DE BATURITÉ
TEMA: ÁGUA, SUSTENTABILIDADE E VIDA
De 19 a 25 de março de 2018


P R O G R A M A Ç Ã O G E R A L


Dia 19 de março (segunda) - DIA DE SÃO JOSÉ O PADROEIRO DO CEARÁ E DO INVERNO


JORNADA DAS ÁGUAS
Três ônibus partirão as 7 hs da manhã de Aracoiaba, para visitar os principais açudes públicos do Território Maciço de Baturité. Os mesmos seguirão três rotas distintas. Cada um, tem vaga para pelo menos 35 pessoas. As visitas consistem em conhecer os mananciais, observar suas condições do ponto de vista da quantidade e da qualidade da água, além de conversar com as famílias e lideranças locais sobre a realidade. No retorno para Aracoiaba (por volta de meio dia), teremos um almoço comunitário e uma partilha e sistematização do que foi observado.
Dia 20 de março (terça)
SEMINÁRIO TERRITORIAL DAS ÁGUAS
No Auditório da Unilab - Campus da Liberdade, acontecerá um momento de estudos e debates sobre o tema: Agua, Sustentabilidade e Vida, com a presença dos estudantes, das lideranças sociais, gestores, técnicos, políticos e povo em geral. Será um momento propicio para se propor e construir coletivamente, propostas de politicas publicas relacionadas a água no Território.
Teremos inicio as 8 hs da manhã com o Café da manhã e encerra ao meio dia com o Almoço.

Dia 21 de março (quarta)
INAUGURAÇÃO DO 'PROJETO ÁGUA PARA TODOS' DA COMUNIDADE TIGIPIÓ E REGIÃO

A partir das 15 hs, na Comunidade de Tigipió, os representantes do Projeto Água para Todos do Governo do Estado do Ceará, se farão presentes na região para celebrar a Inauguração do Sistema de Abastecimento d'água da Região de Tigipió e Maguray - Aracoiaba. Todas as Comunidades do entorno estão convidadas a participar. Na ocasião, a Comunidade de Tigipió, celebrar os 10 Anos de Fundação da Comunidade Kolping Tigipió.

IMPLANTAÇÃO DE BIODIGESTOR – ASSENTAMENTO NOVA ASSUNÇÃO - FINALIZAÇÃO
Conclusão da implantação do Biodigestor por ocasião da realização da Formação de Formadores
Em Tecnologias Sociais realizado no período de 15 a 18 de fevereiro de 2018com 40 horas de duração.

Dia 22 de março (quinta) - DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS
GRITO DAS ÁGUAS
Ato Público, realizado pela Intesol e o Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Aracoiaba, em frente à Unilab, chamando a atenção das pessoas sobre as diversas situações relacionadas à água
INTERVENÇÕES NAS ESCOLAS
Com palestras sobre a temática da água, um grupo de estudantes, professores da Unilab e bolsistas da Intesol, junto com a equipe da Semana das água, percorrerá as Escolas do Território Maciço de Baturité.
Dia 23 de março (sexta)
LIMPEZA E MANUTENÇÃO DAS CISTERNAS DE PLACAS E CISTERNAS CALÇADÃO
As lideranças das Comunidades, animadas pelo STTR de Baturité, INTESOL e o CETRA, estão mobilizando momentos de conscientização sobre os cuidados, manipulação, aproveitamento e uso da água de beber. Na parte da manhã será nos Candeias e a tarde na Manga Açudinho no município de Baturité

VISITAS AO DESALINIZADOR DO PROJETO ÁGUA DOCE EM JETIRANA – ARACOIABA
Dia 24 de março (sábado)
VISITAS DE EXPERIENCIAS COM USO DA ÁGUA
Na Comunidade de Carqueija dos Alves de Capistrano, serão visitas experiência implantadas pelo Instituto Sementes das Artes, que fazem o reuso da água.

Dia 25 de março (domingo)
7ª ROMARIA DAS ÁGUA
Começando as sete horas da manhã, haverá uma manhã de mística e espiritualidade (ecumênica), na Parede do Açude Tijuquinha e no Convento dos Padres Jesuítas em Baturité, encerrando ao meio dia, com o almoço partilhado (cada um(a) leva o seu farnel). Na oportunidade, haverá um momento cultural com a presença dos artistas da terra, entre eles, a menina Cecília do Acordeon, cantando e tocando sua sanfona.

LEIA MAIS...

XV SEMANA DAS ÁGUAS DO MACIÇO DE BATURITÉ ESTÁ BEM AMPLA


Descubra por que São José é o padroeiro do Ceará

O santo, pai de Jesus Cristo na tradição católica, é considerado padroeiro dos trabalhadores e das famílias. O dia para ele foi decretado em 1621 pelo papa Gregório XV
(Foto: Reprodução/ Canção Nova)
Por OPovoOnline - O dia 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do Estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

De acordo com o padre Gilson Soares, titular da paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Manoel Sátiro, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do Estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

O também assessor da regional Nordeste I do Centro de Valorização da Vida (CVV) diz que, geralmente, o dia dedicado a um santo tem a ver com a história desse, geralmente a data de sua morte ou martírio. No caso de São José, a exatidão é mais difícil, já que pouco se sabe sobre sua história. “A história de São José pouco aparece na Bíblia. Ele é um santo silencioso e humilde”, afirma o padre.

Ele esclarece que, para a Igreja, São José não tem uma relação direta com as chuvas, ainda que exista a tradição de que o santo “traz chuva”, principalmente entre os nordestinos. “São José é mais sobre família, também é protetor das viúvas e das vocações. Mas nada a ver com chuvas”, diz. Ele explica que a crença se fortalece apenas porque o dia de São José coincide com o conhecido mês das chuvas no Ceará. 

Dezenove de março é considerado dia santo para toda a Igreja Católica. Em Fortaleza, o feriado é estabelecido pela lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003. Também é feriado em Aracati, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Sobral, entre outros. E há lugares em que é feriado pela tradição, embora não haja decreto oficial. A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) informou não ser possível informar a lista de municípios nos quais há feriado.