sábado, 30 de setembro de 2017

Novo golpe do WhatsApp promete cupom grátis e já fez 400 mil vítimas

Novo golpe do WhatsApp forja cupom de desconto da rede 'O Boticário'

POR OLHAR DIGITAL
(Foto: reprodução / TheHackToday)
A empresa de segurança eletrônica PSafe informou nesta sexta-feira, 29, que um novo golpe tem se espalhado pelo WhatsApp. A ameaça volta a usar o nome da loja de cosméticos O Boticário, com a promessa de entregar um cupom grátis no valor de R$ 150 para compras na rede.
Obviamente, o tal cupom é falso e a promoção é um golpe. O link para a promoção é compartilhado por WhatsApp e leva a vítima a uma falsa página com o logo do O Boticário. O usuário precisa responder três perguntas e, em seguida, é levado a cadastrar seus dados num serviço de SMS pago.
A vítima acaba sendo obrigada a pagar por mensagens recebidas por SMS sem saber. Em algumas variantes do golpe, o usuário é levado a baixar aplicativos maliciosos que podem trazer vírus para o celular. Em seguida, a pessoa é incentivada a compartilhar a falsa promoção com mais usuários.
Reprodução
Não é a primeira vez que o nome da rede O Boticário é usado num golpe para WhatsApp. Em abril, uma outra falsa promoção prometia um vale-presente no valor de R$ 500 da loja de cosméticos. Em cinco dias, o golpe teria feito 50 mil vítimas. Já a nova armadilha fez 400 mil vítimas em apenas três dias, de acordo com a PSafe.
"É preciso que as pessoas fiquem atentas a qualquer tipo de promoção exagerada que chega por mensagens, checando sempre se o benefício é real, ao entrar em contato diretamente com a empresa", recomenda a empresa de segurança que denunciou o novo golpe.