quarta-feira, 29 de março de 2017

Adeus, piscina: Thiago Pereira anuncia aposentadoria

Thiago Pereira é recordista de medalhas na
história do Pan (Foto: AFP)
Nadador de 31 anos decidiu abandonar as piscinas e se dedicar a projetos pessoais

Thiago Pereira vai abandonar as piscinas. Prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e recordista de medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos, o nadador de 31 anos anunciou a sua aposentadoria  nesta quarta-feira (29).

O comunicado oficial foi feito durante o Prêmio Brasil Olímpico, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O evento premia os melhores atletas do país em 2016. O anúncio de Thiago não estava previsto na organização do evento e seria uma surpresa, mas a informação foi vazada antes.
No ano passado, Thiago Pereira afirmou que tentaria vaga na Olimpíada de Tóquio-2020, quando teria 34 anos. No entanto, depois do Rio-2016, quando terminou em sétimo lugar nos 200m medley, o brasileiro disse que só nadaria por mais uma competição, o Troféu José Finkel, em setembro.
Com seu contrato com o Minas Tênis Clube encerrado, o brasileiro também deixou Los Angeles, cidade onde treinava, e decidiu morar em São Paulo com a esposa, Gabriela. Ele segue os treinos na capital paulista, mas apenas como forma de se exercitar.
Recentemente, o brasileiro recebeu convites para assinar com alguns clubes, mas todos foram negados com a justificativa de que o nadador "pretende se deve se dedicar a projetos pessoais". Um deles é a clínica de natação que desenvolveu e os seminários que promove.
Na carreira, Thiago Pereira disputou seis Mundiais e ganhou três medalhas - uma prata e dois bronzes. Além disso, ele foi quatro vezes ao pódio em Mundiais em piscina curta (25 m) e chegou a bater o recorde mundial dos 200 m medley, em 2007. Um dos momentos mais importantes da sua carreira aconteceu em 2012, quando ele chegou em segundo lugar nos 400 m medley, na Olimpíada de Londres.
Pereira disputou quatro edições de Pan-Americanos e faturou 23 medalhas, um recorde na história do campeonato.