quinta-feira, 19 de outubro de 2017

MEC libera manual de redação do Enem 2017

POR CANAL DO ENSINO - 
Postado por: Lidianery Massari
Olá, leitor!
MEC libera cartilha do participante ou Manual de Redação Enem 2017, o mesmo foi divulgado no portal do Inep e os candidatos já podem realizar o download para conferir quais serão as metodologias gerais de avaliação.
O Enem é uma oportunidade enorme para todos os estudantes que querem garantir uma vaga em uma Universidade ou em algum programa ativo do Governo.
E a cartilha do participante foi elaborada especificamente para auxiliar e apoiar os estudantes no momento de estudo, pesquisa e desenvolvimento da Redação do Enem. Confira agora as principais informações sobre o Manual da Redação.

A Redação do Enem 2017

A característica principal da redação do Enem é dissertativa-argumentativa. Neste tipo de redação, você deverá defender uma tese sobre o tema proposto, apresentar seus argumentos, que deverão estar contidos no desenvolvimento do texto e por fim trazer uma conclusão para o problema levantado no tema.
Em relação à nota geral da redação, cada competência será equivalente a 200 pontos, totalizando 1.000 pontos. É necessário conhecimento aprofundado das regras de língua portuguesa como: acentuação, coesão, coerência, escrita formal e outras questões do atual acordo ortográfico.
Vale ressaltar ainda, que uma das mudanças atuais do Enem é a ordem das provas. Neste ano a Redação será a primeira prova a ser realizada e avaliada, dada tamanha importância da Redação.

Competências exigidas no Manual da Redação do Enem 2017

A redação do Enem é avaliada, tendo como base, as 5 competências fundamentais para a construção de um texto. Lembrando que o texto deve discorrer normalmente e todas estas competências devem se inter-relacionar durante a construção do texto, para dar uma objetividade e uma textualidade maior a sua argumentação. Veja abaixo quais são as 5 competências exigidas na Redação do Enem 2017:

Competência 1

É basicamente o domínio da escrita formal da língua portuguesa, que é sempre relacionada a textos de modalidade dissertativa-argumentativa. Esta competência se refere a adequação do texto, quando falamos em regras gramaticais e escrita fluida.

Competência 2

A competência 2 diz respeito à compreensão e interpretação do tema proposto. Desta maneira, o candidato deverá construir e desenvolver o texto baseado em argumentos específicos que sejam relacionados diretamente com o tema.

Competência 3

A competência 3 diz respeito à forma como o candidato seleciona e reúne as informações, ideias e conceitos dentro do texto. É basicamente denominada como a coerência e plausibilidade de suas ideias dispostas no texto.

Competência 4

A avaliação desta competência consiste em observar se o candidato possui conhecimento dos mecanismos linguísticos que constituem uma argumentação. Uma das principais regras é que haja uma relação entre as frases e cada parágrafo de sua argumentação.

Competência 5

A última competência é a avaliação da conclusão ou apresentação de proposta de intervenção para o tema proposto. A proposta deve ser clara e objetiva, devendo ser coerente com a tese e os argumentos apresentados no desenvolvimento do texto.
A principal regra de avaliação da proposta é que o autor deve estritamente respeitar os direitos humanos, não rompendo de maneira alguma os valores da cidadania, liberdade e diversidade cultural.

Preparado para a redação do Enem?

Para ter um bom desempenho na redação do Enem 2017, vale a pena estudar e pesquisar muito sobre o tema proposto, estudar interpretação, analisar os textos motivadores que se relacionam com o tema e principalmente estudar como elaborar uma proposta de intervenção.
Para te ajudar a desenvolver melhor cada competência exigida, a cartilha apresenta também as melhores redações nota 1.000 que já passaram pela história do Enem. Logo em seguida também há os comentários de avaliação sobre cada texto, vale a pena dar uma conferida.
Para maiores informações, conferir as redações nota 1.000 e quesitos de avaliação, basta clicar neste link aqui para fazer o download do Manual da Redação Enem 2017 e neste link aqui para acessar a cartilha do participante em libras.
Até breve!

Nenhum comentário: