quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Google e Facebook se unem para construir cabo submarino mais rápido do mundo

Por Olhar Digital
Em um raro momento de parceria, dois gigantes da tecnologia se uniram para investir na construção do que será o cabo de internet submarino mais rápido do mundo. Google e Facebook apoiam um projeto que pretende levar dados de Los Angeles (EUA) a Hong Kong (Japão) a 120 terabits por segundo.
O Pacific Light Cable Network, como está sendo chamado o projeto, deve ficar pronto em 2018 com mais de 12 mil quilômetros de extensão. Quando foi anunciada no ano passado, ainda sem os nomes de Google e Facebook envolvidos, estimava-se que a obra custaria US$ 400 milhões.
A estrutura é composta por cinco pares de fibra óptica, sendo que cada par é capaz, sozinho, de trafegar 24 terabits por segundo. O Google diz que cada empresa que investiu no projeto terá uma porção do cabo para tráfego exclusivo.
O Google já investiu em outros cinco cabos submarinos de alta velocidade. Já o Facebook, por sua vez, recentemente se uniu à Microsoft na construção de um cabo de 160 terabits por segundo - mais rápido que o novo projeto, mas também 50% mais curto.