sexta-feira, 22 de abril de 2016

Criações que mudaram o século XX

CANAL DO ENSINO
Postado por: Redação

Olá, leitores!
Hoje, veremos algumas das principais criações que mudaram o século XX. Você vai se surpreender!
Após terminar de ler este artigo, você terá que agradecer a muita gente por te proporcionar tantos privilégios, em pleno século XXI.
Você já parou para pensar a origemdas coisas? Por exemplo, seja do seu óculos que está te ajudando a lereste texto ou até de grandes satélites responsáveis pela observação douniverso?
Enfim, algumas criações revolucionaram a história e mudaram completamente o rumo da humanidade. Ou você acha que tudo foi sempre tão fácil como é hoje em dia?
Para matar a curiosidade dos interessados, selecionamos algumas criações que mudaram o século XX e que alteraram o modo de vida de todos.
1 Computador
Antes do computador, máquinas de escrever eram fundamentais entre os mais ricos. Até o matemático Alan Turing, conhecido como ‘Pai da ciência da computação’, formulou o conceito de algoritmo e desenvolveu o computador moderno. Os primeiros aparelhos tinham aproximadamente 30 toneladas e só grandes empresas possuíam tal tecnologia.
A popularização dos computadores acontece na década de 1980, com os produtos da Apple, idealizados por Steve Jobs.
2 Internet
A grande responsável pelos novos modelos de comunicação, pesquisa e até trabalho foi uma criação do século passado.
A ideia de montar redes de computadores surgiu em 1960, época da Guerra Fria, com o objetivo de transmitir dados entre redes militares. A World Wide Web (rede mundial de computadores) foi criada em 1992, pelo cientista Tim Berners-Lee. Após alguns anos, popularizou-se pelo mundo.
3 Televisão
O meio de comunicação mais presente na casa das pessoas foi criado em 1923, pelo engenheiro russo Vladimir Zworykin, que patenteou o tubo iconoscópico para câmara de televisão. Já o primeiro sistema analógico aconteceu em 1924.
4 Avião
aviao-do-seculo-xx
A invenção de se transportar pelos ares causou muita polêmica no século passado, assim como a confusão de quem tenha feito o primeiro voo. De acordo com a Federação Aeronáutica Internacional, o primeiro voo público de Dumont aconteceu em 1906. Já o primeiro voo documentado dos irmãos Wright foi no ano de 1903.
5 Fibra Ótica
A grande responsável pelos avanços da telecomunicação fora criada em 1952, pelo físico indiano Narinder Singh Kapany.
6 Energia Nuclear
A fissão de energia nuclear foi descoberta alguns anos antes, mas a primeira reação em cadeia foi supervisionada pelo físico italiano Enrico Fermi e aconteceu no ano de 1942.
7 Penicilina
Em 1928, o médico Alexander Fleming fez uma grande descoberta no ramo da medicina, o antibiótico natural penicilina. A descoberta foi responsável por grandes contribuições à sociedade da época, que sofria com doenças infecciosas de origens bacterianas.
8 Radar
O primeiro dispositivo para detectar objetos a longas distâncias (radar) foi construído pelo cientista alemão Christian Hülsmeyer, no ano de 1904.
Deu para perceber que a vida era bem mais complicada antes dessas criações que mudaram o século XX? Mas, agora, em pleno século XXI, temos grandes mordomias, e por isso temos o dever de aproveitá-las.
Sente em seu sofá, vendo sua novela na televisão, enquanto compra uma passagem de avião pela internet, e seja feliz!
Até a próxima!