quinta-feira, 14 de abril de 2016

Paracetamol pode afetar capacidade de tomar decisões

Analgésico usado comumente para dor de cabeça também pode prejudicar capacidade de identificar erros, segundo pesquisa

Pixabay
LIFESTYLE MEDICAMENTO


Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, fizeram uma descoberta preocupante para os adeptos da auto-medicação. O uso de paracetamol, analgésico bastante utilizado para dores de cabeça, pode prejudicar sua capacidade de identifcar erros e tomar decisões, diz a Revista Exame.

Os cientistas dizem que esse efeito colateral dificilmente é percebido pelos pacientes. Embora esse seja o primeiro estudo a demonstrar consequências comportamentais após o uso do remédio, muitos estudos já comprovaram os malefícios que a substância pode provocar no fígado.
Método
O experimento envolveu 62 voluntários. Metade deles ingeriu 1.000 miligramas (dose máxima para consumo seguro) do remédio, enquanto o outro grupo tomou placebo. Enquanto eram monitorados por um encefalograma, eles tiverem de fazer um teste simples: apertar um botão toda vez que a letra F aparecesse na tela. Caso a letra E fosse mostrada, eles não deveriam apertar a tecla.
O grupo que usou o remédio não só apertou mais vezes o botão após a letra E ser exibida como deixaram de pressionar a tecla na vez da letra F algumas vezes. A pesquisa foi publicada no periódico Journal Science Cognitive and Affective Neuroscience.

Aracoiaba conquista Selo Prefeito Empreendedor


Postado por 
ARACOIABA NEWS

O prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro, receberá no dia (25/04), o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor (PSPE), concedido pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Ceará (SEBRAE/CE) a gestores municipais de todo o Ceará que implementaram projetos que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. A solenidade será realizada no Centro de Negócios do SEBRAE, na Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Fortaleza/CE.
O município de Aracoiaba se destacou na implantação de projetos de incentivo aos pequenos negócios e à modernização da gestão pública na categoria “DESBUROCRATIZAÇÃO E FORMALIZAÇÃO”. Além disso, desburocratizou o processo de formalização de empresas, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

O selo Prefeito Empreendedor foi concedido pelo Sebrae em reconhecimento aos esforços de implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município, que tem buscado apoiar de todas as formas os pequenos negócios locais, tendo inclusive instalado a Sala do Empreendedor onde é oferecido atendimento diferenciado aos pequenos empreendedores.
Para o prefeito Antônio Cláudio a prefeitura precisa jogar no time dos empreendedores. Segundo ele, a pequena empresa precisa estar no centro da agenda de desenvolvimento de todos os municípios que querem prosperar. “É preciso incentivar de todas as formas possíveis o desenvolvimento das pequenas empresas que geram emprego e renda”.