quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Quase 40 milhões ficarão sem segurança na internet em 1º de janeiro

Por Redação Olhar Digital

(Foto: Reprodução)
Diversos países emergentes ao redor do mundo, assim como alguns cidadãos brasileiros, ficarão parcialmente desprotegidos ao navegar na internet já nas primeiras horas do dia 1 de janeiro de 2016. Ao todo, serão quase 40 milhões de usuários deixados para trás com a atualização dos protocolos de segurança da web.

Hoje, ao usar o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge, um ícone de um cadeado e a sigla HTTPS surgem no início da maioria dos endereços eletrônicos disponíveis na web. Isso indica que a página que você está tentando acessar é devidamente criptografada e segura - como o Facebook e o Gmail.

O certificado que garante a um site sua segurança é conhecido atualmente como SHA-1. Contudo, o CA/Browser - grupo que determina quais páginas ganham essa certificação - decidiu que o SHA-1 não é mais tão seguro, e, a partir de 1 de janeiro de 2016, só emitirá certificados no padrão SHA-2.

É aqui que entra o problema. Navegadores ou sistemas operacionais mais antigos não possuem suporte para o novo padrão, e, por isso, não serão capazes de validar a autenticidade de páginas como a do Facebook e outras áreas criptografadas da internet. Na prática, celulares lançados há mais de 5 anos, por exemplo, não terão mais a mesma segurança para navegar na web.

Dependendo da plataforma e do navegador usado, é possível que esses sites sequer sejam liberados para o usuário que não tiver suporte ao SHA-2. Na China, por exemplo, cerca de 6% dos internautas serão afetados pela mudança, que atinge principalmente mercados emergentes.

Organizações como a CloudFlare e o próprio Facebook já se mobilizam para evitar que 40 milhões de pessoas sejam prejudicadas na virada do ano. A rede social já até apresentou sua alternativa: construir um mecanismo de código aberto que permita aos desenvolvedores habilitarem versões mais antigas de seus browsers ao SHA-2.

Se você usa uma versão do Google Chrome superior à 39; Mozilla Firefox 37 ou mais novo; ou Microsoft Edge, navegador padrão do Windows 10; não há com o que se preocupar. Esses browsers já possuem suporte ao padrão SHA-2. Mas se estiver em um Android 2.2, ou mesmo no Windows XP, seus dias de segurança na web estão contados. Pelo menos enquanto uma solução definitiva não for encontrada.


FONTE: Olhar Digital

Eduardo Cunha faz perfil no Telegram após bloqueio do WhatsApp

O que não se sabe é se Cunha recuperou o celular apreendido na Operação Lava Jato ou se adquiriu um novo chip

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Isso não é mais uma piada que surgiu por conta do bloqueio do WhatsApp. O presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB - RJ), abriu na manhã de hoje uma conta no aplicativo Telegram. A informação é da coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo.
O aplicativo está fazendo sucesso principalmente pelos stickers, imagens criativas - desde Inês Brasil até Gretchen -  que podem ser enviadas como mensagens. O que não se sabe, segundo a publicação, é se Cunha recuperou os aparelhos apreendidos pela Operação Lava Jato ou se adquiriu um novo chip.
Eduardo Cunha faz perfil no Telegram após bloqueio do WhatsApp
(Foto: EBC)
"O número utilizado é o mesmo que estava conectado ao WhatsApp", afirmou o jornal. Denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob a acusação de envolvimento no petrolão, Cunha  teve o celular apreendido pela PF.
Na ocasião, ele disse ter considerado normal a ação policial, incluindo a apreensão de seu aparelho de telefone celular. Afirmou ainda que a operação é um indicativo de que os investigadores não têm provas contra ele. “O celular é normal quando eles fazem busca e apreensão. Recolhem para fazer a captação dos dados e me devolvem”, disse ele, acrescentando que os policiais levaram ainda papéis de sua casa.

FONTE: Correio 24 Horas

Desembargador de São Paulo determina desbloqueio do WhatsApp no Brasil


Ícone do aplicativo de conversa Whatsapp em um smartphone (Foto: Fábio Tito/G1)O desembargador Xavier de Sousa, da 11ª Câmara do tribunal de Justiça de São Paulo, acabou de determinar o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. Os ofícios com a determinação serão expedidos nesta quinta-feira, 17, informou a Justiça de São Paulo ao O POVO Online
Segundo o TJSP, o julgamento do mérito do recurso será analisado pela 11ª Câmara Criminal. Xavier destacou que “em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa” em fornecer informações à Justiça.
“É possível, sempre respeitada a convicção da autoridade apontada como coautora, a elevação do valor da multa a patamar suficiente para inibir eventual resistência da impetrante”, completou. 
Xavier havia dado precedente favorável ao desbloqueio em outras duas decisões envolvendo impugnação de quebra de sigilo.

Horóscopo diário de 17/12/2015

Horóscopo Diário

Site Horóscopo Diário:

Atualizado: horoscopodiario.com.br
FRASE DO DIA:"Pessimismo leva à fraqueza, otimismo ao poder." William James + mais frases
NOVIDADE:

Vagas abertas para concursos: só concursos públicos

VEJA AGORA O SEU:
HORÓSCOPO diário de hoje

PREVISÕES DOS SIGNOS ABAIXO:

WhatsApp é bloqueado por 48 horas no Brasil

FOTO: Brent Lewin / Bloomberg
FOTO: Brent Lewin / Bloomberg
O aplicativo WhatsApp saiu do ar a partir de meia-noite desta quinta-feira e estará bloqueado para uso por 48 horas. As operadoras de telefonia móvel receberam o ofício da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo, na tarde de hoje. Com isso, Oi, Vivo, TIM e Claro terão de cumprir a determinação. Segundo o Telebrasil, que reúne as companhias, a medida pegou as operadoras de surpresa.
Segundo a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, a decisão foi proferida em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. “Isso porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento. Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques”, disse o Tribunal em nota à imprensa.
— A decisão pegou as operadoras de supresa.O pior é que as companhias não terão alternativa — disse Eduardo Levy, diretor-executivo da Telebrasil. — Toda essa ação prejudica o consumidor e afeta milhões de usuários da noite para o dia em todo o Brasil. Não dá nem tempo para fazer uma comunicação com os clientes, que vão achar que o problema é com a operadora. Esse tipo de medida não é do interesse das teles.
Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, “o bloqueio não é a solução, pois é desproporcional e prejudica milhões de usuários”.
Mas, segundo fontes, as próprias operadoras de telefonia já se movimentam para entrar com liminar para derrubar a decisão judicial do bloqueio do aplicativo de mensagens de texto e voz. A alegação, segundo essas fontes, é que a interrupção do serviço prejudica a própria companhia de telefonia.
— Recentemente, houve um episódio no Piauí, que determinou o bloqueio do WhatsApp e foram as próprias teles que derrubaram a decisão — disse uma das fontes.
OI VAI RECORRER DA DECISÃO
Há alguns meses, o presidente da Telefônica Vivo, Amos Ganish, criticou o aplicativo ao dizer que o WhatsApp era uma companhia “pirata” ao permitir o uso de ligações entre usuários dentro do aplicativo. Porém, ao mesmo tempo, o WhatsApp é uma das principais fontes de receita de dados para as empresas. Em alguns casos, TIM e Claro já firmaram parceria comercial com Facebook (dono do WhatsApp), permitindo o uso gratuito entre os usuários.
Luiz Gustavo de Oliveira Ramos, advogado especialista do setor de Telecom, sócio do escritório Oliveira Ramos e Advogados Associados, disse que os consumidores são os principais prejudicados.
— São os usuários que sofrem e são punidos com a indisponibilidade do serviço, não a empresa; antes de deferir uma medida como essa, o juiz deveria levar em conta o impacto na vida dos usuários — disse Ramos.
Claro, TIM e Vivo não comentaram, assim como WhatsApp. A Oi, que vai cumprir a decisão, informou “que foi intimada a cumprir decisão judicial que determina o bloqueio do aplicativo WhatsApp em toda a sua rede no Brasil. A decisão estabelece que o bloqueio seja feito a partir da 00h00 seguinte ao recebimento da intimação, pelo prazo de 48 horas”. A companhia disse ainda que, “diante do notório impacto que o bloqueio causará a todos os clientes da Oi, tomará todas as medidas judiciais cabíveis que possam preservar os interesses dos consumidores”.
Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg, cofundador e presidente-executivo do Facebook, comentou nesta quinta-feira (17) o bloqueio do Whataspp no Brasil e falou que este é “um dia triste para o páis”. Também citou que está “trabalhando duro para reverter a situação”. “Até lá, o Messenger do Facebook continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens”, escreveu ele em mensagem publicada em sua página pessoal (leia a íntegra abaixo).
Hoje à noite, um juiz brasileiro bloqueou o WhatsApp para mais de 100 milhões de usuários do aplicativo no país.
Estamos trabalhando duro para reverter essa situação. Até lá, o Messenger do Facebook continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens.
Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online.
Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz.
Esperamos que a justiça brasileira reverta rapidamente essa decisão. Se você é brasileiro, por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo.
‪#‎ConectaBrasil ‪#‎ConecteoMundo
Com informações do O Globo
FONTE: Ceará Agora