sábado, 12 de dezembro de 2015

Professoras cearenses ganham prêmio por iniciativas que buscam o fim do bullying e brigas no recreio

Por Tribuna do Ceará em Educação
As ações se estenderam para fora da sala de aula do 5º ano, contagiando diretores, coordenadores e outros alunos

Professor Nilza Cunha comemora premiação com alunos (FOTO: Divulgação)
Professor Nilza Cunha comemora premiação com alunos (FOTO: Divulgação)
O Instituto TIM promoveu nesta sexta-feira (11), em Fortaleza, a cerimônia de entrega do Prêmio TIM Faz Ciência, que homenageou professores que se destacaram durante o ano de 2015 dentro do programa de mesmo nome.
Na solenidade, realizada no Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza (Unifor), foram premiadas as professoras Elisângela Oliveira Pereira, do 5º ano da EMEF José Ferreira da Costa, em Aquiraz, e Nilza Maria Morais Cunha, do 5º ano da EM Quintino Cunha, na capital. Os demais homenageados foram os profissionais Suelen de Araújo Santos de São Bernardo do Campo (SP), Alires Jakobowski de Massaranduba (SC) e Ednéia Patrícia Dias de Florianópolis (SC).
As professoras cearenses destacaram-se com iniciativas que buscam o fim do bullying e brigas no recreio entre colegas, por meio de conversas e brincadeiras saudáveis, proporcionando assim uma melhor convivência entre os alunos. As ações se estenderam para fora da sala de aula do 5º ano, contagiando diretores, coordenadores e outros alunos, resultando numa melhora para toda a escola.

“Sem a colaboração de toda uma equipe, que acreditou no Tim Faz Ciência nós não estaríamos aqui, foi um trabalho conjunto dos profissionais do colégio e dos alunos. Com essa experiência, eu tenho a certeza que a vida dos meus alunos nunca mais será a mesma”, falou a professora Nilza Cunha, que levou toda a turma do 5º ano a entrega do prêmio. Elisângela Pereira do município de Aquiraz também falou emocionada sobre a homenagem: “O conhecimento que adquirimos nessa experiência ninguém vai tirar da gente, é algo que vamos levar para a vida toda”, finalizou a professora.
Sobre o evento
O TIM Faz Ciência é uma iniciativa do Instituto TIM que convida professores e estudantes de 4º e 5º anos de ensino fundamental, a explorar operações intelectuais próprias à produção de conhecimento científico: observar, verificar, classificar, questionar, definir, aplicar e generalizar.
O programa foi elaborado a partir da afirmação de um dos pensadores mais importantes do século XX, Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade, a tecnologia. Ele diz que todo o conhecimento que produzimos é resultado de operações intelectuais.
Essas operações se tornaram os sete procedimentos usados pelos cientistas para produzir e validar o conhecimento científico. E o TIM Faz Ciência está organizado sobre essa ideia. Todas as aulas, histórias, textos e atividades do programa foram elaborados para que as crianças participantes não só realizem essas operações, mas, principalmente, aprendam a reconhecer, a aprimorar, a falar sobre cada uma delas. Realizado desde 2014, o programa envolve mais de 120 mil estudantes e cerca de 3.500 professores de escolas públicas de 232 municípios pelo Brasil.
FONTE: Tribuna do Ceará

Comunidade de Várzea da Onça é beneficiada com o Programa Água Para Todos

Postado por 
ARACOIABA NEWS

A Prefeitura de Aracoiaba realiza diversos avanços para comunidades rurais, com objetivo de levar água de qualidade. Os novos sistemas de abastecimentos de água em construção se tornam realidade para os moradores que conviviam com as dificuldades encontradas no dia-dia. Em parceria com a Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretária Municipal de Agricultura e associações comunitárias.
O Programa Água Para Todos está levando água para diversas localidades dos municípios de Aracoiaba, bem como na região do Distrito de Ideal (Várzea da Onça). 
O sistema é composto ainda de casa de química, reservatório de água de lavagem, estação elevatória de água tratada, dois reservatórios com capacidade para 50 metros cúbicos e 100 metros cúbicos, respectivamente. Além disso, será implantada uma rede de distribuição com tubulação e instalados de unidades com hidrômetros.
Para o Prefeito de Aracoiaba, a construção desses sistemas de abastecimento de água para as comunidades são esforços para garantir as famílias água de qualidade. “Nosso objetivo é atender todas as comunidades que não possui abastecimento de água com serviços de qualidade, para isso a Prefeitura tem priorizado essas reivindicações e o inicio da construção desses sistemas é para amenizar um sofrimento antigo dos moradores com a falta de água”. O prefeito ainda explica que outras comunidades do município foram beneficiadas com o Programa “Água Para Todos”.
O Secretário de Agricultura do município, Helder Paz, cita que atual administração tem garantido as famílias da zona rural diversas melhorias. “São investimentos que garantirão uma tranqüilidade para as comunidades e atual gestão vem dando condição para universalizar o acesso à água de qualidade.” explica Helder Paz.

Fotos: Flávio Silva