domingo, 28 de junho de 2015

Dilma cumpre agenda com empresários brasileiros em Nova York hoje

Visita incluirá encontro com o presidente Barack Obama

Jornal do Brasil

A primeira agenda oficial da presidente Dilma Rousseff nos Estados Unidos será neste domingo (28/6) às 11h (10h no horário de Brasília), com empresários brasileiros. A presidente desembarcou por volta das 20h deste sábado (27), acompanhada de comitiva de ministros, no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York para cumprir agenda política e econômica nos Estados Unidos até a próxima quinta-feira (2/7), de acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República.
A visita incluirá encontro com o presidente norte-americano, Barack Obama. Além de retomar diálogo com o governo norte-americano, aviagem tem como objetivo atrair para o Brasil investimentos em infraestrutura.
Dilma recebe cumprimentos no hotel na chegada a Nova York
Dilma recebe cumprimentos no hotel na chegada a Nova York
Nos quatro dias em que permanecerá nos Estados Unidos, Dilma terá compromissos em Nova York, Washington e São Francisco. Nas três cidades, terá encontros com empresários dos setores financeiro, manufatureiro, de investimentos, tecnologia e inovação.
A comitiva presidencial é formada pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Jaques Wagner (Defesa), Joaquim Levy (Fazenda), Renato Janine Ribeiro (Educação), Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Nelson Barbosa (Planejamento), Ricardo Berzoini (Comunicações), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Kátia Abreu (Agricultura) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), além do assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
FONTE:
JORNAL DO BRASIL

"Quem criminaliza o adolescente contribui para o desmantelamento familiar"

Conselheiro tutelar critica movimento que defende redução da maioridade penal


Jornal do Brasil
Cláudia Freitas

Pelo menos duas vezes na semana, Edmilson Ventura, um dos mais respeitados conselheiros tutelares atuando no Rio de Janeiro, se desloca da sua residência na Zona Norte da cidade para prestar consultoria em uma sala localizada no Centro, para um público formado por candidatos que sonham ocupar o cargo no Conselho Tutelar. Nas aulas ministradas por ele visando as eleições que vão acontecer em agosto, um assunto tem se destacado e causado bastante polêmica: a emenda à Constituição (PEC) da redução da maioridade penal (171/93), que responsabiliza criminalmente jovens de 16 a 17 anos.
"Eu sou contra [a redução da maioridade penal]", diz, categoricamente, Ventura. Para ele, a emenda representa uma forma da "sociedade resolver uma questão criada por ela mesma". Seguindo a linha de pensamento do conselheiro, a rua não produz jovens infratores, mas quando uma criança ou adolescente faz dela a sua moradia, é porque a família, acima de tudo, falhou, não cumprindo o seu papel de acompanhar a rotina deste jovem e nem de dar o apoio necessário para o seu desenvolvimento social. Ele estende esse comprometimento para a sociedade, que teria a obrigação de exigir do poder público o cumprimento das leis voltadas para proteger os menores. "Tem que ter coragem para resolver o problema na sua causa e não aprovar medidas de defesa", diz. 
Edmilson Ventura
Edmilson Ventura
É na realidade vivenciada por Ventura na sua rotina de trabalho no Conselho Tutelar, atendendo ao bairro de São Conrado, localizado na Zona Sul carioca, que inclui a comunidade do Conjunto de Favelas da Rocinha, que ele encontra a base teórica necessária para afirmar que a redução da maioridade penal é completamente "desnecessária e injusta". Ele observa, no contato com as famílias atendidas, que a maioria delas nunca recebeu do poder público o apoio fundamental para a sua adequada manutenção social. Por este motivo, tiveram um crescimento sem planejamento familiar, com muito filhos e sem a condição mínima de criá-los. "Muitas não têm condições de criar nem um rato", dispara. "Não adianta apenas endurecer as leis se o próprio Estado não as cumpre", diz o conselheiro, se referindo ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Sobe para 500 número de feridos em parque de diversões em Taiwan

Agência Brasil

Subiu para 509 o número de feridos em uma explosão, ontem (27), num parque de diversões em Taiwan, quando o pó colorido lançado sobre a multidão se incediou. Dentre os feridos, 188 estão em estado grave, de acordo com balanço divulgado hoje (28) pelas autoridades locais.
Os feridos foram transportados para hospitais na cidade de Nova Taipé, no Norte da ilha, e para as cidades próximas de Taipé (capital) e Taoyuan, segundo as autoridades de saúde locais.
A explosão ocorreu quando centenas de pessoas estavam concentradas no parque de diversões aquáticas “Formosa Fun Coast”. Imagens difundidas nas televisões locais mostram participantes dançando sob uma nuvem de pó multicolor que de repente se incendeia e transforma as vítimas em tochas humanas.
"A razão pela qual as queimaduras foram tão graves é porque, além de ter atingido a pele, houve lesões nos órgãos respiratórios dada a elevada quantidade de pó inalado," disse o vice-diretor dos Serviços de Saúde da cidade de Nova Taipé, Lee Lih-jong. As próximas 24 horas vão ser críticas para os que ficaram gravemente feridos, acrescentou.
Lee disse que os detalhes sobre as idades das vítimas ainda não estavam disponíveis, mas que "eles pareciam todos jovens, na casa dos 20 anos, ou mesmo mais novos".
O fogo foi rapidamente extinto, segundo as autoridades. Cerca de 1 mil pessoas participavam no festival "Color Play Asia" no parque aquático.
FONTE:
JORNAL DO BRASIL