quarta-feira, 17 de junho de 2015

VÍRUS - Zika tem outras formas de contágio

Após várias epidemias de dengue e primeiros casos confirmados de febre chikungunya, agora chegou o zika vírus para tirar o sono dos médicos e da rede pública de saúde no Brasil. E o pior: a doença não só é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, como também a pessoa pode ser infectada pelo sexo sem camisinha, transfusão de sangue e de mãe para filho por meio da amamentação.
A informação é do infectologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kléber Luz. Um dos nomes mais conceituados da medicina nacional e estudioso da dengue, chikungunya e, agora, zika vírus. Ele participa do 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop/SBMT), que termina hoje, no Centro de Evento do Ceará (CEC).
De acordo com o médico, a ZIKV (como é chamada) é recente e ainda pouco se sabe sobre ela. "Na última semana de abril, pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) conseguiram isolar o vírus, mas de uma coisa, a gente sabe: a doença está disseminada em todo o território brasileiro e, em particular, no Nordeste. Infelizmente, ainda não temos número de casos oficiais, divulgados pela secretarias estaduais de saúde ou do próprio Ministério da Saúde", afirma.
Ele admite que há possibilidade de haver uma epidemia da enfermidade no Brasil. A ZIKV, diz, é transmitida, em pelo menos 90% dos casos, pelo Aedes aegypti, e o mosquito é um vetor que está espalhado pelo País. "Muitas pessoas podem estar infectadas com o vírus e nem têm sintomas ainda", diz.
O curioso é que, enquanto o médico conversava com a reportagem, teve que ser interrompido, pois um dos palestrantes (pediu para não ser identificado) do evento precisou ser avaliado. Ele apresenta sintomas da doença. "É para você vê. Acredito que você, eu, e todos nós poderemos ter a doença", aponta.
O zika, explica, tem um quadro clínico mais brando do que a dengue e o chikungunya, e só cerca de uma em cada cinco pessoas infectadas desenvolve a doença. Além de não haver registro de mortes relacionadas à enfermidade, a evolução é benigna e os sintomas que incluem também dores articulares e febre baixa ­ geralmente desaparecem entre três e sete dias.
Gravidade
"No entanto, nós já observamos que, em ocorrências mais graves, o paciente pode desenvolver a síndrome de Guillain­Barré, que causa a paralisia nas pernas. Em Natal, no ano passado, tivemos três confirmações dessas. Neste ano, já contabilizamos 11 casos. Só para se ter a ideia da evolução do vírus", acrescenta Kléber Luz.
Os primeiros casos no Brasil foram identificados no Nordeste, em maio deste ano, segundo o Ministério da Saúde. Apesar de a região concentrar a quase totalidade dos registros clínicos, já houve identificações do vírus em São Paulo, no município de Sumaré. Não há ocorrências oficializadas no Ceará.
O vírus, pertence a família Flaviviridae, recebeu o nome zika, já que os primeiros trabalhos ocorreram próximo à Floresta de Zika, em Uganda. Zika significa "coberto", "cheio", na língua local, Luganda.
A suspeita é que o vírus, que está sendo identificado pela primeira vez na América Latina, tenha chegado ao País durante a Copa do Mundo, trazido por turistas africanos ou asiáticos, regiões onde a doença é bastante comum..
Lêda Gonçalves

Repórter

Fonte: DN

Cem pessoas levantam ônibus para salvar senhora de 76 anos

Por  
Reprodução/CCTV+
Reprodução/CCTV+
Uma senhora de 76 anos identificada apenas como Zhang foi salva por centenas de pessoas após ser atropelada e ficar presa em baixo de um ônibus em Guangzhou, província da China. As informações são da rede de televisão local CCTV+.

De acordo com as informações, a senhora de idade caiu no chão perto do ponto de ônibus e ficou com seu cabelo e suas roupas presas embaixo do pneu. O motorista, então, não podia se mover e ninguém poderia retirá-la sem que o veículo fosse levantado.

Neste momento, então, centenas de pessoas começaram a se reunir em torno do ônibus para tentar salvar a senhora. Eles empurraram o veículo de uma vez só até que o pneu saísse de cima dos cabelos de Zhang. 

Salva com vida, a senhora de 76 anos está internada em um hospital com ferimentos leves e algumas fraturas na mão esquerda. De acordo com os médicos, se o ônibus não tivesse sido levantado, havia chances de Zhang ter sido escalpelada. 

FONTE: YAHOO

Naturalista desvenda mistério do 'corpo humano ambulante'

Por  | Eita! 
Reprodução
Reprodução
Em um primeiro momento, ele deixou os banhistas apavorados. Em um segundo, despertou curiosidade: eles queriam saber o que era aquele “estômago humano ambulante”. E, depois de semanas de estudo, o mistério finalmente foi resolvido.

O caso aconteceu em San Francisco, na Califórnia (EUA). Um ser gosmento e que parece muito com um órgão humano foi encontrado na praia. Banhistas isolaram o local e especialistas recolheram o bicho para estudos. Agora se sabe que ele é “apenas” uma lesma marinha gigante.

“Elas [lesmas marinhas gigantes]  são quase do tamanho de órgãos humanos e se parecem com órgãos humanos, então a confusão é bem legítima. Houve uma explosão populacional delas um ano atrás e o que estamos vendo, agora, e que elas se procriam e morrem na praia no final das contas”, explica Morgan Dill, naturalista que “resolveu o mistério”.

Apesar da aparência assustadora, a lesma marinha gigante é completamente inofensiva para seres humanos.
FONTE: YAHOO