terça-feira, 26 de maio de 2015

Confira o que foi notícia


As votações das medidas provisórias do ajuste fiscal devem ter início na sessão desta terça-feira (26) do Senado. As MPs 664 e 665, que criam novos critérios de acesso ao seguro-desemprego e à pensão por morte, entre outros benefícios, perdem o efeito em 1º de junho caso não tenham a tramitação concluída no Congresso. As duas matérias já foram aprovadas pela Câmara. A aprovação dos dois textos também no Senado é de interesse do governo.

A primeira MP a ser votada será a 665, que muda regras para acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso. Os senadores começaram a discussão do texto na última semana mas, após acordo entre os líderes partidários, decidiram adiar a votação para esta terça. A segunda medida, a MP 664, que altera regras para o acesso à pensão por morte, só será votada após a primeira medida ter sua análise concluída pelos parlamentares.

Caso passem por novas mudanças no Senado, as medidas deverão voltar para nova análise na Câmara antes de irem para sanção. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já anunciou que, se as MPs forem modificadas, a Casa interromperá a análise da reforma política - prevista para começar na terça-feira - para votar as MPs do ajuste imediatamente.

Em entrevista nesta terça, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que o governo federal "já chegou no seu limite" e não pode mais arcar com eventuais alterações que venham a ser feitas nas medidas provisórias do ajuste fiscal. Ele admitiu a jornalistas que, caso as matérias sofram mudanças na Casa, "muito provavelmente" perderão a validade por falta de tempo hábil para votação na Câmara.

De 2013 a 2015, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) deu início a 40 investigações a supostas fraudes no benefício governamental do Bolsa Família no Estado. O levantamento, feito pelo MPF a pedido do O POVO, atinge, pelo menos, 25 municípios. Dentre os casos, há investigação contra vereadores, funcionários públicos e pessoas ligadas ao poder público. Até julho, o MPF deve lançar ferramenta de cruzamento de dados para facilitar identificação de fraudes.

A maioria dos casos é de pessoas que não se encaixam no perfil de baixa renda do programa, mas recebem o benefício. Uma das investigações em curso é a do município de Lavras da Mangabeira. Há um mês, o MPF pediu à Prefeitura o recadastramento de todos os beneficiários do programa. Foi identificado que mais de uma centena de servidores públicos tinham cadastros fraudulentos.

O coordenador do Cadastro Único em Lavras, Júlio César de Macedo, afirmou que o recadastramento está sendo feito de acordo com levantamento de supostas irregularidades nas investigações do MPF. Ele pontua que o trabalho de acompanhamento da Prefeitura tem sido facilitado também pelo cruzamento de dados feito pelo Ministério de Desenvolvimento Social que, diante de irregularidades, envia carta à família para que procure a Prefeitura.

O POVO Online

O Ministério Público do Ceará, através dos promotores de Justiça do Centro de Apoio Operacional Criminal, do Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CAOCRIM), expediu uma recomendação ao perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), a fim de que os peritos criminais oficiais (médico-legistas e peritos odontolegistas) se limitem à realização das atividades de perícia oficial de natureza criminal, assegurando-lhe autonomia técnica, científica e funcional, conforme as regras impostas pelo órgão ao qual está vinculado.

O documento foi subscrito pelos promotor de Justiça e coordenador do CAOCRIM Humberto Ibiapina Lima Maia; e as promotoras de Justiça Alice Iracema Melo Aragão e Juliana Cronemberger de Negreiros Moura. A recomendação fixou o prazo de 30 dias para que os médicos peritos legistas da PEFOCE se abstenham de realizar qualquer perícia que se afaste do disposto na lei nº 6.194/74, notadamente na atuação frente às demandas, provenientes das varas cíveis, de cunho securitário, referentes ao seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

A inobservância obrigará o Ministério Público a adotar as medidas administrativas, cíveis e criminais eventualmente cabíveis. De acordo com a recomendação, as perícias, por acaso, previamente agendadas pela COMEL, antes do recebimento da recomendação deverão ser realizadas, de modo que não venham impossibilitar ou atrasar as perícias médico-legais de natureza criminal.

O Ministério Público tomou conhecimento, através das informações prestadas pela Coordenadoria de Medicina Legal (COMEL), da PEFOCE, da realização de perícias cíveis em processos judiciais que tratam do seguro DPVAT, sem que os procedimentos respectivos digam respeito à apuração de qualquer crime ou tenham requisitados para os fins previstos no Código de Processo Penal, inclusive com a designação de peritos oficiais criminais para cumprir tais tarefas.

As perícias cíveis atendem a interesse particular (natureza privada) e não estão abarcadas pela hipótese prevista na Lei n.º 6.194/74, que trata de procedimento administrativo, não podendo o Estado, através do seu órgão de perícia oficial, a PEFOCE, ser obrigado a arcar com os custos das mencionadas perícias e, muito menos, os peritos oficiais criminais serem obrigados a realizar perícias que não fazem parte de suas atribuições, em prejuízo às perícias criminais em curso.

Segundo os promotores de Justiça, não é atribuição dos peritos criminais oficiais, leia-se, peritos médico-legistas e peritos odontolegistas, a realização de perícias em processos cíveis de qualquer natureza, ainda que se trate de ações que tenham qualquer relação com o Seguro DPVAT causados por veículos automotores de via terrestre ou por sua carga. A recomendação também foi encaminhada ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, a quem cabe a divulgação entre os órgãos de segurança pública e à desembargadora presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, para a devida comunicação aos juízes de Direito do Estado do Ceará.

Com a expansão do acesso à internet pelos brasileiros, sobretudo através dos smartphones, aumenta o uso de redes sociais e também da quantidade de pessoas que dedicam horas do dia a esse tipo de sites e aplicativos. O queridinho dos internautas tem sido o WhatsApp, que conta com mais de 45 milhões de usuários no Brasil. Hoje, é comum pessoas contarem com diversos grupos e contatos no aplicativo, enviando e recebendo centenas e até milhares de mensagens por dia.

Tão comum quanto o aplicativo são a formação de grupos do WhatsApp. Grupo dos amigos do trabalho, amigos da academia, grupo da família, grupo dos primos, grupo de estudo, grupo de mensagem. Enfim, é uma infinidade de grupos que fazem os alertas de novas mensagens não parar. São inúmeras notificações todos os dias. O dia todo.

Foram essas constantes notificações de chamadas do aplicativo que fez a estudante Andréia Costa a sair de boa parte dos grupos que a adicionavam. “As pessoas me adicionavam nos grupos e quando percebi já estava em 30 grupos. As notificações não paravam e isso me atrapalhava. Por isso, decidir sair de grande parte. Hoje só estou em cinco grupos”, revela.

(Com Agências)


Balanço divulgado na noite desta segunda-feira (25) pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que 410 mil estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 19h de hoje, primeiro dia de inscrições. O MEC espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatarem aos testes até o dia 5 de junho.

Os candidatos poderão se inscrever exclusivamente pela internet, no site do Enem (AQUI). O exame custa R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o País.

Quer garantir tranquilidade no seu final de semana e se sentir em casa? então venha conhecer no sitio Baixio do Facundo o Bar do Tamboril. Apesar de ser localizado no município de Assaré o Bar do Tamboril fica mais próximo ao município de Potengi, chegando lá você é bem atendido pelos proprietários Riva e Ivone.


Em um ambiente tranquilo e confortável o Bar do Tamboril oferece a tradicional galinha caipira por encomenda acompanhado de bebidas quentes e frias, além de um variado cardápio. O Bar do Tamboril é lugar de família e ao mesmo tempo simples e muito divertido em época de festas, se você não conhece vale a pena conhecer.




Nos últimos anos, diversas pesquisas mostraram que uma alimentação equilibrada influencia na qualidade de vida. Alguns desses estudos focam, sobretudo, nos benefícios de determinados alimentos para a prevenção contra o câncer, uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo, principalmente o câncer de mama, próstata e pulmão. Diz o médico Paulo Hoff, chefe da oncologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. "Sabemos por análises retrospectivas que determinados alimentos, sobretudo as frutas e verduras, quando consumidos regularmente, podem ter um efeito protetor".

O recém-lançado livro A Dieta Anticâncer-Prevenir é o melhor Remédio (tradução Téo Lorent; Escrituras Médicas, 200 páginas, 34,90 reais), escrito pela farmacêutica espanhola María Tránsito López, funciona como um guia de saúde, apresentando dezenas de alimentos que podem ser grandes aliados na prevenção contra o câncer. Todos os alimentos podem ser facilmente introduzidos ao cardápio diário.

O livro também orienta sobre o preparo dos alimentos e a quantidade consumida. Estima-se, por exemplo, que pessoas com 13 quilos a mais passam a ter mais predisposição ao câncer, principalmente o de mama e de útero. Isso porque o excesso de tecido adiposo pode alterar os níveis de hormônios sexuais, desencadeando, portanto, o surgimento das doenças.

Mas atenção: frente a qualquer suspeita da doença, é fundamental ter a orientação médica. Algumas substâncias anticâncer podem fazer mal em determinadas situações. Tome-se como exemplo, o chá verde. A bebida é um potente antioxidante, mecanismo associado ao câncer. No entanto, ela é contraindicado para grávidas e pessoas com problemas de epilepsia, úlcera gastroduodenal, insônia e alterações cardiovasculares graves.

Seis alimentos que são aliados contra o câncer 

Tomate
Rico em licopeno, a substância responsável pela sua cor avermelhada, o tomate tem intenso efeito contra o câncer, inibindo a proliferação das células cancerígenas. Estudos mostraram que o consumo frequente de tomate – fresco ou cozido – é um grande aliado sobretudo contra o câncer de próstata. Isso ocorre porque o licopeno protege as células da próstata contra oxidação e o crescimento anormal -- duas características dos tumores malignos.

Alho
Estudos científicos mostraram que o consumo de alho pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama e o gástrico. Seus compostos fitoquímicos são capazes de induzir a morte das células cancerígenas por meio de um processo de apoptose – elas se suicidam – e, dessa forma, evitam a formação de um tumor.

Couve
A família das crucíferas (couve-flor, couve-manteiga, brócolis, repolho...) é uma das mais conhecidas pelo seu potencial quimiopreventivo. Diversas pesquisas mostram que esses vegetais podem prevenir contra vários tipos de tumores, como de pulmão, de mama, de bexiga, de próstata e do aparelho digestivo. O fato é que a família das crucíferas tem alta concentração de glucosinalatos, compostos que, ao se romperem, dão lugar a isotiocianatos e indóis – nutrientes com propriedade protetora contra tumores.

Vitamina C
Presente em frutas, como laranja e limão, a vitamina c pode ser usada entre as pessoas que já sofreram da doença e estão seguindo algum tipo de tratamento contra ela. Além disso, estudos indicam que a vitamina c também ajuda na hora da prevenção. Seu efeito antioxidante bloqueia a ação dos radicais livres, além de inibir a formação de nitrosaminas – substâncias cancerígenas. “Esses alimentos podem proteger o organismo contra substâncias potencialmente tóxicas”, diz Paulo Hoff.

Chá verde
A grande quantidade de catequina, um fitonutriente do chá, proporciona grande atividade antioxidante e ativadora do metabolismo. A catequina também apresenta atividade anti-inflamatória e induz a morte de células cancerígenas. O ideal é que seja consumido uma xícara por dia na forma de infusão. Mas atenção: o chá verde é contraindicado para grávidas e pessoas com problemas de epilepsia, úlcera gastroduodenal, insônia e alterações cardiovasculares graves.

Uva
Para se proteger das agressões externas, as uvas produzem uma substância chamada resveratrol, encontrada em suas sementes e pele. Pesquisas mostram que esse composto tem propriedade antinutagênica, por isso previne contra o início do processo canceroso. É por esse motivo que o vinho tinto também se torna um aliado. O consumo, porém, dever ser moderado. A Organização Mundial da Saúde recomenda não mais do que uma taça para as mulheres e duas para os homens, diariamente.

Fonte: Veja
Homens que tomam ao menos duas xícaras de café por dia têm menor probabilidade de sofrer de disfunção erétil. É o que conclui uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, publicada periódico científico PLOS ONE.

Cerca de 3.700 homens participaram do estudo. Os voluntários responderam questionários sobre o consumo de cafeína nas 24 horas anteriores. Os resultados mostraram que o consumo de duas a três xícaras por dia diminui os riscos de impotência sexual em 39%, se comparado àqueles que ingeriam até 7mg (menos de uma xícara).

Explicação
De acordo com os pesquisadores, os benefício da cafeína para o desempenho sexual masculino pode estar relacionado ao efeito da substância em relaxar músculos e artérias, permitindo um fluxo sanguíneo mais livre, o que facilita a ereção.

O que é disfunção erétil
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é a dificuldade persistente de obter ou manter uma ereção suficiente para permitir uma atividade sexual adequada. As causas do problema podem ter origem psicológicas e fisiológicas. Entre os fatores de risco para o problema estão: alterações hormonais, tabagismo, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, uso de alguns medicamentos como antidepressivos, o consumo de drogas e álcool. O tratamento depende da causa, mas, em geral, utiliza-se a terapia medicamentosa em conjunto com a psicológica.

Fonte: Veja

O Brasil precisa construir mais de 64,3 mil bibliotecas em escolas públicas até 2020 para cumprir a meta de universalizar esses espaços, prevista na Lei 12.244. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado, tanto na rede pública quanto privada. A cinco anos do fim do prazo, 53% das 120,5 mil escolas públicas do país não têm biblioteca ou sala de leitura. A contar de hoje, seria necessário levantar e equipar mais de 1 mil bibliotecas por mês para cumprir a lei.

O levantamento foi feito pelo portal Qedu, da Fundação Lemann, a pedido da Agência Brasil, com base em dados do Censo Escolar 2014 – levantamento anual feito em todas as escolas do país. Esses são os últimos números disponíveis e trazem informações tanto de instituições de ensino fundamental quanto de ensino médio.

Os dados mostram grande disparidade regional na oferta de bibliotecas escolares. Enquanto na Região Sul 77,6% das escolas públicas têm biblioteca, na Norte apenas 26,7% das escolas têm o equipamento e na Nordeste, 30,4%. No Sudeste, esse índice é 71,1% e no Centro-Oeste, 63,6%.

O Maranhão é o estado com menor índice de bibliotecas escolares – apenas 15,1% das escolas têm o equipamento – seguido pelo Acre (20,4%) e pelo Amazonas (20,6%). Na outra ponta do ranking, estão o Distrito Federal (90,9%), o Rio Grande do Sul (83,7%) e o Rio de Janeiro (79,4%).

O Ministério da Educação informou que a instalação de bibliotecas é uma responsabilidade das escolas. De acordo com a assessoria da pasta, as instituições de ensino públicas recebem recursos federais para investimento em estrutura e cabe à escola decidir como gastar esse dinheiro.

(Agência Brasil)

Segundo pesquisas o brasileiro morre cada vez mais cedo com doenças do coração. Devido a vida sedentária e má alimentação. Um dos vilões é o cigarro, más o “Colesterol Ruim” (chamado de LDL-colesterol) é conhecido como um dos maiores causadores de doenças cardíacas. 
Numa alimentação equilibrada a quantidade máxima de colesterol não deve ultrapassar os 300mg, portanto, devemos moderar o consumo de alimentos com elevado teor de gorduras (gemas, carnes gordas, manteiga, doces, etc.), pois estes produtos de origem animal aumentam significantemente o nível de LDL-colesterol. 
Por outro lado, as gorduras insaturadas presentes nos alimentos de origem vegetal tendem a baixar o nível de LDL e podem até mesmo elevar o nível de HDL (bom colesterol). 
Procure seguir as orientações do seu médico, evitando assim, doenças como aterosclerose, infarto do miocárdio, trombose cerebral, etc.
GUIA ALIMENTAREVITARPERMITIDO
Gorduras e Óleos.
manteiga, bacon, toucinho, gordura de côco, margarina, maionese, creme de leite.
óleos vegetais, azeite de oliva, creme vegetal (incluindo os lights e diets), maionese light.
Leite e Queijos
leite, coalhada e iogurte integrais, queijos amarelos e cremosos, requeijão.
leite, coalhada e iogurte desnatados, ricota, queijo cottage.
Pão
Amanteigados, croissant, pão de queijo e pães doces
integrais.
Ovos.
gema.
clara.
Açúcares e Doces.
açúcar refinado, açúcar mascavo, mel, sorvetes e doces cremosos, doces em pastas, chantilly, doces com leite e ovos, bolos e chocolates.
incluir na dieta de vez em quando:sorvetes de frutas sem leite e sem gordura, doces de frutas em calda, pudim de clara.
Cereais e Massas.
macarrão/massas com gema, massas caseiras, biscoitos, pizzas com queijo.
Cereais integrais (arroz, trigo, aveia, cevada), milho, farelo, gérmen de trigo, macarrão sem gema.
Legumes e Folhosos.
nenhum.
todos.
Raízes e Tubérculos.
nenhum.
batata, mandioca, inhame, cará, mandioquinha-salsa, batata doce.
Frutas.
suco sem açúcar.
todas.
Leguminosas.
nenhuma.
Feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha-seca, fava, tremoço, soja.
Carnes.
carnes gordas, frutos do mar, miolo, fígado, rim, coração, moela, pato, ovas de peixe, pele de aves, embutidos.
carnes magras (de preferência de animais jovens), frango e peru sem pele, peixe magro, embutido de aves.
Oleaginosas.
nozes, avelã, amendoim, azeitonas.
castanhas do Pará e de caju.
Bebidas
refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos com açúcar.
água de côco, sucos de frutas e legumes (de preferência se coar), chá, 1 cálice de vinho tinto (ás vezes).
Condimentos.
sal em excesso.
alho, cebola, orégano, cogumelos, ervas.

Consulte o seu médico.
Para maiores informações, consulte o site:
http://saude.hsw.uol.com.br/cuidados-com-a-saude-canal.htm

O Bar do Tico de Meutim é o lugar perfeito para um encontro com a família e amigos no final de semana. 

Banho de açude, Banho de bica e tradicional peixe frito, animação e a cerveja mais gelada da região.




A jovem Ana Lucielama Feitosa Arraes, 22 anos, sofreu um grave acidente automobilístico hoje no município de Aiuaba, onde veio a óbito no local. A tragédia aconteceu no trajeto entre o Distrito de São Nicolau, onde sua família residia, para Aiuaba. Ao se aproximar de uma curva que fica situada na localidade de Tauazinho na CE176 a mesma perdeu o controle do  veículo que dirigia,  um chevrolet  Celta, preto, 2011/2012, placas NUP 1090, inscrição de Aiuaba-CE, vindo a descer um abismo de aproximadamente 40 metros de altura. 

O carro ficou parte dentro  da represa do rio que corta a localidade. Aninha, como era tratada pelos os mais íntimos,  estava cursando Direito na Faculdade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte, e já se preparava para a festa de formatura que aconteceria ainda este ano de 2015. 

A noticia comoveu a toda população de Aiuaba, crianças jovens e adultos amigos da família, choram copiosamente a morte prematura da jovem. Principalmente em São Nicolau, onde  mora os pais e o irmão da mesma, o Vereador Antonio Filho, o clima é de tristeza e de dor pela morte súbita da jovem que tinha um futuro promissor. Ana Lucielma era filha do casal Antônio Francisco Arrais e Maria Ribeiro Feitosa Arrais.


Auditoria feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) revela um crescimento do número de bolsas ociosas no Programa Universidade para Todos (ProUni), criado para aumentar o acesso ao ensino superior de estudantes de baixa renda.

De acordo com dados da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior, ligada ao Ministério da Educação (MEC), a quantidade de bolsas não ocupadas passou de 15% para 25%, entre 2006 e 2012, data da última atualização.

Secretariado no topo da lista
O estudo aponta que a não ocupação das bolsas do ProUni no período foi, em média, de 22% do total de bolsas ofertadas. No topo da lista dos cursos com bolsas ociosas está o de Secretariado, com apenas 50% das cadeiras ocupadas.

Em seguida, aparecem os cursos de Relações Públicas, com 47% das bolsas não preenchidas, Educação Física/Bacharelado (38%), Educação Física/Licenciatura (29%), Engenharia de Produção (27%), Sistema de Informação (26%), Medicina (21%) e Jornalismo (13%).

Segundo os dados apresentados, a ociosidade de bolsas parciais, é cerca de três vezes maior do que a de bolsas integrais.

Faltam controles, diz CGU
Técnicos da CGU também apontaram "fragilidades" ao analisar os mecanismos de controle interno para concessão e manutenção das bolsas e na consistência dos dados inseridos no Sistema Informatizado do ProUni (SisProUni). Ao fazer o cruzamento das informações dos 1.066.488 bolsistas com as dos familiares, verificou-se que foram concedidas 4.421 bolsas para estudantes cujos rendimentos não atendem aos critérios do programa.

Um dos pré-requisitos para fazer parte do ProUni é ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio para bolsas integrais e de até três salários mínimos para bolsas parciais. Seguindo esse critério, em 2011 foram concedidas 1.164 bolsas indevidas. Esse número caiu para 83 no ano seguinte.

Outra obrigação é o aluno ser brasileiro. Na auditoria foi identificada, entretanto, a existência de 58 registros de candidatos que informaram não serem brasileiros natos ou naturalizados. "Esse fato aponta mais uma fragilidade no sistema", diz trecho do relatório da CGU.


FONTE:
POTENGI NA INTERNET