terça-feira, 28 de abril de 2015

Antônio Abujamra, do programa "Provocações", morre aos 82 anos

O ator, diretor e apresentador era conhecido pelo humor ácido e pelas entrevistas contundentes, repletas de criticidade

antonio-abujamra
Antônio Abujamra apresentava o programa "Provocações", em entrevistas contudentes que eram finalizadas com a declamação de um poema ou do trecho de um livro, demonstrando a grande capacidade dramatúrgica do ator.
O ator e apresentador Antônio Abujamra morreu nesta terça-feira (28), aos 82. Ele foi encontrado morto pelo filho na casa onde morava, em São Paulo. As informações foram confirmadas pela produção do programa "Provocações", comandado por Antônio durante 14 anos. As causas da morte não foram reveladas. 
Um dos papéis marcante do ator foi o mago Ravengar, na novela "Que Rei Sou Eu?", em 1989. Mais recentemente, atuou, em 2011, na novela “Corações Feridos”, do SBT, e no cinema emprestou sua voz em 2012 ao personagem Al Corcova, em “Brichos 2 – A Floresta é Nossa”.  
Apesar da longa atuação no cinema e no teatro, Antônio Abujamra é mais conhecido por suas entrevistas contundentes e repletas de criticidade no programa "Provocações", na TV Cultura. O apresentador recebia os entrevistados com perguntas avassaladoras em um cenário escuro e de clima soturno. No final do programa, Antônio sempre declamava uma poesia ou o trecho de um texto, evidenciando a grande capacidade dramatúrgica do ator. 
A última entrevista gravada para o programa "Provocações vai ao ar nesta terça-feira (28), às 23h30, com os criadores da página "SP Invisível". 
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Gisele Bündchen posa nua na capa da 'Vogue'

EDIÇÃO COMEMORATIVA

10h31 | 28.04.2015

Além da capa ousada, revista traz a top em cinco editoriais ao longo de 80 páginas

Gisele capa Vogue
A top de 34 anos se aposentou das passarelas, mas afirma que sua carreira como modelo continua
REPRODUÇÃO
Os 40 anos da revista Vogue Brasil e os 20 de carreira de Gisele Bündchen, 34, resultaram em uma edição especial e em uma capa em que a modelo aparece nua em cima de um pódio, fazendo referência a um troféu.
A revista traz a modelo, que se aposentou das passarelas na última edição do São Paulo Fashion Week, em 80 páginas, divididos em cinco ousados editoriais que exaltam os quatro elementos da natureza - ar, água, fogo e terra - além da força feminina.
O perfil da Vogue Brasil no Instagram da  elegeu a capa como a mais aguardada do ano: “Eis a capa mais aguardada de 2015: @giseleoficcial nos 40 anos da Vogue Brasil! Conhecida por sua conexão com a natureza", publicou na legenda da foto.
Gisele também fez questão de divulgar a edição, que tambpém celebra suas duas décadas de carreira: "Capa especial da @voguebrasil em celebração aos meus 20 anos de carreira. Obrigada a todos que fazem parte desta edição especial", escreveu a top.


FONTE: 
DIÁRIO DO NORDESTE

Cearense Rosier Alexandre, resgatado no Nepal, já desce do monte Everest

EXPEDIÇÃO CANCELADA

10h19 | 28.04.2015

O cancelamento ocorre após a avalanche, que foi uma das consequências do terremoto que devastou o país deixando mais de 4.000 mortos

Rosier Alexandre
Segundo a nota, a descida deve durar nos próximos quatro dias e ainda não há previsão de quando ele voltará ao Brasil
O cearense Rosier Alexandre, resgatado por um helicóptero do Campo 1 do Evesrestnesta segunda-feira (27), já está em processo de descida do local, segundo afirma publicação da assessoria de imprensa do projeto Sete Cumes em página do Facebook.
Expedição Everest 2015 foi cancelada e as informações indicam que Rosier e o filho, Davi Saraiva, ficaram sem nenhum ferimento após a avalanche. O alpinista realizava a expedição junto a outros brasileiros no Nepal, país atingido por uma série de tremores, que já totalizam, desde o último domingo (26), mais de 4.000 mortos.
Ainda segundo a postagem, os dois estão no vilarejo Debuche a 3.800 m de altitude e devem chegar em mais de 4 dias a Katmandhu, capital do Nepal. A assessoria informou que ainda "não há previsão do retorno para Brasil, tendo em vista o caos que encontra-se o Nepal".
O balanço oficial das vítimas divulgado nesta terça-feira (28) indica que cerca de 4.310 pessoas morreram em decorrência da tragédia, com um terremoto que marcou 7,8 na escala Richter e é o mais mortífero do país em 80 anos. Dezenas de milhares estão sem abrigo, água ou comida, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O Ministério do Interior informou que cerca de 7. 953 pessoas ficaram feridas.
Veja algumas das imagens da tragédia:
FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/internacional/online/cearense-rosier-alexandre-resgatado-no-nepal-ja-desce-do-monte-everest-1.1278550

UPAs atendem 113 nos corredores

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

28.04.2015

Destes, segundo Sindicato dos Médicos, 18 estão entubados; 367 pacientes ocupam corredores de hospitais

Image-0-Artigo-1842816-1
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) deveriam atender apenas pacientes de baixa complexidade, sem internação
FOTO: BRUNO GOMES
Image-0-Artigo-1842955-1
O Posto de Saúde Parangaba foi fechado por ordem da Vigilância Sanitária
FOTO: FABIANE DE PAULA
Nos postos de saúde, a falta de medicamentos e a longa espera por uma consulta. Nos Frotinhas e Gonzaguinhas, a falta de pessoal e as reformas que nunca acabam. Nos hospitais de alta complexidade, o cancelamento de cirurgias e a superlotação que levou, ontem, 367 pacientes a serem atendidos em corredores, sendo 113 nas Unidades de Proto Atendimento (UPAs). Destes, 18 estavam entubados, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec).
"Onde era para ter o básico, virou UTI (Unidade de Terapia Intensiva)", resume a presidente da entidade, Mayra Pinheiro. Segundo ela, o problema é um ciclo que afeta a rede de atenção primária, secundária e terciária, gerando uma reação em cadeia onde cada área prejudica a outra. "Isso começa com o Programa Saúde da Família (PSF), que hoje não funciona devidamente. A rede está desvirtuada", diz.
Para ela, a crise na Saúde não é exclusividade do Ceará e tem origem em dois fatores: recursos insuficientes e má gestão. "O que investimos na área é menor do que em outros países da América Latina. Somos a primeira economia e o quinto em investimento em saúde", relatou.
Estrutura
Mayra resumiu a via crucis dos cidadãos. "Não temos medicamentos na rede básica. Se o paciente não for tratado, ele vai para um hospital secundário, onde não é atendido por falta de pessoal. Com isso, ele vai piorar e precisar de um atendimento terciário onde não há vagas".
A situação também afeta os profissionais. "Há quem termine o plantão chorando, já vi auxiliares de enfermagem dizendo que não voltariam mais", denuncia. "No HGF (Hospital Geral de Fortaleza), faltava até tubo traqueal. A situação é desesperadora e trabalhamos num estresse físico e profissional", acrescentou a Mayra Pinheiro.
Segundo ela, que é pediatra, neste último fim de semana, a UTI do HGF estava com 29 bebês internados, quando a capacidade é para apenas 16. "Isso se repete em todas as maternidades terciárias do Estado".
O presidente da comissão de Saúde da Ordem dos Advogado do Brasil - Seção Ceará (OAB-CE), Ricardo Madeiro, vê a situação da mesma forma. "O que nós presenciamos hoje é o caos instalado na atenção primária, secundária e terciária", resume. O advogado enumera as deficiências nos postos de saúde e nas UPAs. "A partir do momento em que a atenção primária não funciona, não tem recursos, material e pessoal necessário, não tem abastecimento de medicamentos, vai ter um mal acompanhamento".