sábado, 28 de março de 2015

Chocolate, beneficios

Publicado por: 
Conheça todos os "benefícios do chocolate", o doce mais apreciado no mundo.

Chocolate Benefícios:


Chocolate, beneficios
chocolate benefícios


1. Chocolate faz bem para a saúde ?


Alguns estudos, não conclusivos (atualização do artigoestudos recentes já comprovam), dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo (que tem mais cacau) portanto os benefícios do chocolate se devem aos benefícios do cacau combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. O chocolate amargo contém vitaminas -- A, B, C, D e E -- e sais minerais, como o ferro e o fósforo. 

>> Leia também: A TPM, o chocolate e eu.

De qualquer modo, por ser altamente calórico, o chocolate deve ser consumido com moderação, inclusive, por pessoas magras. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite. O chocolate branco nem pode ser considerado chocolate, já que é manteiga de cacau.


2. Qual é a quantidade recomendada de chocolate amargo por dia?


A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura e dar preferência ao chocolate amargo.


3. Qual é o chocolate mais e o menos calórico?


O chocolate amargo e o ao leite têm praticamente as mesmas calorias.


4. O chocolate "diet" engorda? E o "light"?


Como não tem açúcar na composição, o teor de gordura do chocolate "diet" precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos calorias.


5. Quem não deve comer chocolate de jeito nenhum?


Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A tosse pode ocorrer como manifestação alérgica, embora não seja comum. A diarreia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo. Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.


6. E as crianças? A partir de que idade o consumo de chocolate é liberado?


Ele deve ser desestimulado em qualquer idade, devido ao alto teor de açúcar e gordura. Quanto mais cedo a criança começar a comer chocolate, pior. No primeiro ano de vida, as chances de intolerância à lactose (açúcar encontrado no leite animal) são maiores. Um agravante é que as crianças não gostam do chocolate amargo, o único que faz bem.


7. Qual o é o efeito do chocolate na pele? Dá espinha? E dos cosméticos à base de chocolate?


Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate. Já os efeitos de cosméticos e tratamentos para a pele à base de chocolate, disponíveis desde a Antiguidade, são duvidosos. O óleo do cacau hidrata a pele apenas superficialmente, podendo ser usado em peles ressecadas ou envelhecidas, embora existam produtos mais eficazes.


8. Chocolate pode causar dependência?


Sim. Ele contém três substâncias que podem provocá-la: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.



9. Como são os chocolates especiais para pessoas alérgicas à lactose e ao glúten?


A maioria dos produtos voltados a pessoas com intolerância à lactose utiliza o leite de soja no lugar do leite de origem animal. Como alternativa, existe o chocolate amargo, que não leva leite na sua composição. Já as pessoas com intolerância ao glúten devem consultar as informações no rótulo do produto para se certificar que o recheio ou os outros ingredientes são livres da substância. Chocolate puro não contém glúten.



10. Por que, ao comê-lo, sentimos melhora de humor e alívio no estresse?


Porque ele contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar.


11. Chocolate é afrodisíaco?


Dessa crença popular, difundida há séculos, o que se sabe é que ele estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer.



12. Se a pessoa concentrar o consumo do ano todo na Páscoa, pode ter uma intoxicação?


Ela só vai ocorrer se o chocolate estiver contaminado por alguma toxina. Mas o consumo exagerado pode provocar diarréia.


13. Qual é o prazo de validade de um chocolate? Ele dá algum sinal de que está impróprio para o consumo?


Em seis meses, ele começa a perder o sabor e o aroma, mas pode durar até um ano. Quando é submetido ao calor excessivo, a sua gordura sobe à superfície: o chocolate fica manchado, mas não significa que está estragado.


14. Por que se diz que os chocolates belgas, franceses, suíços e venezuelanos são tão superiores aos brasileiros?


Países europeus, como Bélgica e Suíça, não plantam o cacau que utilizam. Sua fama de fazer bons chocolates decorre dos grãos utilizados, da tecnologia empregada e da tradição --os suíços foram os primeiros a fabricar chocolates ao leite, e os belgas lideram o mercado de produtos voltados a profissionais. Na Venezuela, o grão de cacau é superior ao brasileiro, considerado ácido por alguns.



15. Assim como ocorre com o café e o vinho, as características do chocolate podem variar de acordo com o tipo de solo e de clima?


Sim. A quantidade de calor, de umidade, o tipo de solo e a variedade do grão interferem na qualidade do cacau. Assim como acontece com as uvas, uma pequena variação ou um declive do solo pode alterar o aroma, a textura e o sabor do fruto que dará origem ao chocolate. Quando ele é produzido com grãos de uma região específica, é chamado de chocolate de origem. Os grãos cultivados na América costumam ter um sabor mais marcante de frutas, ervas e flores, dependendo da região.



16. Os chocolates com mais cacau são os melhores?


O conceito é relativo, já que depende do gosto pessoal. Mas, quanto maior a quantidade de cacau, menor a de outros ingredientes que mascaram o seu sabor. Para um chocolate derreter facilmente na boca, a quantidade de manteiga de cacau é determinante, porque seu ponto de fusão é a temperatura do corpo humano: quando entra em contato com o calor da boca, o chocolate derrete.


17. Por que se presenteia na Páscoa com ovos de chocolate?


O costume começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo.

Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.


O CHOCOLATE é FEITO DO QUE?


  • Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea)
  • Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja 
  • Branco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó


Chocolate, beneficios
chocolate benefícios

QUEIME AS CALORIAS na esteira ou na piscina, 100 gramas de chocolate ao leite:

  • Andando 89 minutos a 5 km/h
  • Correndo 57 minutos a 5 km/h
  • Nadando 60 minutos de "crawl" em velocidade média
  • Hidroginástica 48 minutos em intensidade média

* valores calculados para uma pessoa de 70 kg  Fonte: RGNutri (consultoria nutricional).


OS CHOCOLATES MAIS CALÓRICOS (calorias/100 gramas)

  • Chocolate crocante 553
  • Chocolate branco 550
  • Chocolate ao leite 540
  • Chocolate amargo 537 

Fonte: RGNutri (consultoria nutricional).


OS 5 MAIORES CONSUMIDORES MUNDIAIS DE CHOCOLATE

(em toneladas/ano)
  • Estados Unidos - 1,696 milhão
  • Alemanha - 695 mil
  • Inglaterra - 641 mil
  • Rússia - 537 mil
  • França - 248 mil
  • O Brasil - 137 mil toneladas (7° posição)

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados.


OS 5 MENORES CONSUMIDORES DE CHOCOLATE MUNDIAIS

(em toneladas/ano)
  • Cingapura - 4.000
  • Tailândia - 4.000
  • Hong Kong - 6.000
  • Venezuela - 6.000
  • Malásia - 8.000

Fontes: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados e http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4114.shtml.


Mais artigos sobre chocolate:

Chocolate - Tipos
Chocolate amargo - Benefícios
Teobromina do Chocolate - propriedades
A TPM, o chocolate e eu
Chocólatras podem ser mais magros


FONTE: SAÚDE COM CIÊNCIA

Vamos rir?

Resposta objetiva

No velório, um bêbado está de pé na frente do caixão quando um desconhecido se aproxima, olha para todas as pessoas ao redor e pergunta:
– Quem é o morto?
O bêbado prontamente aponta o dedo e fala:
-É esse aí que tá deitado óóó!

Câmara garante mamografia a mulheres a partir dos 40 anos

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (25) o Projeto de Decreto Legislativo 1442/14, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que suspende parcialmente a Portaria 1.253/12, do Ministério da Saúde. A suspensão evita a recusa do exame de mamografia às mulheres na faixa de idade de 40 a 49 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria deve ser votada ainda pelo Senado.

O texto aprovado é uma emenda da deputada Gorete Pereira (PR-CE), relatora pela Comissão de Seguridade Social e Família, que mantém a mamografia para essa faixa etária com o custeio por meio de recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec).

A portaria permite a mamografia com recursos desse fundo apenas para a faixa etária de 50 a 69 anos, alterando a Tabela de Procedimentos do SUS.

FONTE: 
http://potenginainternet.blogspot.com.br/2015/03/camara-garante-mamografia-mulheres.html

Cientistas descobriram maneira de cozinhar arroz que reduz as calorias drasticamente

Estima-se que 90% das regiões mundiais consumam arroz. Mas ultimamente o alimento, um carboidrato, é considerado um dos vilões da dieta. Uma xícara de arroz cozido (puro, sem contar outros ingredietes que possam ser usado em seu preparo, como óleo e manteiga) tem 200 calorias. A maior parte delas vem do amido, que é processado pelo corpo em forma de açúcar e , se consumido em excesso, armazenado como gordura.

Mas e se houvesse uma forma de tornar o arroz mais saudável e menos calórico?
Cientistas da Faculdade de Química do Sri Lanka encontraram uma maneira de preparar o arroz que pode reduzir suas calorias em 50%. Como, você nos pergunta? Nós explicamos: você ferve água e cozinha o arroz. Mas antes de adicionar o arroz à água, os pesquisadores colocam óleo de coco no líquido (a quantidade de óleo de coco usada precisa ser de 3% o peso do arroz a ser preparado). Depois de pronto, os pesquisadores deixam o arroz na geladeira por 12h antes de requentá-lo para ser servido.

E como esse preparo pode reduzir as calorias?
Vamos dar às mãos para a química. Em alimentos como milho, arroz e batata existem tipos diferentes de amido. Alguns são digeridos pelo corpo, se transformam em glicose e, possivelmente, em gordura - como explicamos lá em cima. Outros são mais resistentes e, como demoram mais para serem processados pelo seu organismo, acabam sendo menos absorvidos e eliminados. Ou seja, você acaba armazenando menos gordura.

Pesquisas mostram que o modo de preparo de um alimento pode alterar a forma do amido, transformando uma substância que seria facilmente absorvida pelo corpo em algo mais resistente. E é exatamente isso que o método de preparação do arroz propõe.

Isso acontece em outros alimentos também. A batata, por exemplo, se torna de mais fácil digestão quando é cozida ou transformada em purê (triste, sabemos) - logo, será transformada em gordura mais facilmente. Outras pesquisas revelaram que resfriar um vegetal logo após seu cozimento pode tornar seu amido de difícil absorção, como no caso das ervilhas.

O arroz, ao receber um lipídio (o óleo de coco) antes de seu cozimento e ao ser resfriado logo após o processo, passa por algumas mudanças químicas, que mudam a sua composição para o melhor (para a sua saúde). Usando esse método, cientistas foram capazes de reduzir as calorias do arroz menos saudável em 12% e do mais saudável (o Suduru Samba) em 50%. Mesmo com uma redução menos expressiva, como o do primeiro caso, cientistas estão otimistas e acreditam que podem transformar a dieta, principalmente de países asiáticos, com esse hábito mais saudável. E, claro, esses métodos podem se estender a outros carboidratos além do arroz - já imaginou um pãozinho que tenha menos 50% de calorias?

Fonte: Galileu (Via WaPo)


FONTE:
http://potenginainternet.blogspot.com/2015/03/cientistas-descobriram-maneira-de.html

AULAS DA IRENE CADE TODO MUNDO

Licenciamento 2015: Valor, Tabela, Consulta

O Licenciamento 2015 é um documento importantíssimo que permite e garante que o seu carro está apto para circulação. Um documento que para você emitir é necessário uma vistoria, pois o veiculo deve atender as condições para circulação no dia a dia. Por isso saiba que todos os anos é necessário emitir um novo documento, e fique de olho para saber quando fazer isso, para a data não passar.

LICENCIAMENTO 2015

Todos os anos as datas para tirar um novo licenciamento muda, e você tem que ficar de olho para saber quando emitir o documento para o seu veiculo. Carros, motos, e outros veículos tudo exigem esse documento, então é importantíssimo que você saiba onde emitir o seu.
Licenciamento 2015 é um documento indispensável para o seu veículo.
Licenciamento 2015 é um documento indispensável para o seu veículo.
Esse licenciamento é uma permissão para dirigir e veicular no território brasileiro, então é um documento de suma importância, e que se você não emitir pode acarretar em sérios problemas, caso o veiculo seja  pego em circulação e com esse documento vencimento.

DATAS DO LICENCIAMENTO 2015

As datas do Licenciamento 2015 você confere no Detran da sua região, mas não precisa ir até lá por que pela internet tem como, para isso basta entrar no site para conferir direitinho esses detalhes.

Consulte o Licenciamento 2015 pela internet.
Consulte o Licenciamento 2015 pela internet.
Colocamos abaixo o site do Detran SP, pois como é uma das maiores cidades brasileiras, serve como referência para muitas pessoas. Mas para quem mora em outros estados não é diferente, basta consultar o site do Detran da respectiva região e procurar por licenciamento que vai estar lá as datas.
• Site Detran São Paulo: www.detran.sp.gov.br

VALOR DO LICENCIAMENTO 2015

Pela internet você também consegue se informar a respeito do valor Licenciamento 2015, o mesmo passa por alterações todos os anos, mas sempre são valores aproximados, mas vale a pena dar uma olhada para ter certeza do quanto você irá pagar para emitir o documento.
Valor do Licenciamento 2015.
Valor do Licenciamento 2015.
Todos os Detrans deixam disponibilizado também uma tabela para que a pessoa tenha conhecimento sobre as datas para renovar o documento. Essas datas são definidas de acordo com o final da placa de cada veículo, então é fundamental mesmo que você consulte, e cada estado tem datas diferentes.

TABELA DO LICENCIAMENTO 2015

A seguir você confere uma tabela do Licenciamento 2015 para ter conhecimento sobre como fica dividido o recebimento desse imposto. Cada final de placa tem sua respectiva data de pagamento, e por isso que é fundamental que você consulte para saber a data para o seu veículo:
Tabela de licenciamento.
Tabela de licenciamento.
Procure consultar a tabela atualizada no site do Detran da região em que você mora, e veja as informações corretamente.

FONTE: 
http://ipva2015.pro.br/licenciamento-2015-valor-tabela-consulta/

Preços de ovos de páscoa variam em até 80%; barras de chocolate são opção

ECONOMIA
Procon encontrou uma diferença de 81,72% no ovo de Páscoa Toy Story, 150g, da Nestlé, cujo preço variou de R$ 19,80 a R$ 35,98.

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Preços de ovos de páscoa variam em até 80%; barras de chocolate são opção (Foto: Arquivo/Correio)
A poucos dias da Semana Santa, em meio à alta da inflação, o consumidor precisa mais do que nunca gastar sola de sapatao na pesquisa pelo melhor preço. Esta é a conclusão de pesquisa divulgada ontem pelo Procon de São Paulo que indica que os preços de ovos e bolos de Páscoa podem variar em até mais de 80%. 
A pesquisa foi realizada nos dias 16 e 17 de março com preços de 123 ovos e 22 bolos de diversas marcas. O órgão encontrou uma diferença de 81,72% no ovo de Páscoa Toy Story, 150g, da Nestlé, cujo preço variou de R$ 19,80 a R$ 35,98.
Na comparação de produtos comuns entre as pesquisas de 2014 e 2015, houve, em média, acréscimo nos ovos de páscoa de 9,16% e nos bolos de 7,04%. Ou seja, uma alta acima da inflação.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-SP), da Fipe, referente ao período de março de 2014 a fevereiro de 2015, registrou variação de 6,65%. O Procon-SP orienta que o consumidor compare os preços dos estabelecimentos e também considere a relação qualidade, peso e preço do item de compra.  
O órgão também deu dicas sobre o que observar na hora de comprar ovos de chocolate. Independentemente de valor e formato, tenha sempre em mente que chocolate é chocolate.
As barras de chocolate e caixas de bombons, por terem um custo menor, são uma ótima opção para quem quer presentear sem gastar muito.
Outra dica é evitar fazer compras com crianças, já que são facilmente impactadas pela influência do marketing de vendas e acabam querendo produtos que, nem sempre, caracterizariam um bom custo x benefício.
FONTE: DIÁRIO 24 HORAS

Rede social voltada ao público cristão é lançada

TECNOLOGIA
Nos posts, é possível avaliar o que foi escrito e os mais destacados vão parar no "top member"

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Uma rede social voltada para pessoas do mundo cristão foi lançada para internautas interessados em conhecer pessoas que compartilham da mesma fé. O site Hadonai.com foi criado por um grupo de cristãos evangélicos palmenses. Como em outras redes sociais, é possível compartilhas vídeos, notícias e fotos.
Nos posts, é possível avaliar o que foi escrito e os mais destacados vão parar no "top member".   A intenção é aumentar a interação entre os usuários.
(Foto: Reprodução)

Quando forem postadas imagens que possam causar constrangimentos ou sejam consideradas inadequadas, o usuário será notificado. Caso o usuário seja notificado mais de um vez, pode ser banido do site. A intenção é manter um site com ambiente seguro e confiável para famílias.
O Grupo Hadonai, responsável pela rede, tem ainda um portal de vídeos, que permite que o usuário se cadastre para ver e compartilhar vídeos. Uma TV web transmite programação voltada ao mundo cristão.

FONTE: CORREIO 24 HORAS

Suspeitos de roubo fazem sexo algemados dentro de viatura

BRASIL
Caso foi em Espírito Santo

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Simone foi presa (Foto: Divulgação)
Um casal preso por suspeita de assalto na noite da quarta-feira (25) foi flagrado fazendo sexo dentro da viatura em Vila Velha, no Espírito Santo, segundo o jornal A Gazeta. Segundo os policiais, Simone da Silva Freire, 19 anos, e Laércio Lima Alves de Matos, 24 anos, mantinham relação sexual mesmo estando algemados. 
Mesmo com relato dos policiais que flagraram os dois, os jovens negaram ter feito sexo na viatura. Eles confessaram, no entanto, terem assaltado duas jovens e acrescentaram que são usuários de crack.
O casal chegou de bicicleta e assaltou duas amigas por volta das 18h. Laércio simulou estar armado. Eles roubaram um cordão de ouro e uma bolsa. Na fuga, a bicicleta acabou sendo atingida por um carro e pessoas que estavam no local detiveram Simone. Laércio escapou a pé, mas foi capturado pouco depois.
Os dois foram autuados por roubo e encaminhados ao presídio.
FONTE: CORREIO 24 HORAS

Internautas apontam enchimento na cueca de Rafael em ensaio

FAMOSOS
Ex-BBB posou sensual e recebeu várias críticas nas redes sociais

Redação iBahia

Depois que deixou a casa mais vigiada do Brasil, Rafael fez o ensaio para o Paparazzo. Mas, ao ser divulgada uma das fotos, o ex-brother passou a ser criticado nas redes sociais. Segundo os internautas, o namorado de Talita teria usado enchimento na cueca para posar para as fotos sensuais.

"O Paparazzo do Rafael não precisou de Photoshop e sim de enchimento", disse uma internauta. "Colocar sunga com enchimento...que mico Rafael kkkkkkkk Assume a mixaria fio....Rindo litros", escreveu outra. Após a repercussão, Rafael negou que tenha usado enchimento para fazer as fotos.
"É claro que eu não usei enchimento nenhum na cueca. Não tenho motivo pra isso. Eu cheguei a ver os comentários e achei totalmente desnecessários. As pessoas não têm o que comentar e inventam. Tenho o corpo que tenho e não preciso disso. Estou feliz assim e não ligo para o que falam. Quem tem que se importar é quem está comigo. A Talita já deixou bem claro que gosta do sexo no ensaio dela para o Paparazzo, né?", explicou ele em entrevista ao 'Ego'.
Twitter sobre o Rafael Licks (Foto: Reprodução / Twitter)
FONTE: CORREIO 24 HORAS

Riso no subúrbio

TELEVISÃO

28.03.2015

Ingrid Guimarães e Leandro Hassum voltam a fazer comédia na TV. A dupla protagoniza o novo humorístico da Globo, "Chapa Quente"

Image-0-Artigo-1822871-1
Confusão e risada durante as gravações do humorístico da Globo
F
A dupla Ingrid e Hassum em cena
FOTO: GLOBO/RENATO ROCHA MIRANDA
Tema de conversa de elevador e "meme" nas redes sociais em todo verão, o calor não passa despercebido na vida de ninguém. Especialmente para quem vive em São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde se passa "Chapa Quente", nome do novo seriado de Claudio Paiva com direção de núcleo de José Alvarenga.
E é nesse clima que Marlene (Ingrid Guimarães) toca seu salão de beleza com ajuda do fiel escudeiro, o cabeleireiro e ex-namorado, Fran (Tiago Abravanel), e da manicure Josy (Renata Gaspar). A empresária corta um dobrado com a dupla. Fran vive com a cabeça no passado e não se conforma por ter voltado para São Gonçalo após ter feito a cabeça das famosas nos inesquecíveis tempos em que trabalhou na Globo.
Já Josy tem o "dedo podre" para relacionamentos e vive às voltas com seus afetos. Mas apesar dos percalços, Marlene tem uma vida feliz. Ela é casada com Genésio (Leandro Hassum), um desempregado profissional e boa praça, apaixonado pela mulher.
Segundo Ingrid, o mais difícil nessa parceria tem sido controlar as gargalhadas. "Tenho que me concentrar muito para contracenar com ele. Eu rio demais no estúdio! A gente já está ensaiando há muito tempo e estamos muito empolgados. Para mim, é um intenso processo de aprendizagem", explica a atriz.
O personagem de Hassum bate ponto no bar da Creuza (Ana Baird), que trata o malandro a pão de ló e avisa: se Marlene não o quiser, ela dá casa, comida e roupa lavada. Quem também promete mundos e fundos é o sargento Bigode (Lúcio Mauro Filho). O militar não quer confusão na área dele, mas ele mesmo foi arrumar problemas quando se envolveu com Josy, noiva de ninguém mais, ninguém menos que Godzila (Paulo Américo), chefe do tráfico na região que, apesar de estar cumprindo pena, domina os bandidos do local. Riso na certa!
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Exemplos de coragem

COMPORTAMENTO

28.03.2015

Na batalha contra alguma doença, mulheres usam as redes sociais para enfrentar a nova condição e trocar experiências de maneira leve e divertida

Image-0-Artigo-1822778-1
Maria Camila teve receio em dividir sua nova rotina, mas ficou surpresa com os comentários positivos
FOTO: ÉRIKA FONSECA/ REPRODUÇÃO
Image-1-Artigo-1822778-1
A médica Catarina Aragon não aceitava o ganho de peso, mas manteve o amor próprio e não se escondeu
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL
Image-0-Artigo-1823282-1
Paola Antonini
FOTO: REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM
Quando recebeu o diagnóstico de câncer de mama, em novembro do ano passado, a cearense Maria Camila Gabriele, de 26 anos, logo tomou uma decisão: iria manter sua vida social a mais normal possível. Adepta das redes sociais, resolveu usar seu perfil no Instagram (@mariacamilaig) para contar aos amigos mais próximos sobre a sua nova condição, já que, logo depois de iniciar o tratamento, no dia 1º de dezembro, sabia que seu cabelo iria cair. No início, a jovem conta que ficou temerosa, pois não imaginava qual seria a reação de seus seguidores, mas teve uma boa surpresa.
"Acontece que logo quando coloquei que estava doente, recebi vários e-mails de pessoas nas mesmas condições, todas elas se solidarizando, tirando dúvidas, pedindo ajuda para ter força porque tinham familiares que estavam passando pela mesma situação", relembra ela.
Com mais de cinco mil admiradores, Maria Camila se emociona ao ver o carinho "gratuito" das pessoas. "Em um mundo em que todos são tão apressados e onde o egoísmo é tão presente, me comove ver alguém tirar parte do seu dia simplesmente pra dizer torço e oro por você. Esses comentários positivos me geram alegria, me mostram como o mundo está cheio de pessoas bacanas, como há gente do bem mundo afora que, sem nem mesmo te conhecer, vibram e oram por ti", pondera.
Ela conta que os recados que mais a emocionam são de familiares de pessoas que têm câncer perguntando como fazer para que o doente fique mais alegre. "Eles dizem que mostram minhas postagens aos parentes e isso me enche de alegria", garante.
Na batalha contra a doença, Maria Camila também faz parte de um grupo no WhatsApp chamado "Amigas do peito", de mulheres que, assim como ela, têm ou tiveram câncer de mama. "Trocamos nossa experiência de maneira leve e bem divertida. Tiramos dúvidas umas com as outras e, às vezes, simplesmente desabafamos", diz.
Formada em psicologia, ela conta que a formação foi essencial para enfrentar o diagnóstico. "Mas todo o conhecimento teórico me seria inútil sem os pilares auto-responsabilidade, paciência e fé".
Vaidade
A doença também não fez com que Maria Camila deixasse a vaidade de lado. Muito pelo contrário! O primeiro embate que ela travou consigo mesma foi durante a queda de cabelo, que começou há pouco, depois de 13 sessões de quimioterapia.
"Imagina sair do consultório médico sabendo que em pouco tempo você perderia as duas mamas e os cabelos? Então fui resolver o que podia: não era minha escolha ficar sem cabelo, mas eu poderia sim continuar sendo vaidosa e me cuidando. Então, comprei uma peruca linda (experimentei diversos modelos, me vi loura, de cabelo encaracolado, longo, curto) e também vários lenços, de diversas cores para combinar com todos os looks que eu quisesse".
A jovem também não parou de frequentar a academia. Inclusive, adora postar imagens de suas produções para praticar exercícios físicos, que têm consentimento de seu oncologista e nutricionista oncológico.
"Não tenho mais o fôlego e a força que possuía antes. A fadiga é um dos maiores sintomas de quem faz quimioterapia mas, mesmo assim, continuo a me exercitar diariamente e sei que isso ajuda tanto no tratamento como na minha autoestima, além de ser fundamental para ter uma vida saudável", observa.
Força e fé
Engana-se quem pensa que o desânimo não aparece durante a batalha de Camila. "Independente da atividade que eu faça para me colocar para cima (seja ler, ver filme, orar, entre outros pequenos prazeres) é preciso, antes de tudo, que tenha consciência da minha capacidade de restauração, a cabeça no lugar e fé que tudo isso vai passar", observa a psicóloga.
Batalha longa
O perfil da carioca Catarina Aragon (@catarinaaragon), que mora no Rio de Janeiro, também mostra a rotina de uma médica que luta contra uma série de complicações.
Tudo começou quando foi diagnosticada com asma grave, em 2013. Por conta de uma série de complicações - que incluiu uma sepse grave, insuficiência adrenal, choque séptico, a descoberta que é portadora da síndrome de retirada e que tem osteonecrose bilateral dos joelhos -, além de ter passado por quatro cirurgias, Catarina, de 27 anos, ainda lida com uma osteoporose grave pelo uso de altas doses de corticoide.
A iniciativa de dividir sua nova "rotina" com os seguidores (hoje ela conta com mais seis mil) não foi uma ideia premeditada.
"Estava ainda no CTI, já conseguia mexer no celular, e comecei a falar sobre o que estava passando. Estava carente, precisava interagir com o mundo e isso me ajudava. No começo, fui criticada, inclusive pelo meu marido, que tinha medo de eu estar me expondo, mas depois ele entendeu e me apoiou, pois viu o quanto me fazia bem. Desde abril, nunca precisei usar medicamentos antidepressivos ou calmantes".
Os comentários positivos que recebe nas redes sociais e no site que mantém (catarinaaragon.Com.Br), onde conta com mais detalhes o que acontece em sua vida, são essenciais para o processo que a médica enfrenta. "Me ajuda a ver que tudo isso me tornou uma pessoa melhor e que a forma que escolhi para enfrentar os problemas motiva muitas pessoas", reitera.
Catarina lembra, inclusive, que conseguiu fazer várias amizades através da internet e se emociona ao se deparar com as histórias que chegam através de e-mails.
Em dezembro de 2014, ela passou por uma situação que virou notícia nacional após sentir na pele a falta de preparo de empresas para lidar com pessoas com necessidades especiais.
Com problemas de locomoção devido a osteoporose grave e a osteonecrose bilateral dos joelhos, a médica avisou com antecedência a uma companhia área que iria viajar e precisaria de uma cadeira de rodas. Mas não foi atendida. Ao chegar no local de destino, ela precisou ser carregada para sair da aeronave. Tudo foi documentado e divulgado pela imprensa.
"Foi uma situação vexatória e desde então não consegui viajar de avião. O bom de ter virado notícia é que mais pessoas estarão atentas para isso e se todos tentarem reivindicar seus direitos talvez essas empresas mudem a postura. Estou decepcionada em ver como os deficientes físicos são tratados, um grande absurdo e total falta de respeito".
Essencial
Para lidar com as adversidades do dia a dia, Catarina frisa a importância do marido, da família e de Deus. "Fé e pensamento positivo são coisas diferentes, apesar de muitos acharem que são sinônimos. Fé é a certeza que o que você acredita vai se cumprir", comenta.
Atualmente, apesar de se mostrar supervaidosa e dividir com os seguidores suas produções diárias, a médica confessa que nem sempre foi assim. No início, não aceitava o ganho de peso (devido às altas doses de corticoide) e a aparição de estrias. "Além disso, usei máscara durante um tempo e depois muleta e isso fazia que as pessoas me olhassem de uma forma diferente. Há muito preconceito, infelizmente", desabafa.
"Mas mesmo nas fases em que estava muito mudada, me vestia, maquiava, arrumava o cabelo e tirava fotos, pois sempre acreditei que a beleza verdadeira vem de dentro e essa, por mais mudada esteticamente, ninguém podia me tirar. Por isso, mesmo em uma forma física que não é padrão de beleza, me amava e não me escondia", confessa Catarina, que conta com a companhia de dois cachorrinhos nessa batalha.
"Quando fico sozinha, brinco muito com eles. Bartolomeu é um Lulu da Pomerânia muito charmoso e levado. Já a Frida é uma shitzu muito calma, uma verdadeira lady, super carinhosa. Eles me divertem e fazem o tempo passar muito mais rápido", completa a médica.
Superação
Era pra ser uma viagem para celebrar a virada do ano em Búzios, no Rio de Janeiro, mas um acidente mudou a vida de Paola Antonini completamente. Ao colocar a bagagem no veículo do namorado, ela foi atingida por um carro. A perna esquerda da modelo foi esmagada e teve que ser amputada acima do tornozelo. Aos 20 anos e focada no futuro que tem pela frente, Paola agradece por estar viva e compartilha em seu perfil do Instagram (@paola_antonini), com mais de 40 mil seguidores, os novos momentos de sua vida. Como qualquer garota de sua idade, há duas semanas, postou uma imagem no cinema ao lado do namorado, em que a prótese aparece e recebeu comentários positivos dos seguidores. As redes sociais também foram essenciais durante o processo de recuperação da mineira, que chegou a pedir doação de sangue através de sua conta. Em depoimento à revista "Glamour", garante que não sente mágoa de nada que aconteceu.
Jacqueline Nóbrega
Repórter
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE