quarta-feira, 25 de março de 2015

Denatran adia obrigatoriedade de extintor em veículos para 1º de julho

Início da fiscalização foi postergado mais uma vez por não haver produtos suficientes na lojas, segundo Ministério das Cidades

REDAÇÃO ÉPOCA

Extintor tipo ABC, exigido pelo Denatran para veículos (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
O Ministério das Cidades alegou que o equipamento continua em falta nas lojas. Desde 1º de janeiro, quando a medida entraria em vigor, consumidores reclamam que não o encontram à venda. Quando a resolução começar a valer, haverá multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na CNH, para motoristas que não dirigirem com extintor do tipo ABC.
O ABC é mais completo do que o BC, utilizado até então, porque é eficaz também contra incêndios em materiais como madeira e tecidos. O extintor tem cinco anos de validade.

FONTE: http://epoca.globo.com/tempo/filtro/noticia/2015/03/denatran-badia-obrigatoriedade-de-extintorb-em-veiculos-para-1-de-julho.html

Conheça funcionalidades escondidas no seu celular

Por Redação Olhar Digital

(Foto: Divulgação)
Sabia que o seu celular pode ler textos para você? Ou que ele pode piscar o flash da câmera para sinalizar notificações? Ou que ele é capaz de desligar sua música automaticamente quando você quiser? A Foxnews compilou uma lista com algumas das funcionalidades "escondidas" mais legais dos smartphones Android e iOS. Confira: 

Desligar a música automaticamente
Se você gosta de ouvir música antes de dormir ou durante um trabalho, saiba que é possível fazer seu telefone desligá-la automaticamente, assim:

iOS: No aplicativo Relógio, selecione "Timer", depois "Quando o tempo acabar", e então "Parar de tocar" no final da lista.

Android: No player de música, vá em "Settings", procure "Music auto off" e determine um período de tempo.

Outras maneiras de tirar fotos
Os aplicativos de câmera têm alguns segredos interessantes que podem ajudar na hora de fotografar.

iOS: Se o seu fone de ouvido tem controle de volume, o botão de aumentar o pode ser usado para tirar fotos.

Android: Nas configurações da câmera, vá em "Controle de voz" e ative-o. Assim, é possível tirar fotografias usando frases como "Xis!".

Piscar o flash da câmera quando chegam notificações
Uma maneira silenciosa de ver quando chegam mensagens no seu celular é usar o flash da câmera. Para isso:

iOS: Vá em "Configurações", "Geral", "Acessibilidade" e então em "Piscar LED para alertas".

Android: Vá em "Configurações", "Acessibilidade" e "Notificações flash".

Ler textos
iOS: Nas configurações, vá em "Geral", "Acessibilidade" e ligue o VoiceOver. Ele possui várias opções para velocidade e volume da fala, por exemplo.

Android: Em "Configurações", "Acessibilidade", ative o TalkBack. Se o seu dispositivo não tiver essa opção, ele pode ser baixado na Google Play. Quando ativado, seu telefone lê tudo o que você tocar na tela. 

Customizar os padrões de vibração das notificações
Com essa opção, é possível saber qual notificação você recebeu sem nem tirar o celular do bolso.

iOS: Vá em "Configurações", "Sons", "Toques" e "Vibração". É possível até mesmo batucar padrões para utilizar.

Android: Selecione um contato em sua agenda. Na parte "padrão de vibração" é possível escolher um padrão pré-definido ou criar um novo. Se o seu telefone não tiver essa opção, há aplicativos gratuitos como o Good Vibrations que permitem fazer isso.

Bloquear ligações e mensagens de contatos
Se algum número estiver tentando entrar em contato de forma muito insistente, saiba como bloqueá-lo:

iOS: No aplicativo de ligações ou FaceTime, selecione o contato e marque "Bloquear essa pessoa" e depois "Bloquear contato". Se o número ainda não for um contato, aperte o botão info e então marque "Bloquear essa pessoa", depois "Bloquear contato". Para bloquear mensagens, basta seguir o mesmo procedimento no aplicativo de mensagens.

Android: Vá em "Configurações", "Chamadas", "Bloquear chamadas". Em "Chamads recebidas", vá em "Lista de bloqueio" e crie uma nova inserindo o número ou escolhendo de sua agenda de contatos. Também é possível fazer isso por meio de aplicativos como oPrivacy Star

Veja mais funcionalidades "escondidas" dos smartphones aqui.

LEIA MAIS

FONTE: OLHAR DIGITAL

Velocidade média da internet brasileira ainda está abaixo da banda larga

Por Redação Olhar Digital 



O Brasil ainda não conta com uma internet cuja velocidade média atinja os 4 Mbps mínimos para ser considerada banda larga. Aqui, a conexão gira em torno dos 3 Mbps.
Os dados constam no relatório trimestral State of Internet, elaborado pela Akamai. O estudo mostra que o Brasil cresceu 1,6% em relação ao trimestre anterior e 11% na comparação anual; mesmo assim, ainda está atrás de 88 países, em termos de velocidade - embora tenha melhorado, pois no trimestre passado estava em 90º lugar.
O pico de velocidade registrado por aqui foi de 21,9 Mbps, altas trimestral de 6,6% e anual de 7,2%.
Para efeito de comparação, a velocidade média global é de 4,5 Mbps, então, além de não atingir o a meta do que se considera banda larga, o Brasil também não consegue acompanhar a tendência mundial.
Na Coreia do Sul, que tem a melhor conexão, a velocidade média caiu 12% nos três meses analisados e mesmo assim está em 22,2 Mbps. O maior crescimento visto no período foi o do Nepal, de 78%, para 2,5 Mbps. Em termos anuais, quem mais evoluiu sua internet foi o Congo, com um salto de 146% (1,3 Mbps).
Quando o assunto é internet móvel, o Brasil apresentou uma média de 1,8 Mbps e pico de 14 Mbps. Na América do Sul, os maiores índices vieram da Venezuela, com 6,3 Mbps de média e 28,3 Mbps de pico.

LEIA MAIS

FONTE: OLHAR DIGITAL

O relacionamento humano pode ser um inferno, ou pode ser um grande exercício espiritual

O relacionamento humano pode ser um inferno, ou pode ser um grande exercício espiritual

by José Batista de Carvalho
O relacionamento humano pode ser um inferno universo naturalTodo ser humano foi condicionado a pensar e agir de determinada forma – condicionado por sua herança genética, pelas experiências da infância e pelo ambiente cultural em que vive. Tudo isso não mostra o que a pessoa é, mas como parece ser. Quando você julga alguém, confunde os modelos condicionados produzidos pela mente com o que a pessoa é. Nossos julgamentos também têm origem em padrões inconscientes e condicionados. Você dá aos outros uma identidade criada por esses padrões, e essa falsa identidade se transforma numa prisão, tanto para aqueles que você julga como pra você mesmo.
Deixar de julgar não significa deixar de ver o que as pessoas fazem. Significa que você reconhece seus comportamentos como uma forma de condicionamento, que você vê e aceita tal como é. Não é a partir desses comportamentos que você constrói uma identidade para as pessoas.
Enquanto o ego dominar a sua vida, a maioria de seus pensamentos, emoções e ações virão do desejo e do medo. Isso fará você querer ou temer alguma coisa que possa vir da outra pessoa. O que você quer dos outros pode ser prazer, vantagem material, reconhecimento, elogio, atenção, ou fortalecimento da identidade, quando se compara achando que sabe, ou que tem, mais do que os outros. Você teme que ocorra o contrário – que o outro seja, tenha ou saiba mais do que você – e que isso possa de alguma forma diminuir a ideia que você faz de si mesmo.
Quando você concentra sua atenção no presente – em vez de usar o presente como um meio para atingir um fim – você ultrapassa o ego e a compulsão inconsciente de usar as pessoas como meios para valorizar-se ao se comparar com elas. Quando dá total atenção à pessoa com quem está interagindo, você elimina o passado e o futuro do relacionamento – exceto nas situações que exigem medidas práticas. Ao ficar totalmente presente com qualquer pessoa, você se desapega da identidade que criou pra ela. Essa identidade é fruto da sua interpretação de quem é a pessoa e do que ela fez no passado. O segredo dos relacionamentos é a atenção, que nada mais é do que calma alerta.
Se o passado de uma pessoa fosse o seu passado, se a dor dessa pessoa fosse a sua dor, se o nível de consciência dela fosse o seu, você pensaria e agiria exatamente como ela. Ao compreender isso, fica mais fácil perdoar, desenvolver a compaixão e alcançar a paz. O ego não gosta de ouvir isso, porque sem poder reagir e julgar, ele se enfraquece.
Quando você acolhe qualquer pessoa que entra no espaço do Agora, quando permite que ela seja como é, a pessoa começa a mudar.
Saber a respeito de alguém ajuda por motivos práticos. Nesse sentido não podemos prescindir de saber a respeito da pessoa com quem nos relacionamos. Mas quando essa é a única característica de uma relação, fica muito limitador e até destrutivo. Os pensamentos e conceitos criam uma barreira artificial, uma separação entre as pessoas. Suas interações não ficam presas ao ser, mas à mente. Sem as barreiras dos conceitos criados pela mente, o amor se torna naturalmente presente em todas as relações humanas. A maioria dos relacionamentos humanos se restringe à troca de palavras – o reino do pensamento. É fundamental trazer um pouco de silêncio e calma, sobretudo aos seus relacionamentos íntimos. Se faltar silêncio e calma, o relacionamento será dominado pela mente e correrá o risco de ser invadido por problemas e conflitos. Se há silêncio e calma, eles se tornam capazes de dominar qualquer coisa.
Ouvir com verdadeira atenção é outra forma de trazer calma ao relacionamento. Quando você realmente ouve o que o outro tem a dizer, a calma surge e se torna parte essencial do relacionamento. Mas ouvir com atenção é uma habilidade rara. Em geral as pessoas concentra a maior parte da sua atenção no que estão pensando. Na melhor das hipóteses ficam avaliando as palavras do outro, ou apenas usam o que o outro diz para falar de suas próprias experiências. Ou então não ouvem nada mesmo, pois estão perdidas em seus próprios pensamentos.
Ouvir com atenção é muito mais do que saber escutar. É estar alerta, abrir um espaço em que as palavras são acolhidas. As palavras se tornam então secundárias, podendo ou não fazer sentido. Bem mais importante do que aquilo que você está ouvindo é o ato de ouvir em si, o espaço de presença consciente que surge à medida que você ouve. Esse espaço é um campo unificador feito de atenção em que você encontra a outra pessoa sem as barreiras separadoras criadas pelos conceitos do pensamento. A outra pessoa deixa de ser “o outro”. Nesse espaço, você e ela se tornam uma só consciência.
Como é que você pode se libertar da profunda e inconsciente identificação emocional com o sofrimento, capaz de criar tanta dor em sua vida? Tome consciência da dor. Tome consciência de que você não é esse sofrimento e essa dor. Reconheça o que eles são: uma dor do passado. Tome consciência da dor em você ou no seu parceiro. Quando conseguir romper sua identificação inconsciente com essa dor do passado – quando souber que você não é a dor – quando conseguir observá-la dentro de si mesmo, deixará de alimentá-la e aos poucos ela irá se enfraquecendo.
O relacionamento humano pode ser um inferno, ou pode ser um grande exercício espiritual.
Quando você observa uma pessoa e sente muito amor por ela, ou quando contempla a beleza da natureza e algo dentro de você reage profundamente, feche os olhos um instante e sinta a essência desse amor ou dessa beleza no seu interior, inseparável do que você é, da sua verdadeira natureza. A forma externa é um reflexo temporário do que você é por dentro, na sua essência. Por isso o amor e a beleza nunca nos abandonam, embora todas as formas externas um dia acabem.
Quando você se apega aos objetos, quando você os usa para valorizar-se ante os outros e aos seus próprios olhos, a preocupação com os objetos pode dominar toda a sua vida. Quando se identifica com as coisas, você não as aprecia pelo que são, pois está se vendo nelas. Se você desenvolve uma apreciação pelo reino das coisas desprendidas do ego, o mundo à sua volta adquire vida de uma forma que você não é capaz sequer de imaginar com a mente.
Eckhart Tolle
José Batista de Carvalho | 25/03/2015 às 17:58

Feriado do dia 25 de março comemora a abolição da escravatura no Ceará

Reforma Estatutária

Feriado do dia 25 de março comemora a abolição da escravatura no Ceará

Será feriado neste dia 25 de março, terça-feira. Conforme a Emenda Constitucional, de autoria do deputado Lula Morais (PCdoB), aprovada pela Assembleia Legislativa, em 2011, o dia 25 de março, data da abolição da escravatura no Ceará, será feriado da data Magna do Estado.

Os bancos fecham nesse dia e voltam a funcionar na quarta-feira, dia 26/3. As exceções são os shoppings (só praça de alimentação), supermercados e órgãos que trabalham em regime de plantão e exercem atividades essenciais. Entre eles, hospitais, agentes de trânsito, policiais, farmácias e postos de combustível. Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e  Emprego do Ceará  (SRTE-CE) todo trabalhador cearense terá direito a descanso nessa data.

O Estado passa a contar com dois feriados dentro do mês: o dia 19 de março, em alusão a São José padroeiro do Estado e o dia 25, quando se comemora a abolição dos escravos no Ceará. A data entrou em vigência em 2012 e naquele ano coincidiu com um domingo.

O Ceará foi o primeiro a libertar os escravos no Brasil. Em 25 de março de 1884, o presidente da província do Ceará declarou a abolição da escravatura em  todo o seu território. O Estado entrou para a história por ter sido o primeiro a acabar, oficialmente, com o trabalho escravo no País.
 
Fonte: Ceará News

FONTE:
http://www.bancariosce.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=17861

Dia 25 de março será feriado estadual no Ceará

Emenda foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 2011>
No ano passado, o feriado caiu em um domingo.

Do G1 CE

O Ceará ganha neste ano de 2013 mais um feriado em dia útil. No dia 25 de março comemora-se a Data Magna do Ceará. A Emenda Constitucional que instituiu o feriado, de autoria do deputado Lula Morais, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.
No ano passado, a data caiu em um domingo e passou despercebida, segundo Morais. "Já que ela caiu no domingo, pouca gente deu importância. Mas desde ano passado comemora-se a Magna do Ceará que festeja o fim da escravidão no Ceará. Vale lembrar que o nosso estado foi o primeiro a libertar os escravos", disse.
Março de 2013 terá três feriados em um intervalo de duas semanas. Em 19 de março, é celebrado o Dia de São José e, no dia 29, a Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram a morte de Jesus Cristo.
Ainda segundo Morais, a ideia inicial era colocar a data comemorativa no dia 19 de março. No entanto, o governador Cid Gomes sugeriu que o feriado acontecesse justamente no dia em que o Ceará libertou seus escravos, ou seja no dia 25 de março.
Abolição
O estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Um anos antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 Km de Fortaleza, libertou os escravos um ano antes da província do Ceará.
FONTE: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/03/dia-25-de-marco-sera-feriado-estadual-no-ceara.html

Perda d'água equivale a 25 piscinas

OLÍMPICAS

25.03.2015

A cada 100 litros de água, 25 são perdidos por vazamentos ou fraudes. São 250 milhões de litros ao mês

Image-0-Artigo-1821694-1
Os cuidados com o desperdício de água preocupa ainda mais porque, neste ano, diferentes municípios do Estado do Ceará enfrentam novamente um cenário de estiagem, tendo chuvas abaixo da média
FOTO: ÉRIKA FONSECA
Se você fica indignado quando vê uma pessoa lavando a calçada ou o carro sem se importar com o esbanjamento de água, vai ficar ainda mais quando souber que de cada 100 litros do líquido ofertado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), 25 são perdidos no Ceará, seja por vazamentos ou fraudes. São cerca de 250 milhões de litros ao mês ou 250 mil caixas-d'água de mil litros cada ou, ainda, o equivalente a 25 piscinas olímpicas.
A importância da economia de água, principalmente quando o Estado enfrenta mais um ano com chuvas abaixo da média, foi o assunto em destaque em evento promovido, na manhã desta terça-feira, pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) com o tema "O desperdício pode ser a gota d'água".
De acordo com a diretora de mercado da Cagece, Cláudia Caixera, entre as ações desenvolvidas para combater as perdas estão as do Programa de Caça-Vazamentos, cujo objetivo é identificar e solucionar vazamentos ocultos. Em 2014, a Cagece percorreu 4.932 Km por meio da iniciativa, no total de 99 cidades no Estado do Ceará, na tentativa de encontrar vazamentos ou fraudes nas redes de distribuição de água, que não são possíveis de se enxergar a olho nu.
As equipes do Caça-Vazamentos trabalham com equipamentos de alta tecnologia para detectar vazamentos e fraudes. O procedimento padrão é verificar se há vazamentos na rede e, caso exista, a equipe técnica responsável é acionada e o problema é analisado e resolvido.
O programa é desenvolvido por uma equipe técnica que vai para a rua para realizar essa fiscalização pelas ruas dos bairros atendidos pela unidade na qual a equipe pertence.
Implantação
Esse serviço foi implantado pela Cagece em 2008 e, atualmente, cada unidade de negócio do Estado tem uma equipe fixa trabalhando na sua área de atuação e outras três itinerantes, que são utilizadas para dar apoio conforme a necessidade. "O Ceará é o terceiro no Brasil com menor índice de perdas, com 25%", ressalta. O Estado fica atrás apenas do Mato Grosso do Sul (19,6%) e do Paraná (21%), segundo dados do estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil.
Durante o evento, o secretário adjunto da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Ramon Flávio Gomes Rodrigues, destacou tudo que o Ceará realizou desde dos anos 90 no sentido de organizar uma rede de gestão hídrica. "O que nos proporciona atualmente estarmos, mesmo com a seca, numa situação menos caótica do que São Paulo, por exemplo", afirma
Mais informações:
A Cagece disponibiliza para a população uma Central de Atendimento por meio do Telefone 0800.275.0195, (24 horas) para reclamações.
Lêda Gonçalves
Repórter
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/perda-d-agua-equivale-a-25-piscinas-1.1252076

Bulas devem ser lidas com atenção

INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA

22.03.2015

O uso concomitante de vários fármacos precisa ser visto com cuidado diante do risco elevado que a prática pode gerar

Image-0-Artigo-1817213-1
As informações estão todas lá, mas para muitos leigos a linguagem das bulas parece bastante técnica e são de difícil entendimento
FOTO: AGÊNCIA DN
Quando dois medicamentos são administrados ao mesmo tempo, eles podem agir de forma independente ou interagir entre si, prática que resulta no aumento ou diminuição do efeito terapêutico ou tóxico de um ou de ambos.
Controle dos riscos
"As interações medicamentosas são eventos clínicos em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro, seja ele fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental", explica a professora do Departamento de Farmácia da UFC, Mirian Parente Monteiro. Afinal, o emprego concomitante de dois fármacos continua a ser conduta comum e que deve ser combatida.
Seja qual for a circunstância, é imprescindível o reconhecimento das eventuais interações existentes entre os fármacos (previamente prescritos aos pacientes), daí ser importante a supervisão e o acompanhamento dos tratamentos medicamentosos por parte de médicos e farmacêuticos. Juntos, esses profissionais podem auxiliar no controle dos riscos ou evitar que os mesmos aconteçam.
Bem informado
Temos que ler a bula atentamente. Como fonte importante de informação aos pacientes, ela é um instrumento para o uso racional de medicamentos na medida em que alerta sobre os riscos da automedicação, da interrupção do tratamento, além de alertar sobre a possível ocorrência de reações adversas. É nela também que encontramos informações úteis sobre o medicamento a ser administrado: se pode ser tomado junto a outro fármaco; com água ou outros líquidos; em jejum ou alimentado etc.
Leitura atenta
Embora contenha informações vitais para o bom resultado de um tratamento, as bulas são deixadas de lado pela dificuldade que muitas pessoas têm em "entender" corretamente o que está escrito.
Para facilitar o entendimento do que contém uma bula, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu, desde 2009, o padrão para três apresentações: a do profissional de saúde; a do usuário (de linguagem mais simples e no formato de perguntas e respostas); e a em formato especial, ou seja, destinada a portadores de deficiência visual (e que deve ser solicitada, caso a caso), informa a Profa. Mirian Parente.
Cuidado com a validade
Observar atentamente o prazo de validade é cuidado básico e elementar, embora essa seja uma cultura que ainda deve ser mais difundida entre a população. A atenção deve ser criteriosa para fármacos, cosméticos e alimentos.
Segundo a Anvisa, esse prazo corresponde ao tempo durante o qual o produto pode ser usado, caracterizado como período de vida útil (fundamentada nos estudos de estabilidade específicos). Ou seja, é o período no qual a preparação (fármaco) permanece estável quando armazenada sob as condições recomendadas.
Mirian Parente esclarece que a estabilidade de produtos farmacêuticos depende de fatores ambientais (temperatura, umidade, luz) e de outros relacionados ao próprio produto (propriedades físicas e químicas), de susbstâncias ativas e excipientes farmacêuticos, forma farmacêutica e sua composição, processo de fabricação, tipo e propriedades dos materiais e embalagens.
Saiba mais
A utilização inadequada de medicamentos pode resultar em uma série de problemas, como mascarar ou agravar os sintomas. Saiba os principais e como evitá-los:
Escolha incorreta dos medicamentos, seja por autodiagnóstico equivocado ou por uma identificação errônea;
Informação incorreta, insuficiente ou não compreensível dos medicamentos e suas características por parte dos pacientes;
Uso ou administração incorretos quanto à dose, via de administração, duração e conservação;
A ocorrência de reações adversas, interações e a utilização de associações inadequadas que poderiam ser especialmente perigosas em idosos, crianças, gestantes e certos grupos de risco;
Atraso na assistência médica apropriada nos casos em que seja realmente necessário;
Risco de abuso ou dependência de certos medicamentos.
Mais informações:
 
 Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM), serviço gratuito - Universidade Federal do Ceará ( UFC) Fones: (85) 33.668293; 33668276


FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/bulas-devem-ser-lidas-com-atencao-1.1247313

GRAVIDEZ TARDIA AUMENTA OS RISCOS DE SÍNDROME DE DOWN

GESTAÇÃO

09h15 | 25.03.2015

Alteração cromossômica ocorre por falha na divisão celular do óvulo


Adiar a gravidez é uma escolha muito comum entre as mulheres na atualidade. Cada vez mais, a vida profissional, a situação econômica ou mesmo, fatores sociais, fazem com que o desejo da maternidade seja postergado. Essa decisão quase coletiva contribuiu para aumentar, nos últimos 20 anos, os diagnósticos de Síndrome de Down, segundo um relatório divulgado pela Queen Mary University, de Londres. 
O estudo indica que o número de casos identificados entre 1989 e 1990 na Inglaterra e em Gales foi de 1.075. No período de 2007 e 2008, no entanto, o mesmo dado saltou para 1.843, um aumento de 71% atribuído à maternidade tardia. A pesquisa ainda conclui que a probabilidade de ter um bebê com Síndrome de Down é de uma, entre 940 mulheres, com mais de 30 anos. O índice cresce no caso das que optam pela maternidade acima dos 40 anos, uma, em cada 85 mulheres britânicas.  Segundo o ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, os dados apresentados pela pesquisa britânica representam a realidade brasileira também. “O adiamento da gravidez é uma escolha muito comum das mulheres nos dias de hoje. O número de grávidas ou mulheres tentando engravidar entre 30 e 40 anos tem aumentado nos últimos anos. Pelo menos 20% das mulheres aguardam até os 35 anos para iniciar uma nova família”, comenta.
À medida que a mulher vai envelhecendo, a quantidade disponível de oócitos (gametas femininos) vai naturalmente diminuindo. “Ao nascer, a menina já perde 70% dos oócitos, resultando em aproximadamente 2 milhões de gametas. Na menarca, ou seja, primeira menstruação, possui 300 a 500 mil. Em 30 anos de vida reprodutiva, estima-se que apenas 500 oócitos serão selecionados para serem ovulados. E, depois dos 35 anos, há uma queda importante tanto da quantidade quanto da qualidade dos oócitos maternos, que por possuírem a idade da mãe, ficam mais suscetíveis a alterações genéticas e erros na divisão celular quando fecundado. Assim, principalmente após os 40 anos, a probabilidade do bebê sofrer de alguma síndrome genética aumenta”, explica.  
Mas a medicina tem avançado bastante, principalmente nos tratamentos da infertilidade, muito populares entre mulheres que já atingiram 35 anos ou mais. Para aquelas que optam pela fertilização in vitro, é possível identificar o risco de anomalias genéticas antes do embrião ser implantado. “Na técnica chamada PGD (Diagnóstico Genético Pré-implantacional), por exemplo, uma célula é retirada do embrião para a análise de anomalias. Assim, muitos problemas podem ser diagnosticados e, até mesmo evitados. Mas se a gestação já tiver ocorrido, a mulher deve passar por um rastreamento de anomalias, com exames de sangue e de ultrassom que apontam o risco de algumas doenças genéticas”, explica.
Precauções
Dr. Renato levanta alguns pontos importantes e que devem ser ponderados para se evitar surpresas e problemas de infertilidade. “O caminho é a prevenção. É preciso passar por consultas periódicas com ginecologistas. É indicado também, antes de se gerar um bebê, que o casal faça exames pré-concepcionais. Visto que algumas doenças, o quanto antes o diagnóstico for feito, maiores são as chances de tratamento ou as possibilidades de evitar uma gravidez na que poderia complicar na vigência de certas complicações”.
Já para as mulheres que desejam engravidar após os 35 anos, o especialista faz algumas recomendações específicas. São elas:
1) Primeiramente, avaliar se realmente é necessário e fundamental postergar a gravidez;
2) Em seguida, caso seja esta a opção, é fundamental fazer exames a fim de avaliar a condição clínica da paciente e evidenciar alguns riscos para a futura gestação;
3) Caso tudo esteja bem, é indicado uma suplementação vitamínica de ácido fólico no mínimo 30 dias antecedentes da concepção, idealmente 3 meses antes. Isto pode reduzir o risco de defeitos no fechamento do tubo neural do bebê;
4) Por estarem mais sujeitas ao abortamento, é recomendado para as grávidas acima de 35 anos, assim que confirmada a gravidez, a realização de um exame de ultrassom a fim de se verificar a formação embrionária. A suplementação com progesterona deverá ser avaliada pelo médico do pré-natal;
5) Avaliar a possibilidade de preservação da fertilidade em idade mais jovem para a tentativa posterior de gravidez, uma vez que seu próprio gameta apresentará um menor risco de alterações genéticas, em relação aos oócitos atuais.

FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/online/gravidez-tardia-aumenta-os-riscos-de-sindrome-de-down-1.1251637

Postos funcionam normalmente hoje

APÓS ACORDO

25.03.2015

Reunião realizada ontem colocou fim ao impasse existente entre proprietários de postos e trabalhadores do setor

d
No último dia 19, feriado de São José, apenas alguns postos da Capital funcionaram
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Após seis meses e oito rodadas de negociações, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Ceará (Sindipostos-CE) e o Sindicato dos Trabalhadores (Sinpospetro-CE) celebraram acordo no fim da manhã de ontem, e os postos de combustíveis irão abrir normalmente em todos os feriados de 2015, incluindo já o desta quarta-feira (25), Data Magna do Ceará, e o Natal. A nova convenção coletiva de trabalho está sendo redigida e será formalmente homologada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-CE) amanhã, 5ª feira.

O acordo foi celebrado após mediação da Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará (PRT-CE), realizada no início da noite da última segunda-feira e consequente consulta às bases dos dois sindicatos. A assembleia dos empresários, donos de postos de combustíveis, foi realizada logo em seguida, ainda à noite, e a dos trabalhadores, às 10h 30, de ontem.
Em assembleia geral, os trabalhadores aceitaram, entre as cláusulas econômicas, um reajuste salarial de 8%, aumento de 15,5%, no vale refeição, que passa do valor atual de R$ 6,50 para R$ 7,50, e a elevação de 10% no valor da cesta básica mensal, que salta de R$ 100,00 para R$110,00. As demais cláusulas trabalhistas e sociais permanecem inalteradas.

Fim do impasse

Com a celebração do acordo realizado ainda na manhã de ontem (24), os postos de combustíveis de Juazeiro do Norte, no Cariri, operaram normalmente durante o dia, evitando transtornos na data de aniversário do Padre Cícero, padroeiro da cidade.
As diretorias dos dois sindicatos confirmaram o acordo e o fim do impasse, que no último dia 19 levou centenas de pessoas a formar filas para abastecer, em alguns poucos postos de Fortaleza, que “desconheceram” a fiscalização da SRTE-CE.

Normalidade

“Está tudo normal. Os postos vão funcionar normalmente amanhã (hoje) e nos demais feriados”, respondeu a assessora Jurídica do Sindipostos-CE, Samara Dias. De acordo com ela, a proposta será encaminhada de forma “online” para a SRTE-CE e assinada posteriormente.
Conforme disse, o reajuste concedido é retroativo a janeiro de 2015 e a diferença salarial será paga em até 25 dias, após a data de homologação da convenção coletiva de trabalho. “Fechamos o acordo. Já notificamos a SRTE-CE para que suspenda as fiscalizações. Estamos finalizando a convenção e até quinta- feira, estaremos protocolando no Ministério Público do Trabalho”, confirmou o presidente do Sinpospetro-CE, Ardilis Arrais.

Exceção

O chefe da Fiscalização da SRTE-CE, Luis Alves disse que, ao rigor da lei, a convenção coletiva teria de ter sido celebrada há três dias atrás, mas que uma exceção seria feita para que a população não seja prejudicada. Ele confirmou que o acordo vale para todos os feriados de 2015.
Carlos Eugênio
Repórter
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/postos-funcionam-normalmente-hoje-1.1251801

Descubra como tirar o som de bloqueio e das teclas no Android

por 
Para o TechTudo

Muitos usuários usam o Android  no modo silencioso para não ouvir os sons de bloqueio de tela ou digitação no teclado virtual. Saiba que essas funções sonoras podem ser desativadas, e, dessa forma, o usuário consegue escrever sem sons incômodos, além de bloquear e ativar a tela do smartphone de forma mais discreta. Confira neste tutorial como desativar pelas configurações do Android.
Passo 1. No Android, toque nas “Configurações” e depois selecione o item “Sons e Notificações”;
Acesse as configurações de sons no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações de sons no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 2. Role a tela dentre as funções e toque em “Outros Sons”. Por fim, serão exibidas as opções: para desativar, desmarque a caixa ao lado de cada item. É possível retirar o som das teclas, do bloqueio de tela, sons de toques no sistema e resposta ao toque. Desative quantas desejar. As alterações serão salvas de forma automática.

LEIA MAIS

FONTE: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/03/descubra-como-tirar-o-som-de-bloqueio-e-das-teclas-no-android.html

Facebook vai remover contas inativas; curtidas em páginas podem diminuir

por 
Para o TechTudo

Facebook vai mudar a forma de contar o número de curtidas recebidas por páginas, informou a rede social nesta quinta-feira (5). A partir de agora, o site não vai mais somar as contas desativadas ou memorializadas (de pessoas que já morreram), o que vai fazer com que muitas páginas de marcas e fãs percam algumas curtidas. A intenção é tornar os dados mais consistentes e próximos da realidade.
Veja como cancelar solicitações de amizade no Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Veja como cancelar solicitações de amizade no Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai))Facebook (Foto: Pond5)











A mudança deve ser implementada a partir das próximas semanas e administradores de páginas já estão recebendo avisos sobre as novas regras nas páginas de configuração e administração de curtidas de fãs. 

O texto diz: “Recentemente atualizamos a forma como medimos o número de pessoas que curtiram sua Página. As Páginas poderão observar uma redução do número de curtidas após 12 de março quando removeremos as curtidas de contas do Facebook inativas”.
A remoção da curtida para contas inativas é temporária e só é computada enquanto a conta permanecer desta forma. Caso ela seja reativada, a curtida volta a ser computada no total das páginas. Ou seja, se o usuário volta para a rede social, ele também volta a ser um fã da página, engordando estatísticas. O Facebook também informa que a mudança não deve afetar o alcance dos posts.
LEIA MAIS
FONTE: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/facebook-vai-remover-conta-inativas-curtidas-em-paginas-podem-diminuir.html

Fast-food pode reduzir inteligência

Publicado por: 
Um estudo feito por cientistas da Universidade de Londres sobre alimentação à base de fast-food, aponta para os perigos desse tipo de dieta, um deles diz respeito à inteligência.

A principal descoberta dos pesquisadores é que uma criança que se alimenta ao longo da vida, com comida de fast-food, tem grande probabilidade de ter seu QI reduzido, quando chegar na vida adulta, em função da má alimentação. Ou seja, fast-food pode reduzir inteligência.

O estudo foi realizado com quatro mil crianças de 3 a 5 anos de idade, que tinham umaalimentação rica em frituras, sanduíches e outras guloseimas.

Fast-food pode reduzir inteligência
hambúrgueres - comida típica de fast-food

A conclusão foi que o tipo de alimentação que ingerimos, afeta diretamente nossa capacidade cerebral, como funções de raciocínio, atenção, memória e imaginação. Assim, a dieta fast-food afetaria diretamente nossa inteligência, causando sérios danos à nossa capacidade de pensar.

LEIA MAIS

FONTE:
http://www.saudecomciencia.com/2012/10/fast-food-pode-reduzir-inteligencia.html?