sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MC Sapão - Vou Desafiar Você (Coreografia) | Canal Dance Comigo

PARA BOMBAR Coreógrafo de Anitta e Ludmilla cria canal do Youtube com tutoriais


Daniel Lourenço, também conhecido como Dy, ensinará todos os movimentos das músicas mais tocadas nas rádios

Daniel Lourenço
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Conhecido por criar a coreografia da música"Show das Poderosas" da cantora Anitta, do hit "Hoje", de Mc Ludmilla, e  trabalhar com a construção de shows como o das "As Sheilas" (Scheila Carvalho e Scheila Mello), Daniel Lourenço criou um canal no Youtube chamado"Dance Comigo". Lá, o  dançarino promete ensinar como chegar nas festas arrasando e sabendo todos os movimentos das músicas mais tocadas nas rádios. 
De acordo com o profissional, a página trará tutoriais com coreografias de músicas nacionais e internacionais e algumas inéditas. Os passos ensinados são todos elaborados por ele, que também é conhecido por 'Dy'. "Os vídeos também podem ser aliados da saúde e do bem estar. A partir deles, será possível dançar em casa e usar como prática de exercícios", incentiva Daniel.
FONTE: DN

Cientista prevê transplante de cabeça em dois anos



O primeiro transplante de cabeça da história poderia ocorrer em dois anos, segundo uma reportagem publicada nesta semana pela revista NewScientist.

É a possibilidade que estuda uma equipe liderada pelo cirurgião italiano Sergio Canavero, do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turim. O grupo deve apresentar a proposta durante uma conferência médica nos Estados Unidos neste ano. A técnica consistiria em implantar a cabeça de um paciente de doença grave no corpo de um doador que tenha tido morte cerebral.

Em entrevista à NewScientist, Canavero disse que a cirurgia poderia prolongar a vida de pessoas que sofrem de degeneração dos músculos e nervos ou que tenham câncer.

Ele disse, porém, estar ciente de que a proposta gera muita polêmica e que entraves éticos podem ser uma grande barreira. Canavero prevê ainda que sua equipe enfrenta dificuldades para conseguir autorização para desenvolver a técnica nos Estados Unidos.

"Se a sociedade não quiser isso, eu não vou fazer. Mas se as pessoas não quiserem nos Estados Unidos ou na Europa, não significa que não será feito em outro lugar. Estou tentando fazer da forma correta. Antes de você ir à lua, tem que ter certeza que as pessoas o seguirão", disse Canavero à NewScience.

FONTE: POTENGI

Filha de britânico decapitado diz que não terá paz até que "haja uma bala entre os olhos" do "jihadista John"

27/2/2015 às 00h20 (Atualizado em 27/2/2015 às 09h56)

O radical foi identificado na quinta-feira (26) como Mohammed Emwazi

Bethany Haines é filha do trabalhador voluntário David Haines, uma das vítimas do "jihadista John"Reprodução/dailymail.co.uk
A filha de uma das vítimas do membro do EI (Estado Islâmico) conhecido como “jihadista John" disse que sua família não vai ter paz até que ele seja morto, de acordo com informações do jornal Daily Mail.
Bethany Haines é filha do trabalhador voluntário David Haines, uma das vítimas de decapitação do homem que tem sotaque britânico e foi responsável pelo assassinato de reféns ocidentais.
radical foi identificado na quinta-feira (26)como Mohammed Emwazi. Acredita-se que ele viajou para o Oriente Médio há três anos e, depois, se juntou ao EI.
Bethany ficou feliz pela identificação do jihadista, mas comenta:
— É um bom passo, mas acho que todas as famílias vão sentir alívio uma vez que haja uma bala entre seus olhos.
Haines, de 44 anos, era um engenheiro militar que deixou a Real Força Aérea britânica há 15 anos para se dedicar à cooperação humanitária. Ele estava casado desde 2010 com sua segunda mulher, Dragana, de origem croata, que conheceu durante o trabalho nos Bálcãs e com quem tinha uma menina de quatro anos.
Além do vídeo da decapitação de Haines, o EI divulgou nos últimos meses outros filmes com as execuções dos jornalistas americanos James Foley e Steven Sotloff, e as do voluntário americano Peter Kassig e do voluntário britânico Alan Henning.
Outro cidadão do Reino Unido, o fotojornalista John Cantlie, apareceu recentemente em outros vídeos de EI que sugerem que terá a mesma sorte que os outros ocidentais decapitados.
FONTE: R7

BRIT AWARDS - 'Eu poderia ser estrangulada ou cair. Escolhi cair', fala Madonna sobre queda


Durante apresentação no Brit Awards, a diva pop caiu do palco e sofreu uma entorse cervical

Madonna
Reprodução/Brit Awards
Participando do programa de Jonathan Rossa nessa sexta-feira, 27, Madonnaclassificou sua apresentação no Brit Awardsna última quarta-feira como um "pesadelo". A diva pop chegou a bater a cabeça com a queda que levou no palco. "Eu sofri uma entorse cervical e bati com a nuca. Também tive que ficar com um homem de pé em cima de mim com uma lanterna até às 3 da manhã para observar se eu  estava em juízo perfeito", lembrou.
Durante a entrevista, Madonna explicou que, ao entrar no palco para cantor "Living for love", seu novo single, não conseguiu desamarrar uma capa que usava e foi então puxada pelos bailarinos, que acabaram derrubando-a de costas. "Me disseram para apertar o nó da capa. Na hora H, eu tive que andar antes da marcação, e todos ficaram preocupados que minha capa iria cair. Então eles amarraram bem forte no meu pescoço", explicou. "Eu fui andando ao topo da escada e puxei o cordão, só que o laço não foi desfeito. Eu tinha duas opções: eu poderia ser estrangulada ou cair. Escolhi cair".
Ainda na atração, a cantora foi convidada para reassistir a cena e se recusou. "Não me faça assistir isso. Foi um pesadelo. Eu queria que fosse perfeito porque eu ensaiei muito. Sempre que vou pro palco quero criar uma sensação mágica, e foi o oposto, um show de horrores", desabafou.
FONTE: DN

Geovana de Paula, uma menina de 40!!

Uma menina de 40!!
com sonhos e desejos, uma menina acima de tudo feliz, uma menina que sabe tomar suas decisões (mesmo que demore MUUUUUITO pra isso acontecer), uma menina que ama que adora que se orgulha. Uma menina que erra muito, uma menina que aprende com os erros. Uma menina que descobre e com isso cresce. Uma menina que é amiga, companheira, palhaça. Uma menina nem tão bonita, uma menina decoração bom, uma menina que não deseja mal a quase ninguém. Uma menina que sofre por alguém, uma menina que se apaixonou, uma menina frágil ao mesmo tempo forte. Uma menina que chora que sorri que grita que dança que pula... Uma menina feita de erros e acertos. Uma menina que se divide entre menina e mulher. Uma menina que um dia vai ser tudo aquilo que sonhou. Talvez essa menina encontre seu príncipe, talvez um sapo, uma menina que planta o bem pra ter o bem no futuro, uma menina que acima de tudo sorri que sabe viver!

FOTO: GEOVANA DE PAULA
FONTE:
GEOVANA DE PAULA

Chove dentro de sala de aula

Por conta das goteiras, estudantes de escola municipal precisam se proteger das águas da chuva
Postado em 27/02/2015 | 12:05


Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro Álvaro Weyne, precisam usar guarda-chuvas para se proteger dentro da sala de aula. O caso foi repassado com exclusividade para a TV Cidade.
De acordo com mães dos estudantes, a falta de estrutura na escola ocasiona diversas goteiras e prejudica o aprendizado e a saúde dos adolescentes, que fazem o 9º ano. 
O diretor da escola, Domício Zeferino, informou que a Secretaria de Educação já sabe da situação da escola e que tenta resolver o problema. Mas, ele explicou que, mesmo com as goteiras e sem sala reserva, as aulas precisam acontecer desta maneira. 
Em nota, a Secretaria Municipal da Educação informa que está agendada para a tarde desta sexta-feira (27), visita da equipe de infraestrutura na unidade escolar com o intuito de agilizar a execução dos reparos necessários.
FONTE: CNEWS

PUNIÇÃO - Nadador brasileiro é suspenso por doping: seis meses


 Atleta foi pego no exame durante a disputa do Mundial de Piscina Curta no Qatar, em 2014i

nadador
A suspensão brasileira é retroativa vigorando a partir de 4 de dezembro
FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Em julgamento realizado nesta sexta-feira, 27, na sede da Federação Internacional de Natação (Fina), em Lausanne, na Suiça, foi decidida a suspensão de seis meses do nadador brasileiro João Gomes Júnior. O atleta foi pego em exame antidoping na disputa do Mundial de Piscina Curta de Doha, no Qatar, em dezembro de 2014.
Gomes, 29, foi flagrado no teste comhidroclorotiazida, uma substância diurética que tem a capacidade de mascarar o possível uso de outras substâncias. A Fina não cancelou as medalhas conquistadas pela equipe brasileira no Mundial e o País seguirá no topo da classificação, com sete ouros, uma prata e dois bronzes.
João Gomes Júnior havia participado das provas eliminatórias em três revezamentos no qual o Brasil obteve a medalha de ouro na decisão: 4x50 m medley, 4x100m medley e 4x50m medley misto. A decisão pela manutenção das medalhas será explicada futuramente pela Fina.

REFORMA AGRÁRIA - Integrantes do MST estão reunidos com gestores do Incra

Desde a última terça-feira, manifestantes ocupam a sede da instituição

MST
Desde as 10h desta sexta-feira, gestores e integrantes do movimento discutem as pautas da reivindicação
LUCAS DE MENEZES
O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) continua ocupando a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no bairro Rodolfo Teófilo, nesta sexta-feira (27). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, desde as 10h de hoje os integrantes do movimento estão reunidos com o superintendente,Roberto Gomes, e chefes de divisões do Incra, no auditório do prédio, para discutir os pontos da pauta de reivindicação.
A ocupação aconteceu na tarde da última terça-feira (24). Segundo informações do órgão, o grupo de manifestantes exigia a presença de representantes do Instituto em nível nacional e chegou a impedir que os funcionários saíssem do prédio.
De acordo com integrantes do movimento, os ocupantes somam cerca de mil pessoas vindas de mais de 70 municípios e 200 assentamentos cearenses. A principal reivindicação do grupo são os avanços na reforma agrária. Eles buscam ainda a desapropriação de 33 áreas de acampamento no Ceará, assistência técnica para os assentamentos, além de cestas básicas e lonas para as famílias assentadas.  
FONTE: DN

STAR TREK - Morre Leonard Nimoy, Sr. Spock de Jornada nas Estrelas


O ator morreu aos 83 anos em função de uma doença pulmonar crônica

Leonard Nimoy
Reprodução/Star Trek
Leonard Nimoy, ator norte-americano que interpretou Sr. Spock em "Jornada nas Estrelas",  morreu nessa sexta-feira, 27, em sua casa em Los Angeles. Ele tinha 83 anos.  De acordo com sua esposa,  Susan Bay Nimoy, o ator  já estava no estágio final de uma doença pulmonar crônica.
Ainda em 2014, Leonard já havia anunciado sofrer com a doença  e atribuiu  aos vários anos em que foi fumante, hábito que ele teria largado há três décadas. Em seu Twitter, publicou um conselho: "Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz: pare agora!". Ao final de suas mensagens na rede social, ele se despedia com a sigla LLAP, que significa "Live long and Prosper" ("Vida longa e próspera"), saudação tradicional do filme. 
Além de atuar, Nimoy ainda era poeta, fotógrafo e músico. Seu trabalho mais recente como Spock foi em "Além da escuridão: Star Trek", lançado em 2013. Segundo longa da franquia que retomou em 2009 sob a direção de J.J. Abrams. 
FONTE: DN

HIPERORGÁSTICA - Ex-BBB faz ensaio sensual e dispara: 'Tenho vários orgasmos numa mesma relação'

Ana Carolina mostrou toda sua beleza em ensaio sensual após deixar a casa do BBB9 há seis anos e ainda fez revelações de sua intimidade de tirar o fôlego

Carol
Na matemática do amor, a ex-BBB sai na frente: "Digamos que para um orgasmo dele, eu tenho cinco", comenta
FERNANDO SCHLAEPFER / PAPARAZZO
Ana Carolina Madeira enfim fez seu primeiro ensaio para o Paparazzo. A ex-BBB participou da 9ª edição do reality e só agora resolveu mostrar suas belas curvas. Há seis anos, a catarinense fotografou em clima angelical, mas agora, aos 31 anos, ela está diferente e fez revelações bombásticas de sua vida íntima em entrevista ao Ego.
Após passar por um turbilhão de emoções, o temperamento de Carol lembra pouco a garota imatura que foi tão amada quanto criticada durante a passagem pela casa mais vigiada do País, quando tinha apenas duas décadas de vida. 
A advogada tributarista revela que não transa há um ano. A gata afirma que prefere ter relacionamentos sérios e que não faz sexo casual. Mas isso nada tem a ver com uma possível frigidez ou ingenuidade na cama: "As pessoas pensam: 'Coitada, ela não faz nada'. Só que não é isso. Meus ex-namorados, infelizmente, não podem dar depoimento, porque eles sabem. Sou bem o oposto de frigidez. Sou meiga e delicada, uma lady, mas quando eu amo... Tenho coisas que poucas mulheres têm facilidade e o homem fica louco", diz Carol com bom humor.

FISCALIZAÇÃO - Em São Paulo, Polícia Rodoviária Federal apreende 10 toneladas de maconha


Quantidade se aproxima do total apreendido em 2014 que foi de 12, 8 toneladas

maconha
Os policiais abordaram o veículo porque ele tinha uma placa de Foz do Iguaçu (PR) durante uma fiscalização de rotina
MARCIO RIBEIRO / ESTADÃO CONTEÚDO
A Polícia Rodoviária Federal  apreendeu na noite desta quinta-feira (26) uma carreta com cerca de dez toneladas de maconha na Rodovia Régis Bittencourt, região de Itapecerica da Serra na Grande São Paulo. O veículo foi interceptado no pedágio do km 295. A quantidade se aproxima do total  que foi apreendido da droga em todo o ano passado no estado, 12,8 toneladas.
Durante uma fiscalização de rotina, os policiais abordaram o veículo porque ele tinha uma placa de Foz do Iguaçu (PR). O motorista, que afirmou ter recebido R$ 30 mil pelo frete até o Rio Grande do Norte, disse que transportavamilho e apresentou uma nota falsa, o que deixou os policiais ainda mais desconfiados, já que o valor é considerado baixo para um trajeto de mais de 3 mil quilômetros. Segundo ele, o caminhão veio carregado do Paraguai.

Nos Estados Unidos, projeto de lei prevê instalar caixas para abandono de bebês

DEPÓSITO DE BEBÊS

A ideia é dar às mães em crise uma maneira mais segura de abrir mão de seus filhos de maneira anônima

caixa bebê
A ideia da caixa é originada dos tempos medievais, quando conventos eram equipados com portas com compartimentos onde bebês náo desejados eram deixados para as freiras
ASSOCIATED PRESS
O estado  de Indiana pode ser o primeiro dos Estados Unidos a usar "caixas para depositar bebês” em uma tentativa de prevenir o abandono de recém-nascidos nas ruas.
A caixa é uma incubadora de metal e foi desenvolvida para salvar a vida de um bebê recém-nascido abandonado. Ela pode ser instalada em hospitais, postos de bombeiros, igrejas e organizações escolhidas se a lei que a estabelece for aprovada.
Pelo projeto de lei, que já passou pela câmara do estado, o departamento de saúde de Indiana seria responsável por regular as caixas, que poderiam receber bebês com até 31 dias, e por criar um registro público de sua localização. Ele é ainda uma progressão natural das leis já existentes no país,as quais permitem que os pais entreguem seus filhos de maneira legal a hospitais e outras instalações sem temerem um processo.

NA CÂMARA - Oposição questiona passagens para cônjuges


A autorização foi aprovada dentro de um pacote de reajuste para benefícios dos deputados

Image-0-Artigo-1805908-1
De acordo com líder do PSOL, Chico Alencar (e), seu partido não usará o benefício; a mesma posição assumiu o líder do PPS, Rubens Bueno (d)
FOTO: AGÊNCIA CÂMARA
Brasília. As bancadas do PSDB e do PPS na Câmara dos Deputados anunciaram ontem que vão abrir mão do novo benefício aprovado pelo comando da Casa que permite que cônjuges dos deputados ganhem passagem aérea para Brasília.
O líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), afirmou ainda que deve entrar com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a regalia. Os dois partidos reúnem 64 deputados - sendo 54 tucanos e dez do PPS. A autorização para o uso de bilhetes do Estado de origem para a capital federal para mulheres e maridos dos parlamentares foi aprovada na quarta-feira (25) pela cúpula da Câmara, dentro de um pacote de reajuste para benefícios dos deputados. O impacto anual nos cofres da Casa será de R$ 150,3 milhões.

CÂMARA - Para Tiririca, seria 'hipocrisia' não usar passagem para mulher


Pela regra, só os cônjuges com registro em cartório poderão utilizar a cota de passagens do congressista

Tiririca
"Estou na minha. Eles [comando da Casa] fizeram e não vou ser hipócrita de dizer que não vou usar", afirmou Tiririca
A decisão da cúpula da Câmara de permitir que maridos e mulheres dos deputados tenham direito a passagens aéreas provocou um burburinho nos corredores da Casa e num plenário com mais de 300 deputados em plena quinta-feira (26).
Divididos, os parlamentares recorreram a piadas e até fizeram verdadeiros exercícios verbais para justificar a concessão do benefício, mas boa parte assegurou que não vai usar a regalia.
Pela regra, só os cônjuges com registro em cartório poderão utilizar a cota de passagens do congressista.
medida foi aprovada junto ao reajuste de outras verbas à disposição dos deputados, que totalizam um impacto de R$ 150,3 milhões por ano.

Novas regras do seguro-desemprego valem a partir deste sábado (28)

ECONOMIA DE R$ 9 BILHÕES

14h23 | 27.02.2015

Apesar de ainda passar por votação no Legislativo, a Medida Provisória que altera as regras de concessão do seguro valem a partir de amanhã.

Seguro Desemprego
FOTO: ALEX COSTA
A partir deste sábado, dia 28, os trabalhadores que recorrerem ao seguro-desemprego já terão acesso restrito ao benefício, aderindo as novas regras da medida provisória (MP) 665.
Além das mudanças no valor do abono, que hoje é de um salário mínimo e passará a serproporcional ao meses trabalhados, e de ser necessário mais tempo para ter direito ao benefício (de um mês para seis meses com carteira assinada), o governo vai insistir, ainda, em aumentar o prazo de pagamento do auxílio. 
Segundo o Ministério do Trabalho, o sistema da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) já está pronto para as mudanças — mesmo que a proposta não tenha sido aprovada pelo Congresso. 

Parceiro nas redes sociais

Blog do Parceiro atinge mais de 72 milhões de visualizações no google+; veja mais

FOTO: GOOGLE+ JOSENI LIMA

Blog do Parceiro com 456 seguidores, atingiu a marca de 72.923.222 visualizações na noite do dia 28 de janeiro de 2015, no google+.
Lá são compartilhadas todas as postagens do blog para que os seus seguidores fiquem por dentro do que está acontecendo no Brasil e no Mundo.
FACEBOOK JOSENI JOSA PARCEIRO

GRUPO BLOG DO PARCEIRO
PÁGINA NO FACEBOOK: FOTOGRAFIAS JOSENI
INSTAGRAM: JOSENIPARCEIRO
TWITTER: @josenidelima
CANAL DO JOSENI LIMA NO YOUTUBE

FONTE: Google+ JOSENI LIMA

CONHECENDO A PEDRA AGUDA EM ARACOIABA

PEDRA AGUDA
Aracoiaba - Ceará



FOTO: (Joseni 14/10/13)

CONHECENDO A PEDRA AGUDA EM ARACOIABA/CEARÁ


“Monólito Terciário Legendário lá no sertão” (Do Hino do Município): elevação íngreme, em pleno sertão aracoiabense, ocupando, aproximadamente, 12 km de circunferência e 320 metros de altitude (segundo alpinistas que subiram e mediram no dia 17 de maio de 2008 – cf.: http://www.youtube.com/watch?v=w0sX_Xhiie8 ), tem sua forma bastante semelhante ao Pão se Açúcar, do Rio de Janeiro. Devido ao brilho refletido pela composição rochosa, que lhe deu origem, e pelos ecos que ressoam de suas concavidades e de seus largos flancos e também por se constituir uma imensa e altaneira montanha de pedra, torna-se, por esta razão, uma verdadeira “Concha Acústica” da natureza, em meio à amplidão da planície, que se estende a seu redor. Daí por que lhe é a legendária fama de um palácio de ouro Encantado, de onde advêm fabulosos contos (...). 
Segundo Dr. Salomão Alves de Moura Brasil (In memoriam), a gigantesca perda servia muitas vezes de orientação para viandantes e navegantes em alto mar - “Como atalaia, é referência ao viandante, ao navegante, na imensidão” (Do Hino do Município). 
Muitos sonharam e tentaram escalar aquela pedra “encantada e misteriosa”, localizada na propriedade do Sr. César Guedes Alcoforado (In memoriam). Hoje, pertence a sua filha, Sra. Margarida Maria Pessoa Guedes, esposa do Sr. Luís Osmando Oliveira Guedes.
Em 1958, durante a calamitosa e trágica seca que assolou os sertões cearenses (FUNCEME), surgiram as chamadas “Frentes de Emergência”, cujo objetivo era a construção de açudes e estradas. E a mão-de-obra especializada denominava-se de “cassacos” (homens que trabalhavam nessas construções). Segundos relatos dos mais experientes que que dois cassados, aventureiros, o Sr. Francisco Rodrigues de Araújo, conhecido por Chico Rodrigues e o Sr. Valdir Lino, escalaram a famosa pedra, quebrando o tabu existente, relacionado à exploração da mesma. Um deles deixou, como bandeira demarcatória, um saco de farinha de trigo.
Em 2001, o Sr. Raimundo Antônio da Silva, um ex-cassaco, hoje reside em São Paulo, afirmou na época que, umas vinte pessoas (cassacos) conseguiram escalar até a metade da pedra.
Em outro depoimento dado a escritora Ana Nascimento, a Sra. Maria Garcia, soube que seu esposo, o Sr. Francisco Roque, o Putico, como era chamado, em 1981, também quebrou o velho tabu, realizando o sonho de escalar o majestoso monólito, desvendando, assim, os mistérios que resistiram ao tempo. Conforme o relato do Sr. Putico, como nos informou sua esposa, deduzimos que ele foi mais longe, pois afirmou ter encontrado solo, vegetação  e parte semelhante a um salão, realidade, aliás, condizente com a lenda, onde certamente, aconteciam festas do reino.
Ao descer da pedra, sua esposa soube que, segundo a mesma lenda. “ser humano nenhum” conseguiria sobreviver, após a escalada do monólito.
Coincidência ou não, o Sr. Francisco veio a falecer um ano depois.
Infelizmente, esses relatos não foram comprovados de fato, por não existirem documentos comprobatórios; a única prova foi o saco deixado em forma de bandeira, para afirmar a veracidade do fato heróico.
Em novembro de 1985, o jovem cinegrafista Giovani Lima Verde Oliveira formou uma equipe composta por Carlinhos Lima verde (seu irmão), Francisco Lusmar Paz, Alex Rabelo Lima Verde, Saulo Rabelo Lima Verde, Robertinho Silvestre e Noelier Soares Figueiredo. Essa turma conseguiu escalar dois terços da cobiçada pedra, sendo impedida a continuação da escalada, devido ao tempo que estava a escurecer. Os mesmo foram obrigados a permanecer toda a noite na pedra, sendo que, de madrugada, veio uma forte chuva, realidade que impediu o restante da escalada do monólito.
Também fizeram parte dessa equipe (permanecendo na casa de Dona Margarida), os operadores de rádio: Luís Filho e Luís César. Os patrocinadores da referida equipe foram o Sr. João, que ofereceu o jeep e rádios amadores, com o apoio do casal Luís Osmando e Margarida Guedes. Há documentos comprobatório dessa aventura, através de fotografias e fitas de vídeo (acervo do Giovani Lima Verde).
Durante esses dois últimos anos (2008/2009) a gigantesca pedra tem recebido vários alpinistas de diversos lugares do Brasil, com intuito de escalar e deslumbrar sua magnífica beleza. Agora sua escala não é um sonho é uma realidade.
Pedra Aguda, a pedra dos sonhos, a pedra das lendas, a pedra das aventuras, a nossa pedra aracoiabense!

(Texto da Escritora Ana Maria do Nascimento e adaptação do Historiador Artur Ricardo – Aracoiaba/CE - 17.12.2009 às 22H:15min.)



FONTE:


PEDRA AGUDA
09/maio/2014

FOTO: Pedra Aguda, Flávio Silva - 09/maio/14

FOTO: Pedra Aguda, ODETE ALVES

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Aracoiaba/Ceará

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Aracoiaba/Ceará

FOTO: INSTAGRAM/flaviosilvaoficial

FONTE: INSTAGRAM DE FLÁVIO SILVA

História



Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Aracoiaba
Origem Histórica

Para um breve histórico da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Aracoiaba é preciso retroceder no tempo até quando foram realizados os primeiros casamentos, registrado no livro de casamentos nº 3 da freguesia de Baturité, realizado na “capela de canoa”, a 1º de fevereiro de 1890; depois, um casamento realizado em 23 de setembro de 1893, o local foi dado como capela de “Aracoiaba” (Lugar onde cantam as aves), o que posteriormente seria a Igreja Matriz.
O povoado desenvolvia-se e aumentava a população, e como conseqüência desse crescimento veio o desmembramento da Paróquia de Baturité, com a criação da Paróquia de Aracoiaba em 22 de maio de 1914, por ato e provisão de Dom Manoel da Silva Gomes, 3º Bispo do Ceará e 1º Arcebispo de Fortaleza. Sendo criada a Paróquia, foi nomeado imediatamente como primeiro vigário, Pe. Godofredo Cândido dos Santos, tomou posse e assumiu os serviços religiosos nesta paróquia no dia 11 de junho do mesmo ano, tendo sido nomeado vigário cooperador de Baturité, deixando esta paróquia aos 16 de abril de 1923, sendo então a paróquia anexada a de Baturité.

2º Padre: Pe. Henrique Vilibrordo Luiten; (Holandês), nesta época a paróquia foi anexada a Baturité de 30 de janeiro de 1924 a 28 de agosto de 1924. Pe. Henrique residia em Aracoiaba, assumindo os serviços religiosos como vigário auxiliar.
3º Padre: Pe. Francisco de Lima Freitas, chegou a paróquia em 17 de janeiro de 1925, tomou posse e assumiu os serviços religiosos em 02 de fevereiro do mesmo ano, permanecendo na paróquia até o dia 08 de janeiro de 1932, quando saiu para Messejana. Uma notícia veiculada pelo diário católico “o Nordeste” deu conta que a 02 de fevereiro de 1928, foi bento o novo cruzeiro, após um tríduo em honra da Santa Cruz, pelo então vigário, tendo também estado presente o seminarista, depois querido bispo filho da terra, Raimundo Coelho de Castro e Silva.

4º Padre: Pe. Felipe Pinheiro (Jesuíta), a paróquia de Aracoiaba foi novamente anexada a Baturité de 08 de janeiro de 1932 a 10 de março de 1935, quando esta foi administrada pelo reitor da Escola apostólica de Baturité, auxiliado pelo Pe. Felipe que assumiu os serviços religiosos nesta paróquia entre os anos 1032 1933.

Pe. Demétrio Eliseu de Lima
5º Padre: Pe. Demétrio Eliseu de Lima, veio ao mundo na Vila de Acarape, município de Redenção, no dia 08 de outubro de 1903, Filho de Antonio Eliseu de Lima e D. Joana Guedes Lima. Coadjuntor de Limoeiro do Norte, de 27 de agosto de 1931 a janeiro de 1932. Vigário de Morada Nova, de 1º de janeiro de 1932 a 06 de fevereiro de 1934. Chegou a paróquia de Aracoiaba no dia 31 de dezembro de 1934. Tomou posse e assumiu os serviços religiosos nesta paróquia, no dia 10 de março de 1935. Deu início à construção da torre da igreja, em 09 de outubro de 1935, tendo colocado o cruzeiro em 25 de novembro do mesmo ano. Em 29 de abril de 1939, foi comprado um sacrário dourado em Fortaleza. Tendo sido nomeado vigário de Trairí, deixou esta paróquia em 31 de janeiro de 1942. Foi vigário de Trairi de 31 de janeiro de 1942 a 17 de abril de 1946. Capelão de Vazantes, de 1946 a 1948. De 1949 a 1951 esteve em Mulungú, como vigário. De 1951 a 1969, Vigário Coordenador de Aracoiaba, residente em Vazantes. Em 1961, foi nomeado 1º Vigário de Ideal, lá permanecendo até 1972. Depois, por motivo de força maior, se viu obrigado a sair de Ideal, fixando residência dem Vazantes, sem função paroquial, porém exercendo o seu ministério sacerdotal até 1983, onde celebrou sua última missa no dia 29 de julho do mesmo ano. No dia 29 de julho de 1983 o Cônego Demétrio Lima sentiu-se mal e foi levado ao hospital de Quixadá. De lá foi trasnferido ao Hospital Cura D'Ars em Fortaleza onde faleceu no dia 30 de agosto de 1983.
6º Padre: Pe. Irineu Lima Verde Soares, tomou posse e assumiu os serviços religiosos na paróquia de Aracoiaba no dia 18 de janeiro de 1942. Sendo nomeado vigário de Aquiráz, deixou a paróquia em 07 de janeiro de 1943.

Pe. Domingos

7º Padre: Pe. Domingos Rodrigues de Vasconcelos, tendo deixado a paróquia de Mombaça, tomou posse e assumiu os serviços religiosos na paróquia de Aracoiaba como vigário ecônomo no dia 31 de janeiro de 1943. Depois agraciado com o título de Cônego Domingos Rodrigues de Vasconcelos. Por ocasião da passagem na cidade da Virgem Peregrina, surgiu a devoção a Nossa Senhora de Fátima, que resultou na construção de seu altar, sagrado em 03 de dezembro de 1953 (Havia paisagens pintadas relativas às aparições, da mesma forma como ocorria com motivos apropriados no fundo do altar de São Francisco). Havendo danos nessas pinturas, não se conseguiu recuperá-las, preferindo-se destruí-las por completo, tornando os altares menos atraentes. Na mesma ocasião o relógio da matriz foi posto a funcionar pela primeira vez em 1º de novembro de 1959. Pe. Domingos deixou a paróquia 30 anos depois, em 27 de fevereiro de 1972.
 8º Padre: Pe. Aloísio Furtado (Jesuíta); assumiu os serviços religiosos na paróquia de Aracoiaba como vigário substituto, no dia 18 de agosto de 1972.
9º Padre: Pe. Lidorval de Melo Dantas, assumiu os serviços religiosos na paróquia de Aracoiaba no dia 30 de outubro de 1972 como vigário substituto.


Pe. Hugo Eduardo Furtado SJ

10º Padre: Pe. Hugo Eduardo Furtado (Jesuíta), assumiu os serviços religiosos na paróquia no dia 27 de fevereiro de 1972 (vigário ecônomo) e novamente nos anos de 1973 e 1977 (como vigário cooperador e vigário substituto) respectivamente nos dias e meses, 08 de maio de 1973 e 13 de setembro de 1977. Além dos padres jesuítas mencionados, outros deram assistência religiosa a paróquia de Aracoiaba nesta época, dentre eles podemos citar: Pe. Manoel Lima, Pe. Abner Andrade, Pe. Roberto e Pe. Lira.

Frei Jeremias Saraiva

11º Padre: Frei Jeremias Saraiva Teles. Este Frade Capuchinho residia em Teresina; veio a Aracoiaba atendendo um pedido de Dom Raimundo. Tomou posse e assumiu os serviços religiosos no dia 03 de janeiro de 1974, onde permaneceu até o ano de 1977.

Pe. Gabriel Vieira Belo

12º Padre: Pe. Gabriel Vieira Belo, assumiu os serviços religiosos na paróquia como vigário ecônomo a 05 de fevereiro de 1978, tendo no decorrer de seu paroquiato, granjeado confiança, amizade e administração dos fiéis, especialmente por seu espírito de fé, pelas encenações diurnas e noturnas; afastou-se da paróquia em 05 de fevereiro de 1984.
13º Padre: Pe. Antônio Honduvilla Saldo (Espanhol) jesuíta, assumiu os serviços religiosos na paróquia no ano de 1984.


Pe. Abel Jackson Peixoto Lima

14º Padre: Pe. Abel Jackson Peixoto Lima, tomou posse e assumiu os serviços religiosos na paróquia no dia 01 de fevereiro de 1985, permanecendo durante todo o referido ano.

Pe. Carlo Alberto
15º Padre: Pe. Carlos Alberto Monteiro de Andrade, tomou posse e assumiu os serviços religiosos na paróquia no dia 21 de junho de 1986, permanecendo até setembro de 1992. Na sua gestão construiu o Centro Catequético.

16º Padre: Pe. José Ferreira de Mesquita, tomou posse e assumiu os serviços paroquiais no dia 11 de outubro de 1992, permanecendo até o ano de 1996.

Pe. Marcos Vinícius

17º Padre: Pe. Marcus Vinícius da Silva, tomou posse e assumiu os serviços paroquiais em 22 de fevereiro de 1997, permanecendo até o ano 2000.

Pe. Clóvis Nogueira

18º Padre: Pe. Clóvis Nogueira de Oliveira, tomou posse e assumiu os serviços religiosos no dia 17 de fevereiro de 2001, permanecendo até o ano de 2007.



Pe. Josileudo Queiroz Façanha

 19º Padre: Pe. Josileudo Queiroz Façanha, tomou posse e assumiu os serviços religiosos no dia 16 de Fevereiro de 2007, permanecendo até o ano de 2008.
  

20º Padre: Pe. Elizeu dos Santos, nasceu em 04 de Maio na cidade de Fortaleza-CE. Ingressou no seminário religioso no ano de 1999 na congregação de Jesus e Maria (Eudistas). Ingressou no Seminário Diocesano no ano de 2004.
Pe. Elizeu dos Santos
Foi ordenado Diácono em 22 de Dezembro do ano de 2006 na Catedral de Fortaleza. Foi ordenado presbítero em 09 de Novembro do ano de 2007, tomou posse e assumiu os serviços religiosos no dia 13 de fevereiro de 2009, permanecendo até o dia 31 de dezembro de 2010 quando retornou para a Congregação de Jesus e Maria ( padres Eudistas).

Pe. Evando Alves de Andrade
21º Padre: Pe Evando Alves de Andrade. O atual pároco de Aracoiaba é natural de São Gonçalo do Amarante - Ce. Entrou para o seminário no ano 2000, cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará - ITEP, hoje Faculdade Católica de Fortaleza. Ordenado diácono em 2007 exerceu o ministério na paróquia de Caridade. Ordenado presbítero em novembro de 2008, foi nomeado vigário paroquial de Cascavel onde passou todo o ano de 2009. Em 2010 foi nomeado vigário paroquial de Baturité. Nomeado pároco de Aracoiaba, tomou posse em 29 de Janeiro de 2011.