sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Vacina MenB é importante e está disponível apenas nas clinicas particulares

DOUTOR SAÚDE

Ela é indicada a partir de 2 meses de idade e está licenciada para indivíduos até 50 anos de idade

Em maio de 2015, uma nova vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. A substância foi desenvolvida para imunizar o organismo contra a meningite bacteriana causadas por meningococos do patógeno do sorotipo B. Mas ela está disponível apenas nas clinicas particulares e que custa em média R$600 a R$800 a dose. 
A substância foi desenvolvida para imunizar o organismo contra a meningite bacteriana causadas
por meningococos do patógeno do sorotipo B

A meningite é uma inflamação na membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Cerca de 20% dos casos da doença é do tipo B e os sintomas são bastante semelhantes ao do tipo C, o mais comum. "O indivíduo afetado tende a desenvolver confusão mental, irritabilidade, febre, cefaleia, vômitos e letargia, além de abaulamento de fontanela em bebês", explica Luana Santiago, pediatra do Hapvida Saúde. Em crianças maiores de 1 ano, outro sintoma comum é rigidez de nuca.

Segundo a médica, o diagnóstico geralmente é feito pela anamnese e exame físico, porém, em alguns casos, podem ser necessários exames de imagem, como radiografias e tomografias, além de culturas sanguíneas. "O tratamento depende da etiologia da meningite e, sendo bacteriana, é feito antimicrobianos injetáveis em ambiente hospitalar", ressalta.

Apesar de nova, a 'MenB' permite prevenir contra 81% dos meningococos B que circulam no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Ela é indicada a partir de 2 meses de idade e está licenciada para indivíduos até 50 anos de idade. Vale ressaltar que a vacina contra a meningite B não deve ser incluída no calendário de imunizações da rede pública porque, segundo o órgão federal, são, em média, apenas 150 casos desse tipo da doença, por ano, no país.

FONTE: Correio 24 Horas

Nenhum comentário: