segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

20 Usos Práticos do Limão

O limão é uma fruta cítrica de excelente sabor e aroma que combinam perfeitamente com uma grande variedade de comidas e bebidas. Entretanto, os usos do limão não se limitam à culinária, uma vez que, graças a seus componentes, esta maravilhosa fruta pode ser a solução que você procurava para vários problemas cotidianos.
 
Para que você aprenda a tirar mais vantagens desta fruta, apresentamos aqui uma lista com 20 maneiras de utilizar o limão. Confira!
 
 
1. Repelente de formigas: coloque uma pequena quantidade de suco de limão nas áreas invadidas pelas formigas.
 
2. Aromatizante de ambientes: prepare uma mistura com quantidades iguais de água e suco de limão, coloque-a em um recipiente e ponha-o na parte da sua casa que deseja aromatizar.
 
3. Para limpar banheiras: uma mistura à  base de partes iguais de água e suco de limão também pode ser muito eficaz na hora de limpar a sujeira acumulada nas paredes da banheira. 
 
4. Desinfetante: com uma pequena quantidade de suco de limão e vinagre, pode-se preparar um poderoso desinfetante natural, que ajudará você a neutralizar odores e a limpar as manchas mais persistentes.
 
5. Para limpar o forno de micro-ondas: ponha para esquentar no forno de micro-ondas um recipiente com água e rodelas de limão. Em seguida, ao limpar o interior do aparelho, você verá que as manchas mais difíceis sairão sem esforço algum.

6. Refrigerador: coloque meio limão no refrigerador para evitar odores desagradáveis.
 
7. Limpeza de cromo, latão e cobre: prepare uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio, e utilize-a para limpar qualquer superfície de cromo, latão ou cobre. Em seguida, seque-a bem com papel-toalha, para que fique como nova. 
 
8. Banheiro: prepare uma mistura  com meia xícara de bórax em pó e uma xícara de suco de limão. Utilize-a para limpar e desinfetar o interior e exterior do vaso sanitário.
 
9. Torneiras e pias: utilize meio limão para limpar os resíduos acumulados nas torneiras e pias. Enxugue e repita o procedimento, se for necessário. 
 
10. Alvejante de roupas: junte meia xícara de suco de limão à água da máquina de lavar para que suas roupas adquiram um tom mais alvo, além de ficarem com um ótimo aroma.
 
11. Pratos: para remover as manchas de gordura de panelas e pratos, coloque duas colheres de sopa de suco de limão no detergente e lave-as normalmente.
 
12. Drenagem: uma mistura de suco de limão e bicarbonato de sódio pode lhe ajudar a desentupir o escoamento de água das pias.
 
13. Cesto de lixo: se você colocar algumas cascas de limão, poderá neutralizar os odores desagradáveis provenientes dos restos de comida.
 
14. Tábua de cozinha: se você não limpá-la corretamente, esse utensílio pode acumular uma grande quantidade de bactérias. Para evitar que isso ocorra, esfregue na superfície da tábua a metade de um limão e deixe-o agir durante a noite. Pela manhã, lave-a normalmente.
 
15. Vidros e espelhos: prepare uma mistura à base de uma xícara de suco de limão em 2 litros de água, e utilize-a cada vez que precisar limpar vidros e janelas.
 
16. Móveis: com uma mistura à base de duas partes de azeite de oliva e uma parte de suco de limão, você poderá polir seus móveis e deixá-los como novos. 

17. Brilho para o cabelo: se você tem cabelo claro e quer dar-lhe maior brilho, coloque nele uma pequena quantidade de suco de limão e deixe agir durante uma hora  sob o sol.
 
18. Suavizante para o cabelo: se você quer deixar seu cabelo mais macio e suave, prepare uma mistura com suco de limão e água morna. Deixe seu cabelo de molho nesta solução por vários minutos e, em seguida, enxágue-o com água morna. Se você tem o couro cabeludo sensível, não aconselhamos esse procedimento.
 
19. Cortes, picadas e pele irritada: coloque uma pequena quantidade de suco de limão sobre a ferida ou corte. Ainda que possa arder um pouco, os componentes dessa fruta ajudarão a estancar o sangue e a desinfetar o ferimento. Além disso, se você colocar suco de limão sobre uma picada de inseto, poderá aliviar a sensação desconfortável e a coceira.
 
20. Eliminar o odor desagradável das mãos: se você cortou cebolas, alho ou lidou com peixe, esfregue meio limão nas mãos, enxaguando-as em seguida. 
 
Nota importante: Lembre-se que, se exposto à luz do sol, o limão pode manchar sua pele. Sempre que usar um limão, seja na alimentação ou nas dicas apresentadas aqui, é importante lavar bem as mãos e qualquer outra área que entrar em contato com ele!
Fonte: Luiza H.

FONTE: Turma do Bafômetro

Nenhum comentário: