quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mais de 300 amigos no Facebook provoca estresse

Um estudo realizado no Canadá diz que os jovens com mais de 300 amigos no Facebook são mais estressados

LIFESTYLE PESQUISA


PixaBay
Se gerir uma vida social ativa não é fácil, o que dizer de uma vida social digital. As ‘social networks’ vieram para facilitar o contato entre pessoas, mas podem ser uma das atuais causas do aumento dos níveis de estresse.

Diz um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, que os jovens com mais de 300 amigos no Facebook apresentam maiores níveis de cortisol, hormônio do estresse.
O estudo e os resultados
Publicada na revista Psychoneuroendocrinology, a pesquisa contou com a participação de 88 jovens entre os 12 e os 17 anos. Os inquiridos tiveram que revelar o número de amigos que tinham na rede social de Mark Zuckerberg e a frequência com que utilizavam a plataforma e foram ainda submetidos, durante três dias, a colheitas de amostra de sangue, que permitiu medir os níveis de cortisol, conta o The Telegraph.
E os resultados não poderiam ter sido mais claros: quantos mais amigos, mais estresse. E são precisas ‘apenas’ 300 amizades para que os níveis de cortisol sejam mais elevados.
Para os investigadores, esta ligação entre o uso da rede social e os níveis de cortisol deve-se à pressão social que a plataforma (e o mundo digital) impõe aos jovens, podendo, porém, ser uma consequência mais grave a longo prazo, uma vez que os níveis elevados de estresse conseguem comprometer a capacidade cognitiva.
FONTE: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário: