sábado, 21 de novembro de 2015

Governador inaugura EEEP e assina ordem de serviço para outra unidade no Maciço de Baturité


20151120200956  MG 3592

"A escola de Educação Profissional é a continuidade de uma política que o Governo do Estado implementou na gestão do governador Cid Gomes. É uma oportunidade que os jovens têm de estudar em uma unidade de qualidade, não só pela estrutura, mas também pelo ensino, onde o aluno estuda, escolhe a profissão e ainda é remunerado pelo trabalho", afirmou o governador Camilo Santana, durante inauguração realizada na noite desta sexta-feira (20) da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Salomão Alves de Moura, no município de Aracoiaba, no Maciço de Baturité. Essa é a 112ª unidade da rede no Ceará e vai atender a 540 estudantes da região.

A EEEP está distribuída em 5,5 mil metros quadrados, composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Os alunos vão estudar em tempo integral, das 7 às 17 horas, nos cursos de Comércio, Edificações, Informática, Logística, Rede de Computadores e Secretaria Escolar. O investimento para a construção, equipamentos e mobiliário foi de R$ 8,2 milhões, com recursos oriundos dos governos estadual e federal.

20151120200640  MG 3547
A esposa do homenageado, dona Eugênia Maria Moura, de 72 anos, agradeceu a lembrança e disse que a instituição será um divisor na região.

Camilo falou do destaque que as escolas públicas do Estado vêm conquistando. "Antes, achava-se que só filhos de ricos tinham acesso as universidades. Hoje o Ceará tem colhido frutos do investimento que foram feitos no passado, sendo destaque nacional, com instituições bonitas, modernas e com a qualidade de ensino que as escolas profissionais têm. São dessas unidades que sairão homens e mulheres capacitados e preparados para encarar a vida profissional", informou.



A diretora da unidade, Rita Ferreira, falou que a escola é uma oportunidade para que os jovens conquistem o tão sonhado posto no mercado de trabalho. "Não estamos aqui inaugurando uma escola, mas sim concretizando um sonho para os jovens do Maciço de Baturité. Esse local é uma oportunidade única, para que eles se insiram no mercado de trabalho e tenham sucesso na vida", salientou.

Já aluna Ana Beatriz Torres, da turma de Secretariado, falou "como é bom estudar numa EEEP e como o estudo auxilia na formação de um cidadão". "Me sinto muito privilegiada de fazer parte da família dessa escola, que vai honrar o papel social na qual se propôs. A EEEP nos ensina as várias formas de vencermos na vida e ganharmos o mundo. Aqui, nós aprendemos brincando, de forma fácil e simples", enfatizou.

Homenagem

20151120203142  MG 3652
A escolha do nome da escola de Aracoiaba é uma homenagem à Salomão Alves de Moura Brasil que nasceu em Iracema, mas morou desde a infância em Aracoiaba. Foi político, professor e advogado. Reconhecido como educador ilustre e intelectual da cidade, recebeu o título de "Papa da Educação de Aracoiaba", em 1990. Em 2008, publicou sua autobiografia "O Menino que disse sim". Salomão Alves faleceu em 2009.

A esposa do homenageado, dona Eugênia Maria Moura, de 72 anos, agradeceu a lembrança e disse que a instituição será um divisor na região. "Em nome da família, externo toda a gratidão de escolherem o nome do dr. Salomão para esta escola, que se torna uma divisa para o Maciço de Baturité, formando profissionais com qualificação para diferentes esferas do nosso mundo do trabalho e diversidade exigida pelas empresas atuais", pontuou.



Redenção


20151120182444  MG 2850Antes de inaugurar a unidade de Aracoiaba, o governador Camilo Santana visitou o município de Redenção, a 55 quilômetros de Fortaleza, para assinar a ordem de serviço da construção de uma nova unidade de EEEP na cidade, que levará o nome de Adolfo Ferreira de Sousa e contará com aporte financeiro de R$ 10 milhões. Ela também será composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática.

O estudante Allan Mesquita disse que aguarda a construção do novo prédio, para que possa - junto de sua turma -, usufruir de um espaço adequado para o aprendizado. "Conheço a estrutura das escolas profissionais e sei que são ideais para se ter um ensino de qualidade. Além disso, os profissionais destacados para nos guiar no dia a dia são fundamentais em nossa formação e é isso que queremos, vencer na vida", salientou.


20151120180342  MG 2725As atividades contaram com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque; do secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho; do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenheiro (DAE), Silvio Gentil; além de prefeitos, vereadores e representantes da área educacional da região.


Foto: Tiago Stille

21.11.2015



Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem


Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias


Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898


FONTE: Governo do Estado do Ceará


LEIA TAMBÉM


Governador inaugura escola e assina ordem de serviço para outra unidade no Maciço de Baturité


Nenhum comentário: