domingo, 11 de outubro de 2015

Desemprego no Brasil faz imigrantes voltarem a países de origem

Segundo dados da Missão Paz de São Paulo, havia 1.239 contratados no país, número 68% menor que o do período em 2014



ECONOMIA CRISE


A situação econômica já faz imigrantes que tentavam refazer a vida aqui no Brasil começarem a voltar a seus países ou procurar outros destinos.

Segundo dados da Missão Paz de São Paulo, entidade que é referência para estrangeiros, este ano, até setembro, havia 1.239 contratados no país, número 68% menor que o do período em 2014.
Nas feiras que reúnem empregadores, às terças e quintas, o número de postos oferecidos despencou. O padre Paolo Parise, que dirige o Centro de Estudos Migratórios, diz que neste ano o número de contratados deve chegar a 30% dos de 2014.
Grande parte dos entrevistados, com destaque para haitianos e africanos, buscou um lugar na construção civil, um setor que nos últimos 12 meses fechou 385 mil vagas formais, mais de um terço de todos os empregos encerrados no país no mesmo período, segundo dados do Caged.
Segundo a Folha de S. Paulo, os atritos entre brasileiros e estrangeiros devem aumentar à medida que a situação piore e eles passem a disputar as mesmas vagas.
Estrangeiros qualificados também são afetados. Com mais brasileiros sem vaga, empregadores hesitam antes de contratar um europeu, afirma ele.
O êxodo inverte a curva de imigrantes no mercado de trabalho. Segundo dados da Rais, do Ministério do Trabalho, a contratação de estrangeiros, que chegou a crescer cerca de 20% entre os finais de 2012 e 2013, ficou praticamente estável em 2014. Os dados para este ano só serão divulgados no ano que vem.
FONTE: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário: