segunda-feira, 13 de abril de 2015

Morre o escritor Günter Grass

FALECIMENTO

10h57 | 13.04.2015

Alemão foi autor do clássico “O Tambor” e era um dos principais intelectuais de seu país

escritor alemão Günter Grass
O escritor alemão Günter Grass, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1999
O escritor alemão Günter Grass morreu nesta segunda-feira aos 87 anos, segundo nota divulgada pelos editores na Alemanha. Ele morreu em um hospital de Luebeck, perto de sua casa no norte da Alemanha. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1999, autor passeava pelo romance, a poesia e a dramaturgia. Seu livro mais famoso,  “O Tambor” foi lançado em 1959.
A trajetória intelectual de Grass foi marcada por atuações firmes nos debates morais e políticos de seu tempo. Foi considerado uma espécie de porta-voz da geração alemã criada no período da Segunda Guerra Mundial, a que foi imputado o peso da culpa da geração precedente por conta dos crimes nazistas. 
O escritor surpreendeu o mundo ao revelar, em 2006, de que tinha servido na Waffen-SS quando adolescente. O relato apareceu na autobiografia “Descascando a cebola”. A divulgação de que Grass integrou a tropa especial liderada pelo carrasco Heinrich Himmler levou a um debate sobre a legitimidade moral do autor nos debates sobre o tema.
Grass nasceu na cidade portuária do báltico de Danzig, hoje Gdansk, na Polônia, em 1927. A localidade é um cenário recorrente de seus livros (incluído “O Tambor”).
FONTE;
JORNAL DO DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: