sábado, 28 de março de 2015

Tripulantes dos EUA e Rússia decolam para permanência de 1 ano em estação espacial

SOYUZ

Reuters | 21h45 | 27.03.2015

Cientistas estão interessados em estudar como o corpo humano reage a longas permanências no espaço


Um foguete russo Soyuz decolou do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, nesta sexta-feira, transportando um astronauta norte-americano e dois cosmonautas russos para a Estação Espacial Internacional, mostraram imagens transmitidas pela Nasa.
Dois dos homens, o astronauta da Nasa Scott Kelly, de 51 anos, e o cosmonauta Mikhail Kornienko, de 54, vão ficar a bordo da estação por um ano, o dobro do que já passaram equipes anteriores.
O cosmonauta veterano Gennady Padalka, de 56 anos, também viaja a bordo da cápsula Soyuze vai voltar para a Terra em setembro, quando terá totalizado 878 dias no espaço, mais do que qualquer outra pessoa.
Quatro cosmonautas da era soviética moraram na hoje desativada estação espacial Mir por um ano ou mais, mas as missões, encerradas em 1999, não dispunham do sofisticado equipamento médico que será usado durante as pesquisas na Estação Espacial Internacional, disse a Nasa.
Os cientistas estão interessados em estudar como o corpo humano reage a longas permanências no espaço, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos e outros países planejam uma missão de vários anos a Marte.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: