sábado, 14 de março de 2015

Só brincadeira

INFANTIL

14.03.2015

A TV ganhou novos fantasminhas camaradas. Eles estão no canal Gloob que acaba de estrear a série "Buuu", história fantástica cheia de influência dos anos 80

Image-1-Artigo-1814643-1
Na série de Chris Tex, quatro crianças se aventuram em busca de um soro que daria vida eterna aos humanos em uma pirâmide subterrânea
Image-0-Artigo-1814643-1
O homem macaco é o guardião da pirâmide
Fantasmas, zumbis, seres marinhos, cobras, faraós... O universo de "Buuu: Um chamado para a aventura" é, antes de qualquer coisa, abrangente. A nova série do Gloob, que vai ao ar de segunda a sexta em dois horários, às 19h30 e 22h, pode ser voltada para o público infantil, mas promete chamar a atenção também dos que já deixaram a infância para trás há tempos.
Quem olhar com cuidado vai notar uma pitada de "Os Goonies" aqui, uma referência de "Indiana Jones" ali e até uma ou outra influência de "Harry Potter". Obra do diretor Chris Tex, um jovem de 25 anos que estreia na televisão com a atração.
"Quando recebi o projeto, quis trazer um pouco de linguagem cinematográfica para a série, porque vi que havia essa liberdade. Então tentei trazer as referências que acompanhei quando era criança. A minha infância está nessa série, todos os filmes ali dos anos 1980 e 1990, que para mim foram o ápice do cinema americano de aventura, mas numa tentativa de ser mais moderno. Tentei usar referências mais recentes também, como Onde vivem os monstros, do Spike Jonze, e o próprio Super 8 (de J.J.Abrams), que já é um resgate daquela época. E, claro, trazendo um pouco do meu próprio estilo".



A trama
Começa no primeiro dia de férias dos irmãos Carlinhos (Henrique Filgueiras) e Casca (Nicolas Cruz). A dupla, meio a contragosto, precisa acompanhar os pais ao Instituto Butantan, instituição da qual o avô deles, que morreu há pouco, era diretor.
Sem muito o que fazer, Carlinhos recruta a melhor amiga, Isadora (Lyvia Maschio), que leva, por sua vez, a amiga Chica (Any Gabrielly). Explorando os arredores, os quatro acabam se deparando com uma história fantástica: eles encontram Reginaldo (Rogério Marcico), o avô, que agora é um fantasma.
Além de diretor do Butantan, ele foi durante a vida inteira parte de uma sociedade secreta de cientistas que pesquisa o lendário soro da imunidade, que daria vida eterna aos humanos.
Para realizar essa pesquisa com a privacidade necessária, eles construíram pirâmides subterrâneas em diversas partes do mundo e, vejam só, uma delas fica embaixo do Butantan.
Fantasmas famosos
Agora, eles precisam da ajuda das crianças para finalizar o soro, já que o tempo para isso está acabando e, como fantasmas, eles têm algumas limitações físicas. Os outros fantasmas, aliás, são todos cientistas que realmente existiram: Vital Brasil (Walter Breda), Carlos Chagas (Eduardo Chagas) e Paul Ehrlich (Luiz Serra) são os colegas de Reginaldo na trama.
Quando as crianças enfim entram na pirâmide, é que começa a aventura de verdade. Em esquema de gincana, eles terão que percorrer as diversas câmaras totalmente diferentes entre si para concluir suas tarefas e finalizar o soro. Há desde a câmara da Floresta Amazônica até a dos Seres Marinhos, que terá efeitos 3D, entre outras. No total, são 10 câmaras e 26 cenários.
"Dar uma unidade para a história é difícil. Um dos meus grandes trabalhos é esse porque, de fato, tem muita mistura de linguagem. Tem bonequeiros, 3D, stop motion, realismo, e até um suspense que beira o terror inocente. Meu trabalho é fazer com que isso tudo converse. Está sendo uma experiência incrível porque a série permite ter um momento de ficção científica, um de ação, um de drama", defende Chris.
Além de acompanhar as mudanças de linguagem, o espectador também vai conhecendo diferentes personagens à medida que os quatro avançam dentro da pirâmide. Kiki (Marcia de Oliveira) é uma zumbi adolescente. Meiga, ela se recusa a comer os humanos e, por isso, adotou o vegetarianismo.
Não se pode dizer o mesmo do faraó Sobekhotpek I (Guilherme Lopes), grande vilão da história. A misteriosa múmia Orinde (Mayana Moura) também não parece flor que se cheire. Já o homem-macaco Simi (Danilo Ribeiro) é o guardião da pirâmide.
Thaís Britto
Agência O Globo
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/zoeira/so-brincadeira-1.1243632


Nenhum comentário: