terça-feira, 10 de março de 2015

Se o açúcar é importante fonte de energia, por que faz mal para a saúde?

por Dra. Ana Escobar


Quindim é fácil de fazer A Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou que o consumo diário de açúcar deve diminuir significativamente.Adultos e crianças devem consumir no máximo 50 g por dia ou, idealmente, 25 g por dia, o que significa, aproximadamente, 2 colheres de sopa OU 6 colheres de chá não cheias de açúcar. 
 
Há vários tipos de açúcar: sacarose, o mais conhecido, e que comumente utilizamos no dia a dia; a frutose, que está nas frutas, e a lactose, que vem do leite. Na recomendação da OMS não se incluem, na conta diária, o açúcar proveniente das frutas nem do leite. 
 
Quando ingerimos estes açúcares, a digestão os transforma em glicose, que é o principal combustível das células. Nosso cérebro, por exemplo, não vive mais de 5 minutos sem glicose. É o seu combustível essencial. Quando falta glicose no sangue, apresentamos os desagradáveis sintomas de hipoglicemia: tremedeira, suor frio, tonturas, enjoo, moleza, sensação de desmaio ou até o desmaio propriamente dito. Recém nascidos sem glicose podem até ter uma crise convulsiva.  
 
O açúcar, portanto, é essencial à vida. Por isso, vale de novo a pergunta: então por que a OMS nos manda restringir o uso de açúcar a uma quantidade mínima?
 
Simples assim: porque não é o açúcar que faz mal. É a quantidade que ingerimos que, em excesso, prejudica a saúde. A ingestão média de açúcar dos brasileiros está em torno de 150 g por dia. Isso é muito. O ideal, como já dissemos, situa-se abaixo de 50 g por dia, ou seja, um terço do consumo médio. Idealmente,  deveríamos consumir um sexto do consumo diário médio, o equivalente a 25 g. 
 
Vamos entender quais são os efeitos deletérios do açúcar em excesso no organismo.
 
Comemos um bolo, por exemplo. O açúcar é digerido, transforma-se em glicose que, por sua vez, entra na corrente sanguínea. Muito bem. Só que de nada adianta ficar circulando pelo sangue, ela precisa entrar nas células para agir. Quem “abre as portas” das células para a glicose é a insulina, hormônio liberado pelo pâncreas. 
Dona Chica e o esposo, que é agricultor, preparam juntos a embalagem dos pãesMuita ingestão de glicose, muita produção de insulina. Glicose em excesso, insulina em excesso. Resultado: aumentamos excessiva e desnecessariamente de peso, o que compromete várias funções do organismo e, mais que isso, passamos a desenvolver uma certa resistência à insulina.
Assim, precisamos cada vez de mais insulina para guardar a glicose que continua chegando, conforme continuamos a consumi-la. Em algum tempo, a chance de desenvolvermos diabetes é muito grande. Obesidade e diabetes caminham juntas com várias outras morbidades, como hipertensão e doenças cardiovasculares, que, juntas, deterioram a qualidade de vida de todas as pessoas.
 
Por isso, está certíssima a OMS em determinar a diminuição da ingestão diária de açúcar, para todas as pessoas, desde crianças pequenas. 
 
Fique atento, pois o problema não é o açúcar que colocamos no café, no leite ou no bolo. É o açúcar que NÃO vemos e que está embutido em alimentos como massas, pães, bolachas, ketchup, refrigerantes e tantos outros. Preste atenção nos rótulos e faça as contas.
 
Não pense que adoçar seus alimentos hoje é garantia de uma doce vida no futuro!
Fotos: Reprodução/TV TEM
FONTE: G1

Nenhum comentário: