quarta-feira, 11 de março de 2015

Para brasileiros, a tecnologia faz mal à visão

SÍNDROME

11h24 | 11.03.2015

O cansaço visual provocado pelas telas eletrônicas figura entre as causas mais frequentes de consultas oftalmológicas. Se depender do tamanho reduzido das telas de tablets e smartphones o problema pode crescer ainda mais.

Internet
Quanto menor a tela, maior o esforço visual.
DIVULGAÇÃO
cansaço visual provocado pelas telas eletrônicas figura entre as causas mais frequentes de consultas oftalmológicas. Se depender do tamanho reduzido das telas de tablets e smartphones o problema pode crescer ainda mais. Segundo pesquisa, coordenada pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto,52% dos brasileiros acreditam que a tecnologia prejudica a visão. O levantamento foi realizado com 814 pessoas de 25 a 65 anos.
 
Quanto menor a tela, maior o esforço visual. Além disso, outro levantamento realizado pelo especialista mostra que ficar por mais de duas horas com os olhos fixos numa tela eletrônica provoca em 75% dos brasileiros fadiga visual ou  síndrome da visão no computador (CVS).Os sintomas são dor de cabeça, olho seco e visão embaçada. O médico explica que isso acontece porque as imagens em pixels exigem maior esforço visual para enxergarmos.
 
"Focalizar o tempo todo na mesma distância as 16,7 milhões de variações de cores dos monitores  sobrecarrega o esfíncter iriano, musculatura que regula o tamanho da pupila e a entrada de luz até a retina" afirma. A síndrome da visão no computador também resulta da maior evaporação da lágrima que tem a função de proteger nossos olhos da poluição e outras impurezas no ar. O ressecamento dos olhos ocorre porque normalmente piscamos cerca de vinte vezes por minuto e na frente do monitor de seis a sete vezes, pondera. 
 
Lente noturna 
 
Queiroz Neto afirma que a maior controvérsia da vida digital é a epidemia de miopia entre crianças. Uma das tentativas para brecar o problema foi a lente de contato ortoceratológica. O especialista explica que este tipo de lente é usado durante a noite e faz uma pressão sobre a camada externa da córnea, o epitélio, reorganizando suas células. Só pode ser usada a partir de 8 anos. Não teve sucesso entre os pequenos porque nesta idade o grau altera, cada lente custa em torno de R$ 3 mil e a maioria não se adapta ao desconforto de dormir com elas.   
 
O oftalmologista observa que um estudo que conduziu com 360 crianças de 9 a 12 anos mostra que o excesso de computador causa miopia acomodativa em 9%. Trata-se da  diminuição temporária da visão de longe que pode se transformar em um mal permanente caso os hábitos não sejam modificados. 
 
Significa que nunca foi tão importante o exame oftalmológico anual para impedir o aumento da miopia na infância. Hoje o consenso internacional é de que as crianças devem ter 15 horas/semana de atividade ao ar livre e 30 horas/semana de leitura, uso do computador ou smartphone. Além disso, na infância o médico recomenda intervalos de 15 a 30 minutos a cada hora de atividade digital.
 
Como proteger seus olhos
 
Se você precisa ficar horas usando o computador, para não ter queda na produtividade  basta tomar alguns cuidados simples.. A principal dica do oftalmologista é  piscar voluntariamente. A cada 50 minutos em frente à telinha  ele recomenda dar uma pausa de 5 a  10 minutos para descansar os olhos.
 
Também é importante cuidar da iluminação local e instalar protetores antirreflexo nos monitores. Outra dica é. evitar luz branca que acinzenta a tela do monitor.. O posicionamento do monitor deve ficar entre 10 e 20 graus abaixo dos olhos e a 60 cm de distância. Tomando estes cuidados a tecnologia só traz benefícios.


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: