segunda-feira, 23 de março de 2015

Internet das Coisas chama atenção de todos no SAP Fórum

2015

Daniel Praciano | 00h01 | 23.03.2015

Empresa apresenta protótipos de produtos para o mercado saber como coletar mais dados e melhorar seu desempenho


Que tal monitorar seu bebê a distância, sabendo se ele está na posição incorreta ou quando exatamente iniciou a febre? Que tal enviar um brinde, via rede social, para seu colega comprar um chocolate ou um refrigerante em uma vending machine de doces ou refrigerantes? E controlar todas as luzes e maçanetas da sua casa ou empresa? Isso não é mais só ficção. AInternet das Coisas está aí para isso. E tudo já está em desenvolvimento no Brasil através daSAP, na sua plataforma SAP Hana.
 
A Internet das Coisas foi o tema principal do SAP Fórum Brasil 2015, em São Paulo, na última semana. Através da expertise da SAP como uma das maiores no ramo de software de gestão empresarial, via SAP Hana, é possível pensar e desenvolver produtos interligados que possam ampliar o alcance e melhorar a análise de dados das empresas em diversos setores da economia.
 

Durante o evento em São Paulo um estande completo foi usado para apresentar a simulação de produtos em 4 áreas distintas com SAP Hana e Internet das Coisas. Três protótipos mostrados foram desenvolvidos durante a Innoweek, competição entre profissionais do SAP Labs Latin America, localizado em São Leopoldo/RS, realizada em novembro de 2014. Na ocasião, foram apresentados quatro desafios e 40 funcionários participaram no desenvolvimento de três soluções que foram exibidas durante o SAP Fórum 2015. De acordo com Daniel Duarte, executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente do SAP Labs Latin America, “a inovação pode ser usada hoje para melhorar a vida das pessoas em praticamente qualquer lugar. Com uma tecnologia poderosa como SAP Hana atuando na base, não existem limites para a criatividade”, acrescenta.
 
Protótipos
 
Entre estes protótipos, está uma solução para agricultura apoiada por um Phantom Drone. O objetivo é administrar melhor as plantações para aumentar produção e eficiência, com base em técnicas que não agridam o meio ambiente. O equipamento coleta informações usando diferentes sensores, como os de temperatura, luminosidade e altura da planta, e utiliza uma imagem especial para inferir um valor IVDN (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) - número que serve para estimar volume, qualidade e desenvolvimento de vegetação. Todos esses dados são enviados para a plataforma SAP Hana, analisados em tempo real, e apóiam a tomada de decisão para gerenciar a plantação.
 
O segundo protótipo, chamado HALP (Health and Life Platform ou Plataforma de Saúde e Vida), consiste na aplicação de sensores sobre a roupa de um bebê e serve para monitorar os sinais vitais em tempo real, ajudando no acompanhamento de doenças com base no histórico de informações da criança e na análise preditiva. Se o bebê estiver em uma posição indevida, uma das causas mais comuns de morte no período neonatal, o aplicativo envia um alerta para os pais.
 
O terceiro projeto é o SmartBuilding e tem como objetivo tornar o edifício do SAP Labs Latin America mais inteligente e sustentável. É um aplicativo conectado a vários sensores distribuídos pelas instalações que medem e controlam iluminação dos escritórios, temperatura, ruído, vagas de estacionamento disponíveis ou o estado dos banheiros. Todas essas informações utilizam a plataforma SAP Hana como banco de dados. No estande foi montada uma casa feita de Lego. Os visitantes tinham como testar o produto.
Alemanha e Grêmio
Por fim, também há uma solução de análise de performance de jogadores que está sendo desenvolvida para o time do Grêmio/RS, tecnologia similar a que a seleção da Alemanha usou antes e durante a Copa do Mundo de 2014. Esse projeto não participou da seleção no Sul do País.
 
O evento, segundo Duarte, serviu para mostrar a capacidade de SAP Hana de armazenar, coletar e devolver os dados coletados através de sensores inseridos em produtos como os demostrados nos produtos do estande. 
 
Reduzindo custos da frota
 
Usando, conjuntamente, Big Data, M2M (Machine-to-Machine) e Internet das Coisas rodando a plataforma SAP Hana, a T-Systems desenvolveu um processo que visa extrair valor de dados que sempre estiveram ali, transformando-os em inteligência e criando novas formas, mais eficazes, de abordar o mercado, segundo Ideval Munhoz, presidente da T-Systems Brasil.
 
No estande da T-Systems está um carro Renault que promete gerar 1GB de dados para a empresa. Dados estes que podem significar mais economia e maior eficiência no toque dos negócios da organização. De acordo com Camilo Rubim, vice-presidente da T-Systems Brasil para o setor automativo, a indústria automobilística é um ótimo exemplo deste caminho realmente. Segundo Rubim, este setor está investindo fortemente na plataforma e uso de sensores e outras tecnologias para a captação de dados dos carros. “Isso vale também para o setor agrícola, logística, varejo e todos que precisem controlar melhor suas frotas, reduzindo gastos e contando com dados que permitam trabalhar para fidelizar e satisfazer os clientes”, afirmou.
 
Carlos Eduardo Serrano Ribeiro,  gerente de Soluções GDU Machine to Machine & Innovations Programs da T-Systems do Brasil, aproveita a deixa e amplia como a Internet das Coisas pode ajudar os empresários para ter um rendimento melhor na empresa.
 
"Saindo da questão dos carros e indo para outros produtos, como roupas, por exemplo, o conjunto de sensores que podemos colocar em vários ativos você começa a dar vida a esses ativos e gerar dados. Aí que vem a inteligência. Quem conseguir usar melhor estes dados vai ter um diferencial muito grande na sua operação. E isso vale para todo tipo de empresa: pequena, média ou grande. A Internet das Coisas está vindo muito forte com o barateamento desde o hardware até o software", finalizou.
SAP S/4 Hana
O SAP Forum edição 2015 foi o palco para a apresentação, em detalhes, do SAP S/4 Hana, nova geração do conjunto de soluções para gestão de negócios da companhia, o SAP Business Suite. Durante o evento, que foi realizado nos dias 17 e 18 de março no Transamérica Expo Center, em são Paulo, os cerca de 12 mil visitantes esperados viram de perto como o SAP S/4 Hana deve simplificar a gestão das empresas.
 
Anunciado em fevereiro deste ano, o SAP S/4Hana foi totalmente desenvolvido sobre a plataforma de computação em memória SAP Hana e com base nos mais modernos princípios de design para proporcionar uma avançada experiência de usuários em dispositivos móveis. O SAP S/4Hana está disponível em modelos para implantação em nuvem, licenças ou em formato híbrido.
 
“Com o SAP S/4 Hana, a SAP está redefinindo o conceito de sistemas de gestão empresarial. A empresa do futuro já está acessível aos clientes da SAP por meio da quarta geração de sua solução”, afirma Alberto Oppenheimer, chefe de operações da SAP Brasil. “Com o software reinventado para a era digital, as companhias terão uma gestão simplificada, com informações cruciais para a tomada de decisão disponíveis instantaneamente a partir de qualquer dispositivo, isso graças a um ambiente analítico e transacional da aplicação que permite que qualquer informação seja acessada no mais alto nível de detalhe desejado”.
 
Big Data
 
Valsoir Tronchin, vice-presidente de Database e Technology da SAP, falou do desafio que os executivos no mundo de hoje enfrentam para reunir todos os dados que estão disponíveis para a tomada de decisão. "Além de todos os humanos que interagem, você tem sensores em dispositivos não humanos que vão contribuir com dados. E o Hana é a plataforma onde isso vai ser consolidado, processado e devolvido para quem solicita para a tomada de decisão", afirmou.
 
Daniel Praciano*
Editor
O jornalista viajou para São Paulo a convite da SAP

Nenhum comentário: