sexta-feira, 20 de março de 2015

FMI diz que fraqueza do real é positiva para economia brasileira

EXPORTAÇÃO E SETOR INDUSTRIAL

Reuters | 10h05 | 20.03.2015

Para o diretor do Fundo Monetário Internacional, Alejandro Werner o fenômeno pode reativar o setor exportador


A recente desvalorização do real é um fenômeno "bem-vindo" para o Brasil, uma vez que o País precisa reativar suas exportações e o setor industrial, afirmou na quinta-feira o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o hemisfério ocidental.
Alejandro Werner afirmou que a desavalorização do real pode ajudar a remediar a fraqueza da indústria brasileira nos últimos quatro anos e a reativar o setor exportador.
"O investimento no Brasil tem sido muito, muito baixo e tem contraído, então o movimento cambial é positivo, mas por outro lado nos momento em que acontece aumenta a incerteza", disse Werner à Reuters durante convenção anual de banqueiros mexicanos.
Na quinta-feira, o dólar bateu em R$ 3,30 pela primeira vez em quase 12 anos, acompanhando a recuperação da moeda norte-americana no exterior após o recuo da sessão anterior e refletindo as renovadas preocupações com a crise local na base governista.
Se o governo brasileiro não conseguir aprovar medidas para reduzir os gastos públicos e elevar os impostos, isso pode provocar um corte de rating e uma enorme fuga de investidores.
"A economia brasileira está em um período de ajuste muito complexo (...) é um fenômeno difícil que está se materializando nos mercados financeiros de maneira importante", completou Werner.
FONTE:

Nenhum comentário: