quarta-feira, 25 de março de 2015

Feriado do dia 25 de março comemora a abolição da escravatura no Ceará

Reforma Estatutária

Feriado do dia 25 de março comemora a abolição da escravatura no Ceará

Será feriado neste dia 25 de março, terça-feira. Conforme a Emenda Constitucional, de autoria do deputado Lula Morais (PCdoB), aprovada pela Assembleia Legislativa, em 2011, o dia 25 de março, data da abolição da escravatura no Ceará, será feriado da data Magna do Estado.

Os bancos fecham nesse dia e voltam a funcionar na quarta-feira, dia 26/3. As exceções são os shoppings (só praça de alimentação), supermercados e órgãos que trabalham em regime de plantão e exercem atividades essenciais. Entre eles, hospitais, agentes de trânsito, policiais, farmácias e postos de combustível. Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e  Emprego do Ceará  (SRTE-CE) todo trabalhador cearense terá direito a descanso nessa data.

O Estado passa a contar com dois feriados dentro do mês: o dia 19 de março, em alusão a São José padroeiro do Estado e o dia 25, quando se comemora a abolição dos escravos no Ceará. A data entrou em vigência em 2012 e naquele ano coincidiu com um domingo.

O Ceará foi o primeiro a libertar os escravos no Brasil. Em 25 de março de 1884, o presidente da província do Ceará declarou a abolição da escravatura em  todo o seu território. O Estado entrou para a história por ter sido o primeiro a acabar, oficialmente, com o trabalho escravo no País.
 
Fonte: Ceará News

FONTE:
http://www.bancariosce.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=17861

Nenhum comentário: