terça-feira, 24 de março de 2015

Estudo revela que fezes humanas contêm ouro e metais preciosos

VARIEDADES
Metais que saem em fezes vêm de produtos de limpeza, entre outras fontes

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Fezes humanas contém ouro e outros metais preciosos que poderiam valer centenas de milhões de dólares. Essa informação foi confirmada por especialistas americanos. "O ouro que encontramos foi no nível de um depósito mineral mínimo", afirmou Kathleen Smith, da US Geological Survey, após sua equipe descobrir metais como platina, prata e ouro em resíduos tratados.
O problema agora seria está relacionado a como recuperar esses minerais. Encontrar uma maneira de extração poderia ajudar o meio ambiente, pois reduziria a necessidade de mineração, e diminuiria também a liberação indesejada de metais no meio ambiente.
Parque na Coreia do Sul que reúne estátuas que mostram adultos e crianças defecando.
Estudo descobriu que fezes contêm metais preciosos.
(Foto: Reprodução/BBC)
Um recente estudo realizado por outro grupo de especialistas na área constatou que os resíduos de um milhão de americanos poderiam conter até US$ 13 milhões em metais.
"Se for possível se livrar de alguns dos incômodos metais que atualmente limitam o quanto desses biossólidos podemos usar em campos e florestas, e ao mesmo tempo recuperar metais valiosos e outros elementos, temos uma situação em que todos saem ganhando", disse Smith.
"Há metais em todos os lugares - em seus produtos para cabelo, detergentes, até mesmo nanopartículas que são colocadas nas meias para evitar maus odores", acrescentou.
A pesquisadora e sua equipe estão tentando descobrir exatamente o que está em nossos resíduos. "Nós temos uma abordagem em duas frentes", explicou Smith. "Em uma parte do estudo, nós estamos olhando para a remoção de alguns metais regulamentados de biossólido que limitam a utilização para aplicação no solo".
"Na outra parte do projeto, estamos interessados em recolher metais valiosos que poderiam ser vendidos, incluindo alguns dos metais mais importantes tecnologicamente, como o vanádio e o cobre, presentes em telefones celulares, computadores e ligas metálicas".
Os resultados foram apresentados no 249º Encontro Nacional & Exposição da American Chemical Society (ACS), a maior sociedade científica do mundo, que acontece na cidade de Denver até a próxima quinta-feira (26).

FONTE: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/estudo-revela-que-fezes-humanas-contem-ouro-e-metais-preciosos/

Nenhum comentário: