quinta-feira, 12 de março de 2015

Dona da Friboi fecha 2014 com receita de R$ 120 bilhões e desbanca a Vale

A companhia se tornou a maior empresa privada não financeira de capital aberto do Brasil, passando a mineradora

Linha de produção do frigorífico JBS na cidade de Lins, São Paulo
Problemas com a seca em áreas de pastagem e gargalos estruturais do setor de criação de bovinos no Brasil têm elevado os preços do boi gordo nos últimos meses.(Dario Lopez-Mills/AP/VEJA)

A JBS, maior produtora global de carnes, encerrou 2014 com receita líquida de 120 bilhões de reais, passando a ser a maior empresa privada não financeira de capital aberto do país. A dona da Friboi desbancou a Vale, que ocupou o posto pelos últimos dez anos.
A dívida líquida consolidada da JBS caiu 2,6% no quarto trimestre de 2014 e encerrou o ano passado em 25,168 bilhões de reais. Em relatório divulgado na quarta-feira, a companhia creditou a redução na dívida à melhora do desempenho operacional da companhia nos últimos 12 meses, bem como pela geração de caixa no período.
Ao fim do ano passado, o índice de alavancagem, medido pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda (indicador de geração de caixa) caiu para 2,1 vezes. Ao fim do terceiro trimestre de 2014, o índice estava em 2,54 vezes, enquanto em dezembro de 2013 era de 3,7 vezes.
Em contrapartida, o endividamento bruto da JBS avançou 4,3% no último trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, totalizando 40,079 bilhões de reais.
No relatório, a JBS revela que o forte desempenho de suas unidades operacionais e sua estratégia de proteção cambial levaram à geração de 5,32 bilhões de reais em caixa no quarto trimestre, o equivalente a 59% do total gerado em 2014 (8,98 bilhões de reais). Após investimentos, o montante trimestral foi de 3,66 bilhões de reais e o resultado no ano, de 4,71 bilhões de reais.
A empresa disse que o Ebitda da JBS Mercosul foi afetado pelo "aumento dos preços da matéria-prima, parcialmente compensado pelo aumento dos preços de venda da carne in natura em 15,1% no mercado doméstico e de 7,9% no mercado externo, impulsionado pela desvalorização do real".
Problemas com a seca em áreas de pastagem e gargalos estruturais do setor de criação de bovinos no Brasil têm elevado os preços do boi gordo nos últimos meses.
Resultado financeiro - No quarto trimestre do ano passado, a companhia registrou lucro líquido de 618,8 milhões de reais, valor mais do que quatro vezes superior ao do mesmo período do ano anterior, embora a JBS Mercosul, principal unidade da companhia, tenha tido piora no desempenho operacional em meio a um aumento dos preços do boi gordo.
No mesmo período, sua geração de caixa, medida pelo lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (Ebitda) subiu 76%, para 3,3 bilhões de reais, informou a empresa.
No período, as variações cambiais ativas e passivas totalizaram 1,366 bilhão de reais, mas foram compensadas pelo resultado com derivativos, que somou 1,399 bilhão de reais.
(Com agência Reuters e Estadão Conteúdo)
FONTE: VEJA

Nenhum comentário: