sábado, 7 de março de 2015

Brasileiros são campeões em ler e-mails durante reuniões

SEGUNDO PESQUISA

Folhapress | 14h48 | 07.03.2015

Para 57 de 100 diretores de recursos humanos entrevistados no país essa é uma prática 'muito comum' entre os profissionais

Computador
O estudo aponta também que 45% dos gestores brasileiros aceitam a prática em casos de mensagens urgentes
FOTO: ARQUIVO
O Brasil é líder em ler e responder e-mailspessoais ou de trabalho durante reuniões. A pesquisa foi feita em dez países pela companhia de recrutamento Robert Half. O Brasil fica à frente de Chile e Reino Unido, onde 42% e 30% dos diretores observam o comportamento, respectivamente. Foram ouvidos 1.475 diretores de recursos humanos.
"Ainda que seja comum, é uma atitude muito deselegante com os participantes da reunião. O desvio de atenção ainda pode comprometer a compreensão de algum dado relevante", diz, em nota, Fernando Mantovani, diretor da Robert Half.
Há algumas empresas que tentam contornar o problema. Em agosto, a Folha de S.Paulo mostrou que a agência de publicidadeLew'Lara\TBWA, de São Paulo, instalou um "totem anticelular" ao lado das salas de reunião para evitar que as pessoas usem o aparelho durante o encontro.
Funcionários e clientes da agência podem depositar seus telefones no recipiente e colocá-los para carregar. Também podem deixá-los na recepção, onde a recepcionista atende as chamadas e anota os recados.
"O cliente ou funcionário recebe mais atenção e a reunião se torna mais objetiva e mais curta. Todo mundo quer ir embora logo para ver o celular", afirmou Marcio Oliveira, 41, presidente da agência.
Outros são mais radicais. Para 13%, o funcionário deve se retirar no momento em que for ler o e-mail e, para 12%, o acesso aos e-mails deve ser desligado durante as reuniões.
Abaixo a lista completa com o percentual dos diretores de recursos humanos que julgam a prática de ler e-mails em reuniões "muito comum":
Brasil (57%)
Chile (42%)
Reino Unido (30%)
Emirados Árabes (27%)
Suíça (20%)
França (19%)
Bélgica (18%)
Alemanha (17%)
Áustria (16%)
Holanda (15%)
 
FONTE: 
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/online/brasileiros-sao-campeoes-em-ler-e-mails-durante-reunioes-1.1238683

Nenhum comentário: